quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Inscrição de Aluno e Tutor no Curso do Moodle

    Este post tem por objetivo demonstrar como matricular ou inscrever um usuário no curso do Moodle com perfil   aluno ou tutor.    
    No ambiente Moodle, o perfil do usuário é denominado função. Perfil é um conjunto de permissão de acesso ao sistema. A distribuição padrão do Moodle traz alguns perfis pré-definidos tais como:
  • Administrador
  • Autor do curso
  • Tutor
  • Tutor sem permissão para edição
  • Estudante
  • Visitante
  • Usuário autenticado
    Cada um desses perfis vem com uma determinada configuração de acesso. Você pode criar novos perfis ou alterar as permissões já existentes. O perfil de tutor e aluno (Estudante) já vem configurado no Moodle. O tutor tem permissão para editar conteúdo do curso e avaliar o aluno. Já o aluno não tem a permissão de edição de conteúdo. Apenas acessa os conteúdos e faz as atividades disponibilizadas no curso.
    Para matricular um aluno é necessário vincular um usuário cadastrado no sistema Moodle a um determinado curso com perfil aluno. A mesma regra se aplica  para os demais perfis ou funções.

O procedimento para  inscrever um aluno ou tutor no curso varia um pouco da versão 1.9 para 2.0. A variação é pequena. A lógica de funcionamento permanece a mesma. A seguir será demonstrado passo a passo para ambas as versões do Moodle, a 2.0 e 1.9.

   
   


Inscrição no Curso do Moodle para a versão 2.0


1° Passo-  Acesse o ambiente do curso
Entre no ambiente do curso com a senha do tutor ou do administrador.

2° Passo – Acesse o gerenciamento de inscrição
No bloco de administração do curso, navegue nas opções Usuários/Enrolled user
 
    Feito o click, será exibido uma pagina com a relação dos usuários inscritos caso houver.
 
3° Passo – Acessar o formulário de inscrição
    Para acessar o formulário de inscrição, clique no botão Enrol user na parte superior ou inferior do painel de gerenciamento da inscrição. 


Feito o click, será aberta uma janela com o formulário de inscrição.

4° Passo – Inscrição e  de usuário

Para inscrever o usuário no curso, basta selecionar o perfil, (a função) e clicar no botão Enrol correspondente ao usuário que pretende inscrever. A função estudante já vem definida como padrão no formulário. Caso pretenda inscrever o usuário com função de tutor ou outro perfil, basta selecionar a função desejada na caixa de seleção Designar funções

O formulário de inscrição vem com as seguintes opções:
  • Designar funções – Esse campo define a função ou perfil do usuário a ser inscrito no curso. Por padrão, o perfil estudante já vem selecionado.
  • Enrolement option – Define as configuração sobre o período da validade da inscrição. Para visualizar as opções, basta clicar no ícone de seta. Ao abrir essa opção, há dois campos de configuração:
  • Iniciado em – Esse campo determina a data inicial da validade de inscrição.
  • Período de validade da inscrição – Esse campo determina a data final da validade de inscrição em quantidade de dias computado a partir da data de início da inscrição.


    Inscrição no Curso do Moodle para a versão 1.9

1° Passo-  Acesse o ambiente do curso
Entre no ambiente do curso com a senha do tutor ou do administrador.

2° Passo – Acesse o gerenciamento de inscrição
No bloco de administração do curso, navegue nas opções Designar Funções


Feito o click, será exibido uma pagina com a relação de todos os perfis (funções) cadastrado no Moodle.

3° Passo – Acessar o formulário de inscrição
    Para acessar o formulário de inscrição, clique no perfil que queira inscrever os usuários. Para inscrever inscrever os alunos no curso, clique no link Estudantes.

O formulário de inscrição vem com as seguintes opções:
  • Função que será designada – Esse campo define a função ou perfil do usuário a ser inscrito no curso. Por padrão, o perfil estudante já vem selecionado.

  • Período de validade da inscrição – Esse campo determina a data final da validade de inscrição em quantidade de dias computado a partir da data de início da inscrição.
  • Iniciado em – Esse campo determina a data inicial da validade de inscrição. 

