segunda-feira, 23 de maio de 2011

Atividade Condicionada no Moodle

Na versão 2.0 do  Moodle  há possibilita criar atividade condicionada, ou seja, é possível definir os pré-requisitos de uma atividade.  O aluno só consegue avançar para a próxima atividade em função do resultado que tiver nas atividades anteriores.
    O condicionamento de uma atividade pode ser feito através de:
  • Data
  • Nota
  • Progresso (Atividade completada)
Neste post será apresentado os procedimentos para a configuração de uma atividade condicionada pela nota.  Para tornar mais prático a explicação, vamos apresentar a configuração do curso de Introdução à Sociologia. Veja a seguir o layout do curso organizado no Moodle.



Como mostra a figura, o curso é organizado em duas unidades. Na primeira há dois textos e dois exercícios. Na segunda unidade, também há dois textos e dois exercícios. Além disso, há um trabalho final e uma prova de recuperação. A escala de nota para todas as avaliações varia de 0(zero) a 10. Sendo 0 (zero)  a  nota mínima, 10   a nota máxima.


    Agora vamos criar um conjunto de regras que determinam a sequência do aluno no curso. Cada texto e avaliação deve ser condicionada ao desempenho  nas atividades anteriores.

Regras de Condicionamento

1. Inicialmente só deve ficar disponível para o aluno o Texto I e o Exercício I.

2. Caso o aluno tiver a nota maior ou igual a 5 no Exercício I, serão liberada as seguintes atividades:
  • Texto II
  • Questões de orientação de leitura (do Texto II)
  • Exercício II

3. Caso o aluno tiver a nota maior ou igual a 5 no exercício II, serão liberada as seguintes atividades:
  • Texto III
  • Exercício III

4. Caso o aluno tiver a nota maior ou igual a 5 no exercício III, será liberada o texto IV.

5. Caso o aluno tiver a nota maior ou igual a 7 nos exercícios II e III, será liberada o exercício IV.

6. Caso o aluno tiver a nota maior ou igual a 7 nos exercícios III e IV, será liberada o trabalho final.

7. Caso a nota final do aluno no curso for entre 3 e 5, será liberado a prova de recuperação.


Pelas regras de condicionamento, ficou claro que o aluno só consegue avançar nas próximas atividades se tiver desempenho satisfatório nas atividades que são pré-requisitos. É necessário ressaltar também que  a prova de recuperação será exibida apenas aos alunos que tiverem a nota final baixa, ou seja, menor ou  igual a 5 e maior ou igual a 3.

Configuração de Pré-requisito no Moodle

Agora vamos implementar as regras do pré-requisito no ambiente do curso do Moodle.

1° Passo – Ativar a configuração do condicionamento
    Por padrão, o Moodle vem com a opção de condicionamento desativada. Para ativá-lo, siga orientação no post: http://moodleeduc.blogspot.com/2011/05/ativar-configuracao-da-atividade.html

2° Passo - Acesse  o ambiente do curso
    Entre no ambiente do curso com a senha do tutor ou do administrador;
   
3° Passo – Condicionar uma atividade com base na nota de uma avaliação
    As regras 2, 3 e 4 definem o condicionamento com base na nota de uma única  atividade.  Vamos demonstrar como implementar a regra 2. O mesmo  procedimento se aplica para as regras 3 e 4.


a) Clique no ícone edição de configuração do Texto II


Feito o clique, será exibido o formulário de configuração. Role a barra de rolagem até o final e localize a opção de condicionamento.

c) Selecione Exercício I no campo Condicionamento por nota (Grade condition). Em seguida, coloque 50 no campo percentagem da nota mínima (must be at leat). Isso define que a nota mínima para liberar a atividade é 50% da nota máxima.


d) Clique no botão Salvar e voltar ao curso.

e) Repita o mesmo procedimento para as regras 3 e 4.

