No Moodle você pode criar blocos e restringir permissão de acesso a um determinado grupo de usuário. Isso possibilita disponibilizar informação, conteúdo ou link dentro do ambiente do curso apenas para os tutores ou também na página principal do Moodle apenas para o administrador.
Ao criar um bloco no Moodle, geralmente fica disponível para todos os grupos de usuários. Para restringir acesso a um determinado grupo, é necessário alterar a configuração de permissão. Nesse tutorial vamos explicar como criar um bloco no ambiente do curso em que apenas o tutor ou o administrador podem visualizar. Os alunos e os visitantes não poderão visualizar.
A configuração do bloco tanto na página principal quanto no ambiente do curso é a mesma. No versão 2.0 do Moodle o procedimento para a configuração de permissão do bloco mudou em relação a versão 1.9. Sendo assim, a explicação dos passos será separada para cada versão.
Ao criar um bloco no Moodle, geralmente fica disponível para todos os grupos de usuários. Para restringir acesso a um determinado grupo, é necessário alterar a configuração de permissão. Nesse tutorial vamos explicar como criar um bloco no ambiente do curso em que apenas o tutor ou o administrador podem visualizar. Os alunos e os visitantes não poderão visualizar.
A configuração do bloco tanto na página principal quanto no ambiente do curso é a mesma. No versão 2.0 do Moodle o procedimento para a configuração de permissão do bloco mudou em relação a versão 1.9. Sendo assim, a explicação dos passos será separada para cada versão.
Restringir Permissão do Bloco no Moodle 2.0
1° Passo - Acesse o ambiente do curso
Logue no Moodle com a senha do administrador ou do tutor. Entre no ambiente de um determinado curso. Case logar como tutor, não poderá restringir permissão para alguns perfis como administrador, autor do curso e tutor.
Caso preferir criar na página principal do Moodle, logue com a senha do administrador. Navegue no link Página Inicial/Configurações da página principal ou em Página Inicial/Funções da página principal no bloco de administração do site. Feito isso, clique no botão Habilitar Edição de Bloco na parte superior direito. Assim, o menu de gerenciamento de bloco será exibido no ambiente do curso no lateral da página.
2° Passo – Ative a edição
Clique no botão ativar edição na parte superior direito. Feito isso, o menu de gerenciamento de bloco será exibido no ambiente do curso no lateral da página.
Logue no Moodle com a senha do administrador ou do tutor. Entre no ambiente de um determinado curso. Case logar como tutor, não poderá restringir permissão para alguns perfis como administrador, autor do curso e tutor.
Caso preferir criar na página principal do Moodle, logue com a senha do administrador. Navegue no link Página Inicial/Configurações da página principal ou em Página Inicial/Funções da página principal no bloco de administração do site. Feito isso, clique no botão Habilitar Edição de Bloco na parte superior direito. Assim, o menu de gerenciamento de bloco será exibido no ambiente do curso no lateral da página.
2° Passo – Ative a edição
Clique no botão ativar edição na parte superior direito. Feito isso, o menu de gerenciamento de bloco será exibido no ambiente do curso no lateral da página.
3° Passo – Selecione o tipo de bloco
Selecione o tipo de bloco que pretende criar na caixa de seleção. Nesse execício, vamos selecionar o bloco HTML, mas você pode selecionar outro tipo de bloco.
Ao selecionar, será exibido um bloco vazio já que o conteúdo ainda não foi adicionado.
4° Passo – Acesse a permissão do bloco
Clique no ícone de permissão como mostra a figura abaixo.
Feito isso será exibida um painel de gerenciamento de permissão. Se isso não acontecer ou aparecer alguma mensagem dizendo que você não tem permissão para isso, não preocupe. Localize o bloco de configuração na lateral da página como mostra a imagem abaixo.
Isso é exibido quando você clicar no ícone de permissão do bloco. Agora clique no link Permissões, a contornada em vermelho como mostra a imagem acima. Agora sim, o painel de gerenciamento de permissão será exibida.
5° Passo - Cancelar permissão
Exclua os grupos de usuários que não devem acessar:
- Usuário Autenticado
- Vistante (Guest)
- Estudante
- Autor do curso (Course creator)
Para cancelar a permissão, siga os seguintes passos:
a) Clique no ícone X (destacado em vermelho na figura acima) do usuário que será excluído. Feito isso, será exibido uma mensagem de confirmação.
b) Confirme o cancelamento clicando no botão Continuar.