Consideração Final
    Como você já notou, cadastrar um aluno no curso é muito fácil. Basta ter perfil de tutor ou de administrador. A configuração padrão do Moodle exclui a inscrição dos alunos no curso após 120 dias sem acesso ao executar o cron.php. Caso queira ter controle sobre o cancelamento das inscrições, será necessário alterar essa configuração. 

26 comentários:

  1. Muito bom esse post, mas queria saber como modificar esse tempo de permanência da matrícula de 120 dias?

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    1. Luis,
      No formulário de inscrição há um campo para configurar a data de validade da inscrição. Esse campo vem com valor padrão ilimitado. Altere o valor para 120 dias.

      No post acima, esse campo aparece na figura exibida no

      4° Passo – Inscrição e  de usuário (Moodle 2)
      3° Passo – Acessar o formulário de inscrição (Moodle 1.9)

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  2. Olá, uso a versão 1.9.x do moodle.
    Como que eu faço para saber qual a data de inscrição de um usuário? Por exemplo, eu cadastro 5 alunos novos hoje numa disciplina, então eu vou ver a lista de usuários cadastrados naquela disciplina, como que eu sei quais foram os alunos novos que entraram naquela disciplina, já que existem alunos antigos que nunca acessaram? Existe um item data de inscrição?
    Obrigado.

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  3. Badiu preciso de sua ajuda, instalei o moodle e o mesmo ficou muito lento no provedor que hospedei outra coisa é quando vou inscrever um aluno ele recarrega a página com todos os formulários preenchidos e não cadastra no banco de dados o usuário o que faço?

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    1. Fábio,

      Há várias hipóteses para lentidão e falha do Moodle. Segue algumas linha de hipótese das causas:

      1- A versão 2.x do Moodle requer mais recurso de memória. Dependendo da configuração do seu servidor de hospedagem, o seu Moodle pode apresentar falhas. Se no mesmo servidor a versão 1.9 funciona e 2.x não funciona, a insuficiência se torna a causa mais provável.

      2- Compare o desempenho do Moodle com outros sites PHP instalados no mesmo servidor. Se o problema de lentidão é comum, a causa pode ser na configuração do servidor apache, php e banco de dados. Vale ressaltar que se for um ambiente de hospedagem compartilhada, a causa da lentidão pode estar na sobrecarga de acesso.

      Essas duas hipóteses são as principais linhas de raciocínio para inciar uma investigação. Uma forma precisa de mapear a causa do erro é ativar a exibição do erro. Para isso, siga as instrução no post: http://moodlephp.blogspot.com.br/2011/03/ativar-exibicao-do-erro-no-moodle.html Uma outra alternativa é consultar o log do apache.

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    2. Muito obrigado Lino vou dar uma olhada e posto aqui o resultado para que outras pessoas possam se utilizar da ajuda tb.

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  4. Bom dia! Utilizo a versão 2.4 do Moodle e gostaria de saber se existe a possibilidade de editar a janela de inscrição para que ao invés de aparecer o Nome e E-mail dos usuários, aparecer o Nome e outro campo do cadastro que eu escolher. Tem como personalizar isto?

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    1. Ademilson,
      É possível sim customizar o formulário de cadastro do usuário do Moodle para adicionar novos campos. Já para alterar campos padrão, será necessário um novo plugin ou hacker de código. Dê uma olhada nesse link:
      http://moodlephp.blogspot.com.br/2011/01/tornar-campo-sobrenome-opcional-no.html?showComment=1356482940801#c2646977270051007128

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  5. Muito bom! Mas tenho uma dúvida, que trata-se de um passo antes de toda a explicação que foi dada, que começa considerando as pessoas já cadastradas no Moodle. Como se faz o cadastro no Moodle?