4° Passo – Condicionar uma atividade com base na nota de duas avaliações
As regras 5 e 6 definem o condicionamento com base na nota de duas  atividades.  Então vamos demonstrar como implementar a regra 5. O mesmo  procedimento se aplica para a regra 6.

a) Clique no ícone edição de configuração do Exercício IV para implementar a regra 5.
 

Feito o clique, será exibido o formulário de configuração. Role a barra de rolagem até o final e localize a opção de condicionamento.

b) Clique no botão Add 2 grade conditions to form (Adicionar mais 2 campos de condicionamento de nota).

Por padrão, só vem um campo de condicionamento. Caso o condicionamento for feita  com mais de uma avaliação,  será necessário adicionar mais campos.

c) Selecione os exercícios III e IV e defina a nota mínima 7, ou seja, 70% como mostra a figura abaixo. Como a nota máxima é 10, 70% equivale a nota 7.





d) Clique no botão Salvar e voltar ao curso.

e) Repita o mesmo procedimento para as regras  6.

5° Passo – Condicionar com base na nota final
Agora vamos implementar a regra 7 que define a liberação da prova de recuperação com base no resultado da nota final.

a) Clique no ícone edição de configuração da prova de recuperação



b) Selecione a opção Total do curso na lista das avaliações.
Digite no primeiro campo, a  referente a nota mínima  (must be at leat) , 30 (para representar 30%)  e no segundo campo, a referente a nota inferior (less then), 50 (para representar 50%) , como mostra a figura abaixo. Tendo em conta que a escala de nota varia de 0 a 10, 30% equivale a nota 3 e 50% equivale a nota 5. Essa configuração libera a prova de recuperação apenas aos alunos que tiverem nota entre 3 e 5.

c)Para ocultar a prova final na tela, selecione a opção Hide activity entrely no campo Before activity is available.



Essa opção  oculta a prova de recuperação a invés de bloquear. Só será exibida caso o aluno tiver nota baixa, ou seja, entre 3 e 5.

Considerações Finais

Uma vez feita todas  as configurações como determinam as regras, será liberado para o  aluno apenas o Texto I e o Exercício I. Os demais ficarão bloqueados até que ele cumpra os pré-requisitos, como mostra a figura a seguir.


 



























  

Deu para notar que as atividades condicionadas que não foram ocultadas aparecem bloqueadas, ou seja, o  link é desativado e o texto fica com a cor cinza. Ao lado de cada atividade  condicionada, é exibida a restrição de bloqueio.

A prova de recuperação está oculta, pois não aparece bloqueada como as demais atividades. Sendo assim, apenas os alunos que tiverem nota entre 3 e 5 terão conhecimento dessa atividade.

    Bem, já deu para notar que a configuração do pré-requisito das atividades é simples. Isso representa um grande avanço do Moodle 2.0. Esse recurso será bem aproveitado caso houver um planejamento bem definido.

15 comentários:

  1. Olá, este post me ajudou muito! muito obrigada!
    mas tenho uma pergunta, é possivel alterar a frase que fica abaixo da atividade, por exemplo, na sua imagem acima, temos: Exercício III- Avaliação sobre reflexão do texto e logo abaixo aparece: Restricted: "Not available until you achieve a required score in Exercício II - Avaliação da leitura do texto"
    Gostaria de saber se é possível alterar esse trecho do Restricted...

    Grata!!
    Mari

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada por essas dicas, salvou meu trabalho.
    Valeu mesmo,
    Cristiane Ogaya

    ResponderExcluir
  3. Mari,
    Para customizar o texto que indica que uma atividade é condicionada, siga os seguintes passos:
    1) Acesse o Moodle com a senha de administrador
    2) Navegue em Idioma/Customização de línguas no bloco de administração do Moodle
    3) Selecione o pacato de língua que queira efetuar a tradução. Selecione a opção pt_br se for a língua padrão
    4) Selecione a opção condition.php que fica no grupo core
    5) Traduza os textos cuja chave são userrestriction_visible e requires_grade_min. Caso isso não surtir efeito, localize o texto que se pretende traduzir e efetue a tradução
    6) Salve as alterações

