No questionário do Moodle cada questão tem um peso na composição da nota. No entanto, o campo do formulário para configuração do peso não aceita números decimais nas versões inferiores a 2.0. Neste caso, a alternativa consiste em alterar o total da pontuação do questionário para escala centesimal ou milhar e atribuir o peso na escala centesimal.
Bem, para entender melhor, vamos ver exemplo de um questionário que é composta por 5 questões. Cada questão tem o seguinte peso:
Questão I – peso 2
Questão II – peso 2
Questão III - peso 3
Questão IV- peso 0,75
Questão V – peso 2,25
Total de pontuação=10
Nota máxima=10
Se somarmos o peso de cada questão, a pontuação total será 10. Até aqui está tudo bem. O problema é que o formulário de configuração do peso não aceita a inserção de números decimais nas versões anteriores a 2.0. Caso atribua o número decimal, automaticamente o sistema converte para número inteiro. Isso significa que o peso 0,75 da questão IV será convertida para 1. A da questão V, 2,25 será convertida para 2. Isso naturalmente altera a pontuação total dos pesos e causa um desiquilíbrio.
Isso pode causar desespero, ainda mais se a equipe pedagógica estiver no seu cangote esperando uma solução. O pedagogo não aceita o argumento que tem que se ajustar a tecnologia quando o razoável seria o inverso. Então, após pensar um pouco, vem a ideia de converter os valores do peso para escala centesimal. Para isso, basta multiplicar cada peso por 100. Assim, ao multiplicar 0,75 por 100, teremos 75. A mesma regra se aplica aos demais pesos. Dessa foram, a nova configuração ficará assim:
Questão I – peso 200
Questão II – peso 200
Questão III - peso 300
Questão IV- peso 75
Questão V – peso 225
Total de pontuação=1000
Nota máxima=10
Bem, nessa nova configuração, convertemos os pesos para números inteiros na escala centesimal. O total da pontuação alterou de 10 para 1000. No entanto, a nota máxima continua valendo 10. Nesse momento, você deve estar questionando a razão da nota máxima ser diferente do total da pontuação. A resposta é simples. A nota máxima é sempre a proporção do total da pontuação. Se o aluno alcançar 100% da pontuação, ou seja, tiver 1000 pontos, a sua nota será 10. Se tiver 750 pontos, a nota será 7,5.
Agora que já ficou claro a lógica de configuração, vamos demonstrar passo a passo como aplicar essa configuração no Moodle. Os passos da demonstração é da versão 1.9. Também se aplica a versões anteriores.
1° Passo – Entre no ambiente do curso
Logue no curso com a senha do tutor ou do administrador
2° Passo – Acesse o questionário
Clique na atividade questionário que deseja alterar a configuração. Caso estiver criando um questionário, essa etapa não será necessária, basta clicar no botão Salvar e mostrar para entrar na área de configuração das questões.
3° Passo – Acesse a configuração do peso das questões
Ao entrar no ambiente do questionário, clique no menu Modificar para acessar o ambiente de configuração das questões.
Caso estiver na versão 1.9.11, essa opção será Editar.
4° Passo – Altere a configuração do peso
Atribua o peso de cada questão como mostra a figura abaixo.
Bem, para entender melhor, vamos ver exemplo de um questionário que é composta por 5 questões. Cada questão tem o seguinte peso:
Questão I – peso 2
Questão II – peso 2
Questão III - peso 3
Questão IV- peso 0,75
Questão V – peso 2,25
Total de pontuação=10
Nota máxima=10
Se somarmos o peso de cada questão, a pontuação total será 10. Até aqui está tudo bem. O problema é que o formulário de configuração do peso não aceita a inserção de números decimais nas versões anteriores a 2.0. Caso atribua o número decimal, automaticamente o sistema converte para número inteiro. Isso significa que o peso 0,75 da questão IV será convertida para 1. A da questão V, 2,25 será convertida para 2. Isso naturalmente altera a pontuação total dos pesos e causa um desiquilíbrio.