    Carlos

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    1. Para cadastrar um novo usuário no Moodle, siga os seguintes passos:

      1- Acesse o Moodle com a senha de admin
      2- No bloco administração do site, navegue em
      Usuários ► Contas ► Acrescentar novo usuário

      Uma outra alternativa é colocar no navegador o seguinte endereço:
      http://www.seusitemoodle/user/editadvanced.php?id=-1

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    2. Valeu, muito obrigado!!!

      Carlos

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  6. Como eu poderia cadastrar um aluno/usuário em todos os cursos de forma automática?

    Obrigado.

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    1. Marcello,
      Se você efetuar inscrição no contexto do sistema, isso estende para os cursos.

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  7. Patrícia Magalhães27 de março de 2014 05:02

    Olá Badiu,
    No Moodle 2.4.1 os tutores não têm permissão para designar a função de cursista, isto é eu não sei como fazer para permitir que os tutores tenham essa funcionalidade. Como proceder?

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    1. Patrícia,
      Por padrão o tutor tem permissão para efetuar inscrição do aluno no curso. Veja se as permissões padrão do tutor não foram alteradas. Além disso,observe se a inscrição manual não está desativada.

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  8. Como devo proceder se o Moodle não apresenta para visualização/acesso a lista de permissões? somente a função Administrador está disponibilizada, as demais não. Preciso atribuir a função "professor" a um usuário do site e não consigo por este motivo. Moodle v. 1.9.xx

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    1. Elis,
      A hipótese mais provável é que você não tenha permissão para designar funções nos outras permissões.
      Para isso, verifique a configuração navegando em :
      Administração / ► Usuários / ► Permissões / ► Definir funções

      Ao acessar, vá na aba Permitir designação de funções ou navegue no seguinte endereço:
      MOODLE_URL/admin/roles/allowassign.php

      Nessa tela você pode configurar qual função um perfil pode designar. Certamente, está habilitado no seu perfil para designar apenas função admin.

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  9. Olá Badiu,

    Eu utilizo esta função que você mencionou, mas, mesmo com o vencimento do prazo o aluno continua conseguindo acessar. Eu preciso excluir manualmente cada aluno. Você sabe me dizer o motivo ?

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  10. Olá Badiu, Tem como fazer uma consulta retornando a quantidade de horas trabalhadas pelo tutor? Tipo em cada curso..

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    1. O Moodle não tem um campo na tabela do log sobre tempo e acesso. Mas tem como extrair esse relatório. Consulte o link abaixo:
      http://comunidade.badiu.com.br/mod/forum/discuss.php?d=66

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    2. tá mas pelo SQL não consigo extrair esses dados?

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    3. No Moodle o SQL não extrai tempo de acesso porque não existe um campo na tabela de log com essa informação. Você pode processar os dados com PHP e gerar essa informação.

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  11. Olá! Gostei muito do seu post mas tenho um a dúvida...como posso colcoar um botão ou link de Matricule-se para que os internautas possam se inscrever nos cursos?

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  12. Bom dia, Badiu, eu queria saber como sincronizar a inscrição dos cursos com uma outra plataforma, no caso o aluno adquire o curso na plataforma 1, e após o procedimento de cadastro e confirmação de pagamento o aluno vai ser readicionado para o moodle, mas a auto inscrição do moodle é muito vulnerável, tem alguma forma de fazer esta auto inscrição automática. Assim mesmo que a pessoa acesso o link do curso caso ela não tenha adquirido na plataforma o usuário não terá o aceso ao mesmo... Obrigado desde já.

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    1. O Moodle tem plugins de integração. Dê uma olhada nesse link:
      http://comunidade.badiu.com.br/mod/forum/discuss.php?d=164
      Se esses plugins não atenderem, há possibilidade de criar um plugin que automatiza os dados.

      Se os plugins padrões do Moodle não atenderem, sugiro codificar um plugin que automatiza os processos, cadastra o aluno no curso do Moodle assim que o pagamento for feito.

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  13. Olá,

    Tenho a seguinte dúvida... eu criei o usuário "A" e este usuário deve ser gerente, onde que eu defino/atribuo o perfil (gerente, professor, etc) ao usuário?

    Obrigado,
    Abraço
    Luis

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