domingo, 20 de março de 2011

Impedir os Alunos e Tutores de Editarem o Próprio Perfil e Alterarem a Senha no Moodle

    No Moodle o usuário pode mudar o  próprio perfil e senha. Essas opções podem ser canceladas ao desabilitar algumas permissões do perfil do Usuário Autenticado. Há situações em que os dados do perfil e senha não devem ser gerenciados pelo Moodle. Isso acontece muito quando o Moodle é integrado com outro sistema.

    Para impedir  alunos e tutores de mudarem o perfil e a senha no Moodle, o procedimento diferencia um pouco entre a versão 1.9 e 2.0. Veja as instruções:


Cancelar Edição de perfil e Senha no Moodle 2.0

1°  Passo – Acesse o  Moodle  Acesse o Moodle com a senha do administrador 


2°  Passo – Acesse o sistema de permissão
No bloco administração de site, navegue em: Usuários/Permissões/Definir funções

Ao clicar no link Definir funções, será aberta a lista de permissão dos perfis padrão do Moodle.

3º Passo-  Edite as permissões do perfil Usuário Autenticado
Clique no ícone de edição destacado com o contorno vermelho referente ao perfil usuário autenticado, como mostra a figura abaixo.

 
Ao clicar no ícone de configuração, será apresentada o formulário de edição exibido no passo 4.

4º Passo-  Ativar a configuração avançada no formulário de edição de perfil


Por padrão, nem todos os elementos do formulário de perfil são exibidos. Para mudar as permissões,  é necessário ativar o formulário avançado para que todas as opções sejam exibidas. Para isso, basta clicar no botão Mostrar avançado, como mostra a figura abaixo.



   
Ao clicar no botão Mostrar avançados, será exibido opções de atribuir/proibir acesso a cada funcionalidade do sistema Moodle, como mostra parte do formulário no passo 5.



5º Passo-  Desabilite as permissões   
Ao acessar o formulário avançado, role a barra de rolagem para baixo e localize as  seguintes funcionalidades:
  • Mudar a própria senha
  • Editar o próprio perfil do usuário
Como a barra de rolagem é grande, tente localizar o texto Mudar a própria senha com a função (Ctrl + f) do navegador.  Ao localizar as funcionalidades, ative a opção proibir como mostra a figura abaixo.

6º Passo -  Salvar as alterações
Desça a barra de rolagem até o final e clique no botão
Salvar mudanças.

Cancelar Edição de perfil e Senha no Moodle 1.9

1°  Passo – Acesse o  Moodle

Acesse o Moodle com a senha do administrador


2°  Passo – Acesse sistema de permissão
No bloco administração de site, navegue em: Usuários/Permissões/Definir funções


Ao clicar no link Definir funções, será aberta a lista de permissão dos perfis padrão do Moodle.


3º Passo -  Edite as permissões do perfil Usuário Autenticado
Clique no ícone de edição destacado com o contorno vermelho referente ao perfil usuário autenticado, como mostra a figura abaixo.

Ao clicar no ícone de configuração, será apresentado o formulário de edição, como mostra a figura abaixo.






5º Passo -  Desabilite as permissões       
Ao acessar o formulário avançado, role a barra de rolagem para baixo e localize as  seguintes funcionalidades:

  •   Mudar a própria senha
  •   Editar o próprio perfil do usuário
Como a barra de rolagem é grande, tente localizar o texto Mudar a própria senha com a função (Ctrl + f) do navegador.  Ao localizar as funcionalidades, ative a opção proibir, selecionando o último botão, como mostra a figura abaixo.


6º Passo -  Salvar as alterações
Desça a barra de rolagem até o final e clique no botão
Salvar mudanças.

Considerações Finais
   
 Deu para notar que não mudou muita coisa da verão 1.9 para 2.0 do Moodle referente a configuração de permissão de acesso. As mudanças ocorreram no layout de navegação. As funcionalidades básicas continuam as mesmas.

Agora acesse o Moodle e faça um teste.  Verifique se os links e botões referentes a edição de perfil e mudança de senha não são exibidos  para os perfis aluno e tutor. Caso continuem sendo exibidos, certamente há alguma sobreposição de permissão. Neste caso tente seguir os mesmos passos, desativando as mesmas funcionalidades dos perfis tutor e aluno.

27 comentários:

  1. Poxa.. estou com um problema estranho.
    Eu habilitei estas duas opções em todos os perfis (para o usuário poder alterar a propria senha e editar o perfil). Até aí, tudo bem, os menus aparecem no bloco "Minhas Configurações de Perfil".

    Mas quando eu clico no link EDITAR PERFIL, mostram meus dados, mas na PARTE DA IMAGEM é exibido aos alunos e tutores apenas a imagem atual, SEM A OPÇÃO DE ENVIO DE UMA NOVA IMAGEM.
    Como posso corrigir isso?

    Se eu logo como administrador, consigo alterar a imagem dos usuários.

    ResponderExcluir
  2. A permissão para editar o perfil deve possibilitar upload de imagem do perfil. Se os alunos ou os tutores não estão conseguindo fazer isso, certamente existe sobreposição de alguma ou outra permissão. Para lhe ajudar, me informa o seguinte:
    1) Qual é a versão do Moodle que está usando?
    2) Você está tentado mudar o perfil usando a senha do próprio aluno?
    3) Explique de forma mais detalhadas as alterações que você fez nas permissões.