Isso pode causar desespero, ainda mais se a equipe pedagógica estiver no seu cangote esperando uma solução. O pedagogo não aceita o argumento que tem que se ajustar a tecnologia quando o razoável seria o inverso. Então, após pensar um pouco, vem a ideia de converter os valores do peso para escala centesimal. Para isso, basta multiplicar cada peso por 100. Assim, ao multiplicar 0,75 por 100, teremos 75. A mesma regra se aplica aos demais pesos. Dessa foram, a nova configuração ficará assim:
Questão I – peso 200
Questão II – peso 200
Questão III - peso 300
Questão IV- peso 75
Questão V – peso 225
Total de pontuação=1000
Nota máxima=10
Bem, nessa nova configuração, convertemos os pesos para números inteiros na escala centesimal. O total da pontuação alterou de 10 para 1000. No entanto, a nota máxima continua valendo 10. Nesse momento, você deve estar questionando a razão da nota máxima ser diferente do total da pontuação. A resposta é simples. A nota máxima é sempre a proporção do total da pontuação. Se o aluno alcançar 100% da pontuação, ou seja, tiver 1000 pontos, a sua nota será 10. Se tiver 750 pontos, a nota será 7,5.
Agora que já ficou claro a lógica de configuração, vamos demonstrar passo a passo como aplicar essa configuração no Moodle. Os passos da demonstração é da versão 1.9. Também se aplica a versões anteriores.
1° Passo – Entre no ambiente do curso
Logue no curso com a senha do tutor ou do administrador
2° Passo – Acesse o questionário
Clique na atividade questionário que deseja alterar a configuração. Caso estiver criando um questionário, essa etapa não será necessária, basta clicar no botão Salvar e mostrar para entrar na área de configuração das questões.
3° Passo – Acesse a configuração do peso das questões
Ao entrar no ambiente do questionário, clique no menu Modificar para acessar o ambiente de configuração das questões.
Caso estiver na versão 1.9.11, essa opção será Editar.
4° Passo – Altere a configuração do peso
Atribua o peso de cada questão como mostra a figura abaixo.
Observe que a soma dos pesos é 1000 mas a nota máxima é 10. A nota máxima, ou seja, a escala de nota do questionário não precisa ser igual a total de pontuação.
5° Passo – Salvar mudanças
Clique no botão Salvar mudanças para gravar as alterações no banco de dados.
Um vez feita a configuração, já pode liberar o questionário para os alunos. Após o preenchimento, o aluno verá a pontoação alcançada na escala centesimal e a nota na escala decimal, como mostra a figura a seguir.
Como mostra o relatório do questionário, a nota do aluno é 7,38. Essa nota é que será lançada no quadro geral de notas.
É bom lembrar que alteração da configuração do peso para escala centesimal deve ser feita antes dos alunos preencherem o questionário. Caso for feita depois, pode causar desconfiguração. Já a nota máxima pode ser alterada mesmo após o preenchimento do questionário.
A limitação das versões anteriores a 2.0 de não aceitar a configuração do peso com número decimal, do ponto de vista técnica, não é meramente uma falha da codificação do Moodle. É uma limitação da arquitetura do sistema. mdl_quiz_question_instances é a tabela da base de dados que armazena o peso das questões. Simplesmente o campo grade foi definido aceitar apenas números inteiros. Já na versão 2.0, esse campo foi alterado para aceitar números decimais.
Em suma, a configuração do peso é muito simples. Caso não estiver satisfeito com a pontuação na escala centesimal, a solução é migrar para a versão 2.0.
Muito bom... Realmente me ajudou. Só gostaria de saber se ele faz essa escala com questões de dissertação. No aguardo.
ResponderExcluirBem clara a explicação.
ResponderExcluirMuito obrigado Badiu.
Olá, preciso criar um questionario com pesos diferentes. A questao é q sao pesos diferentes e em algumas categorias deverá ser somado um valor a questao.
ResponderExcluirPor exemplo: categoria 1 questoes valem 1 ponto, categoria 2 questoes valem 1 ponto+1..
tem como fazer algo do tipo usando os recursos do moodle??
Aguardo retorno!
Marcela,
ExcluirExplique com mias detalhe o problema. Qual é exatamente a sua dúvida:
1) Você precisa adicionar pesos diferentes a avaliações diferentes? As avaliações podem ser questionário ou qualquer outra atividade.
2) Você precisa atribuir peso diferente a diferente categorias de avaliação? Categoria de avaliação é um grupo de avaliação.
3) Você precisa atribuir peso diferente a diferentes questões criadas dentro de um questionário. Um questionário é uma atividade avaliativa dentro do Moodle.
Ola,
ResponderExcluirPara exemplo: Tenho uma avaliacao com diferentes tipos de questoes. Para organizar, as questoes sao dividias por assuntos e cada assunto tem um peso diferente.