Feito isso, a permissão será excluída.
c)Repita o mesmo procedimento dos passos a) e b) para os demais grupos de usuários que não devem visualizar o bloco.
Isso é tudo que você precisa fazer. Agora faça um teste e verifique se está tudo ok.
Restringir Permissão do Bloco no Moodle 1.9
1° Passo - Acesse o ambiente do curso
Logue no Moodle com a senha do administrador. Entre no ambiente de um determinado curso. Caso preferir criar na página principal, acesse basta acessar a página principal do ambiente Moodle.
2° Passo – Ative a edição
Clique no botão Ativar edição na parte superior direito. Feito isso, o menu de gerenciamento de bloco será exibido no ambiente do curso no lateral da página.
3° Passo – Selecione o tipo de bloco
Selecione o tipo de bloco que pretende criar na caixa de seleção. Nesse execício, vamos selecionar o bloco HTML, mas você pode selecionar outro tipo de bloco.
Ao selecionar, será exibido um bloco vazio já que o conteúdo ainda não foi adicionado.
4° Passo – Acesse a permissão do bloco
Clique no ícone de permissão como mostra a figura abaixo.
Feito isso, será exibida a área de permissão do bloco.
5° Passo – Sobrepor permissão
Como o bloco herda permissão padrão que libera o acesso a todos os perfis do usuário, para restringir permissão, é necessário fazer sobreposição. Para isso, clique no aba Sobrepor permissão.
6° Passo -Cancelar permissão
Cancele permissão de acesso para cada grupo de usuário que não deve acessar o bloco. Para manter permissão para tutor e administrador, cancele a permissão para os seguintes perfis:
- Usuário Autenticado
- Vistante
- Estudante
- Criador do curso
Ao selecionar o perfil do usuário, basta ativar a opção Evitar. Vamos começar o com o visitante.
a) Selecione o perfil visitante
a) Selecione o perfil visitante
Feito isso, será exibida as opção de acesso. A opção Herdar vem marcada por padrão.
b) Desativar permissão
Marque a opção Evitar
e) Clique no botão salvar Mudanças
Após ativar o botão Evitar, clique em Salvar mudanças.
Feito esse procedimento, os visitantes não visualizarão mais o bloco. No entanto, os demais grupos continuarão visualizando. Como o bloco deve ficar visível apenas para os tutores e administradores, repita o mesmo procedimento do passo a) a e) para os demais grupo de usuários. Agora já pode testar para verificar se tudo deu certo.
Considerações Finais
Agora que você já sabe como configurar a permissão será moleza customizar o ambiente do seu curso com blocos.
Tratando-se da página principal, é necessário ressaltar que se deve restringir acesso ao usuário autenticado para cancelar permissão aos usuários que não estão inscritos no contexto do sistema. Se um usuário estiver inscrito no contexto de um curso como aluno ou tutor, ele consegue visualizar um bloco na página principal, mesmo que se tenha cancelado a permissão para perfil aluno e tutor. Isso acontece uma vez que na página principal o usuário logado é identificado como usuário autenticado caso não estiver inscrito nesse contexto.
A versão 1.9.3 do Moodle, embora suporta a configuração de restringir permissões por perfil, os testes não deram resultado satisfatório. Mesmo cancelando acesso a um determinado grupo de usuário, o bloco continua visível. Se você tiver versão 1.9.3 ou inferior essa configuração pode não funcionar. Agora bom trabalho, ou seja, boa configuração do seu Moodle.
Olá, ainda trabalho com o Moodle 1.9 e isso que você acabou de nos ensinar, muito bem por sinal, eu já sei configurar. Tenho problemas com restrição mas em outro sentido. Primeiramente desculpe enviar uma pergunta por aqui, estamos com sérios problemas na Universidade do Estado, pois trabalhamos assim: Em cada disciplina trabalhamos com Grupos Separados onde cada grupo corresponde a um Pólo UAB (município). Bom, acontece que quando uma Tarefa é postada na disciplina configuro uma data limite para postagem dos alunos, e ela é para todos os Grupos certo? pergunto:
ResponderExcluir- Há como configurar o prazo da postagem em cada Grupo separadamente?
Exemplo, em dia de prova, falta luz em um Pólo, aí temos que prorrogar o prazo da postagem, mas aí fica aberto para os demais grupos! Quero restringir somente a determinado Grupo, posso? Como?