    ResponderExcluir
  4. Nossa Badiu, sempre que vejo sua foto nos posts dá uma sensação boa. Fico imaginando o Dom que você tem para fzer essas coisas, um belo professor e uma dedicação fora da realidade. Você é uma pessoa especial, dedica tempo a postar coisas que ajudam pessoas desconhecidas! Simplesmente fantástico, ou será um Anjo? Poque para mim você foi, salvou meu projeto, me deu conhecimento e me deixou mais tranquilo com essa e outras postagem! Parabéns!

    Jeferson.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jeferson,
      Valeu pelo feedback. É uma satisfação saber o post lhe ajudou.

      Excluir
    2. Uso de suas palavras Jeferson para agradecer o Badiu pela imensa contribuição para a comunidade Moodle em língua portuguesa.

      Excluir
  5. É possível fazer os cursos condicionados?
    como cursos pré-requisito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo,
      Ainda não conheço uma funcionalidade/plugin do Moodle que possibilite inscrição do aluno mediante pré-requisito. Pode ser que exista. Caso alguém conheça, dê um feedback aqui.

      Uma alternativa para isso consiste em criar um plugin de matrícula que possibilita configurar uma grade curricular. Assim, a inscrição do aluno só seria liberada caso estiver aprovado nos cursos que são pré-requisitos.

      Excluir
  6. Opa Lino,

    Tenho uma dúvida:

    Suponha que eu tenha uma disciplina na qual a média dela será calculada da seguinte forma: (Média Final + Nota da Recuperação)/2.

    A Média Final é a composição de um conjunto de atividades desta disciplina.
    E a Nota da Recuperação é uma atividade que será disponível apenas para aqueles que obtiveram Média Final menor que 7,0.

    É possível configurar a fórmula acima no moodle via relatório de notas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Júlio,
      Na configuração do cálculo da nota final, pelas configurações que conheço do Moodle, não é possível adicionar ou retirar alguma avaliação para determinados alunos. A configuração do peso, se aplica a todos os integrantes do curso. Para customizar o cálculo, para que a nota final contemple a atividade de recuperação apenas aos alunos que ficaram de recuperação, seria necessário que os o Moodle suportasse operadores lógicos no cálculo do peso. Isso o Moodle não suporta. Sendo assim, a alternativa que vejo, é criar um plugin do Moodle específico para computar atividade de recuperação na nota final.

      Excluir
  7. Olá Badiu, tudo joia?

    Existe alguma forma de lançar uma nota de RECUPERAÇÃO da disciplina se que isso altere a media geral da disciplina deixando os alunos que não ficaram de recuperação fora da media?
    Exemplo: a disciplina tem 100 pontos que não atingiu os 60 deve fazer uma prova para ver se consegue tirar os 60%, neste caso deve se lançar a nota deste aluno no Moodle. Quando criamos uma atividade offline valendo até 60 pontos ela influencia nos outros alunos do curso deixando-os fora da média e essa atividade que criamos para lançar esses pontos soma-se a disciplina tornando a com 160 pontos.

    Existe uma forma que eu lance uma nota para complementar os pontos faltantes para 60 pontos apenas para alguns alunos?

    ResponderExcluir
  8. Lino, você não imagina o quanto estou feliz por encontrar essa postagem Eu estava desesperada. Pesquisei nos grupos do Facebook, pesquisei no Moodle.org, encontrei algumas pessoas interessadas em oferecer consultoria. Enviei um email para você. Agradeço imensamente por você compartilhar seu conhecimento. Encontrei conteúdo muito rico neste espaço. Obrigado e te desejo muito sucesso.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Como criar essa opção "Exercício I - Avaliação de Leitura do texto" no Moodle 3.0?

    ResponderExcluir