Assunto 1(categoria 1): todas as questoes tem peso 1
Assunto 2(categoria 2): todas as questoes tem peso 1+1(esse +1,pode ser considerado ponto extra).
As questoes dessas categorias seão adicionadas aleatoriamente a um questionario.
Deu para entender?
Marcela,
ExcluirÉ possível sim atribuir pesos diferentes para questões aleatórias de categorias diferentes. Para isso, siga os seguintes passos:
1) Crie um questionário
2) No painel de edição do questionário, adicione questões aleatórias. Se estiver na versão 1.9 do Moodle, selecione a categoria de questão antes de clicar no botão Adicionar questões aleatórias. Se estiver na versão 2 do Moodle, clique no botão Adicionar questões aleatórias e depois seleciona a categoria.
3) Na lista das questões adicionadas há identificação de qual categoria a questão será extraída. Também há um campo ao lado de cada questão para definir o peso. Defina o peso de acordo com a categoria de questão.
Entendi. Mas no caso de anular questões, como proceder nas versões abaixo Moodle 2.0???
ResponderExcluirNa configuração de peso, caso você tenha anulado uma questão, ou seja, a nota da questão anulada não deve ser computada na nota final, basta colocar o peso zero nessa questão. Além disso, excluir a questão anulada da pontuação final, isto é, recalcular o total da pontuação sem a questão anulada. Esse procedimento vale para versão 2 e 1.9 do Moodle.
ExcluirLino!!!! Socorro!!!
ResponderExcluirUtilizo a versão 2.3.2 do Moodle e as notas do relatório de notas ficaram todas arredondadas! :(
Contextualizando:
Fiz um questionário com 3 perguntas que serviria de Prova, cada questão vale: 3,33 + 3,33 + 3,34
Não sei o que houve, mas ao final da resolução do questionário aparece a nota correta para o aluno, mas no relatório de notas aparece 10,0 para TODOS! Até mesmo para quem nem chegou perto de 9,0.
Já configurei o relatório de notas de todas as formas possíveis e imagináveis...nada feito! :(
Por favor! Me dá uma tremenda luz....
Abraços!!!! :)
Lucy,
ResponderExcluirO sistema Moodle laça nota em dois lugares diferente. Primeiro lança na tabela do módulo em uso e depois lança um cópia na tabela geral de nota.
Se a nota aparece certo no questionário e no quadro geral de nota aparece errado, a hipótese mais provável é a configuração da avaliação no quadro geral de nota e não no módulo, ou seja, no questionário. Dê uma revisada geral nas configurações do item da avaliação no quadro geral de nota. Por outro lado, veja no questionário qual é a nota que está configurada para ser enviada a tabela geral de nota. Geralmente, se for um questionário com várias tentativas, a configuração é a nota mais alta. Veja como está essa configuração.
Se as notas forem lançadas errada na tabela geral de nota, para serem atualizadas pode ser necessário uma ação do usuário. Para checar se a alteração da configuração surtiu efeito, crie um usuário teste e responda o questionário após a configuração e veja se a nota deste usuário aparece certo no quadro geral de notas.
Oi Lino!
ResponderExcluirCaso seja algum problema no banco de dados, qual a tabela que guarda estas notas (para que apareçam no relatório de notas), pois acredito que algo está acontecendo neste intermédio. :(
Como te enviei por e-mail, a configuração que sempre foi utilizada para o relatório geral de notas.
No Questionário o aluno só pode resolver as questões uma única vez, após enviar e terminar, não haverá uma outra oportunidade de responder. Logo, não há outras opções de notas para serem avaliadas.
Se as notas forem lançadas errada na tabela geral de nota, para serem atualizadas pode ser necessário uma ação do usuário. Como assim???
Como te falei também por e-mail..rs..criei um usuário teste e de fato a nota está diferente nos dois lugares, ao finalizar o questionário a nota aparece certa, mas no relatório de notas todos os alunos estão setados com nota 10,0. :((((
Isso nunca me ocorreu.
Obrigada pela disponibilidade de sempre.
Olá pessoal, preciso configurar os exercícios somente em porcentagem, ou seja, avaliar somente o aluno por porcentagem, como vc acertou 50%, sem o valor... E como tirar o valor de cada questão do questionário ? há a possibilidade dele só ver no final a sua porcentagem de acerto, sem saber o peso de cada questão ?
ResponderExcluirMinha nota no questionario apareceu 4.50 valendo 5.0, sendo todas as respostas feitas nele corretas. Oque fazer ?
ResponderExcluir