*Se você não responder, vou entender, mas se responder, ficarei muitíssimo feliz :)
Att.
Michelle Moraes
Olá
ResponderExcluirComo eu faço para bloquear a edição da página inicial do do aluno "my moodle" para o aluno. E bloquear também arquivos privados e alguns campos do perfil desse aluno, como ID... Utilizo o moodle 2.0
Abs
Alexandre
Alexandre,
ExcluirVocê pode restringir acesso dos usuários mudando a configuração de permissão. Por exemplo, para retirar a permissão de edição do perfil, siga as instruções no link: http://moodleeduc.blogspot.com.br/2011/03/impedir-os-alunos-e-tutores-de-editar-o.html
Tente seguir essa lógica para desabilitar outros links. Para bloquear campos do perfil, acesse a configuração do módulo de autenticação que está sendo usado. Lá há opção de bloqueio dos campos do perfil do usuário.
Como faço para bloquear o menu "Administraçõa do Site" para os alunos, pois eles estão com direito de visualizar as informações dos outros alunos e também com direito de suspender conta e editar o usuario
ExcluirJorge,
ExcluirSe alguns usuários estão com permissão que são típicas de admin, para retirar essas permissões, siga os seguintes procedimentos:
1)Verifique quais perfis (função) estão atribuídos a esses usuários;
2) Faça uma revisão das permissões nos papeis (funções) identificados no item 1).
ola, minha versão do moodle é 2.5, mesmo logando como administrador não aparece a opção de permissões para designar funções no bloco de HTML, nesta versão do moodle não existe ou tem que habilitar? como faço?
ResponderExcluirComo faço para restringir um fórum a um determinado público?
ResponderExcluirAh, e muito bom tuto. :)
Estava querendo configura minha pagina inicial e acabei restringindo todos os usuários de verem os blocos. Como eu faço para que todos os usuarios vejam os blocos ?
ResponderExcluirOlá Lino, boa tarde!
ResponderExcluirEu desenvolvi um plugin experimental e instalei no Moodle (versão 2.8). Esse plugin é em forma de bloco, mas os usuários com perfil de gerente não conseguem acessar o link do bloco, pois exibe a seguinte mensagem: "Sem permissão para acessar esse Módulo do sistema!".
Eu segui os passos desta sua postagem, mas continuam sem acesso...
Você tem alguma sugestão para solucionar o problema em questão?
Sugiro você fazer o seguinte teste:
ExcluirAplique esse mesmo procedimento em u plugin de bloco padrão do Moodle como bloco html. Se funcionar, normalmente e esse mesmo procedimento de restrição de acesso não funcionar no plugin que codificou, fica como hipótese que há alguma falha na codificação. Neste caso, compare a codificação do seu plugin no que tange a parte de permissão com a codificação de um bloco padrão do Moodle.
Olá Lino estou usando a versão 2.9 e não encontro onde aplicar a configuração de habilitar/desabilitar o uso do my/ moodle.
ResponderExcluirMuitos informam que o caminho é Administração -> Aparência -> Meu Moodle mas não encontro. Existe um menu Administração -> Aparência -> Página Painel Padrão onde podem ser feitas as configurações padrões de blocos dessa página; mas não há a opção de forçar ou não o uso do my/
Mylla,
ResponderExcluirNão entendi bem a sua questão. Vc quer que o aluno não acesse esse endereço MOODLE_URL/my ?
Oi Lino, isso mesmo. Mas nas pesquisas que fiz acho que isso já faz parte do Moodle e não conseguimos "desabilitar".
ResponderExcluirEsclarecendo que na estrutura de fluxo que desenhei gostaria que o aluno, após logado, tivesse acesso apenas a página inicial e as páginas de cursos inscritos.
Olá boa tarde,
ResponderExcluirÉ possível eu restringir acesso aos cursos dentro de uma categoria da mesma forma que eu restrinjo o acesso há tópicos dentro de um curso? Por exemplo eu tenho 5 cursos dentro de uma categoria e gostaria que o aluno só avançasse para o curso 2 caso ele atinja as condições do curso 1. Em nosso sistema os alunos já estão cadastrados em todos esses cursos e portanto podem acessar na ordem que eles quiserem, gostaria de saber se da pra fazer isso, forçar a ordem do curso. Nosso sistema está configurado em alguns cursos de forma erra onde a categoria deveria ser o curso e os cursos serem os tópicos, queremos implantar isso a partir de 2020.