    ResponderExcluir
  3. Olá Lino!
    1) A versão do moodle, segundo o programador, é a 2.2;
    2) Sim, estou tentando alterar a imagem pelo login do próprio aluno. Consigo alterar os dados pessoais, mas a imagem não (nem aparece a opção de upload);
    3) Outro programador, em um 1o. contato com o moodle, havia removido todas as permissões de edição do perfil, para alunos e professores (conforme solicitação do cliente, que depois pediu para liberar tudo). Quando liberamos novamente as opções, habilitando o que foi citado no post acima, o Menu de edição do perfil e da senha voltaram a funcionar, só ficou com problema no envio das imagens. Não sei se pode ser algum filtro bloqueando o upload de arquivos pelos alunos ou professores.

    ResponderExcluir
  4. Existe uma configuração na política de segurança do site do Moodle que desabilita a possibilidade do usuário atualizar a imagem do perfil. Por padrão, essa configuração vem desabilitada. Se apenas os alunos ou tutores não estão conseguindo atualizar a imagem do perfil, certamente essa configuração foi habilitada.
    Para desabilitar essa configuração, siga os seguintes passos:
    1) Acesse o Moodle com senha do administrador
    2) No bloco de administrador, navegue em Segurança/ Políticas do site
    3) Procure a configuração
    Desabilitar Imagens em perfis de usuário (disableuserimages).
    Se a caixa de seleção estiver marcada, desmarque para desabilitar a configuração.
    4) Clique no botão salvar mudanças.
    Feito isso, acesse com senha do aluno e veja se aparece a opção de upload da imagem no perfil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Badiu,
      Fiz os procedimentos recomendados no post (http://moodleeduc.blogspot.com/2011/03/impedir-os-alunos-e-tutores-de-editar-o.html?showComment=1332528706020#c1516550181890481471) mas quando acesso com o perfil do aluno a seguinte mensagem aparece: "Desculpe, nenhum dos seus repositórios atuais pode retornar arquivos no formato solicitado.".
      Você poderia me ajudar?
      Desde já agradeço.
      Abs,

      Excluir
  5. E para permitirmos a alteração do campo email, mantendo o bloqueio nos restantes campos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No Moodle eu não encontrei uma opção que possibilite o usuário alterar apenas o e-mail no seu perfil. Possivelmente o Moodle não tem essa opção. Caso alguém saiba como fazer isso na interface de configuração, compartilhe aqui. Uma alternativa é alterar o código padrão. Isso requer conhecimento de programação PHP.

      Excluir
    2. Já encontrei a solução para manter apenas o campo e-mail editável e bloquear os demais. Leia o post Bloquear Edição dos Campos do Perfil do Usuário no Moodle: http://moodleeduc.blogspot.com.br/2012/06/bloquear-edicao-dos-campos-do-perfil-do.html

      Excluir
  6. Estou com o mesmo problema de Suporte Supeteia, a opção de Upload da Foto do perfil não aparece. Fui na politica de segurança a opção está desabilitada. Sabe o que pode ser? Estou usando a versão 2.2.3 do Moodle.
    Abcs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vitor,
      Vou fazer um teste nesta versão para ver o que pode estar acontecendo. Você não fez nenhuma alteração na permissão?

      Excluir
    2. Vitor,
      Fiz teste de upload de foto no perfil do usuário com a configuração disableuserimages desabilitada na versão 2.2.2, 2.2.3 e 2.3. Todos os testes deram certo. Então verifique se não há nenhum problema com o navegador que está usando ou se alguma outra configuração de permissão está desativada.

      Excluir
  7. Caro, trabalho com o Moodle, está acontecendo um pequeno problema, alguns usuário o campo DESCRIÇÃO não é habilitado, uma pequena parcela dos usuários somente. Você saberia como corrigir o problema.

    Grato desde já pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juliano,

      A hipótese mais provável de alguns usuários terem campo descrição desabilitado no formulário de edição do perfil e outros não é a configuração do plugin de autenticação.

      A customização para habilitar ou anão os dado do campo do perfil é feita no plugin de autenticação como demonstra o post http://moodleeduc.blogspot.com.br/2012/06/bloquear-edicao-dos-campos-do-perfil-do.html

      Possivelmente, o grupo de usuários que está com campo descrição desabilitado deve estar vinculado a um plugin de autenticação diferente dos demais usuários. E esse plugin possivelmente está configurado para o usuário não editar o campo descrição.

      Para confirmar essa hipótese, siga a as instruções no link http://moodleeduc.blogspot.com.br/2012/06/bloquear-edicao-dos-campos-do-perfil-do.html e verifique se o campo descrição está desabilitado em algum plugin de autenticação. Caso estiver, habilite e depois verifique se o campo descrição ficou habilitado para edição.

      Excluir
  8. Olá Lino!
    Sempre estou acessando este super blog para aprender mais... tem muita coisa muito interessante aqui.
    Seguinte.. eu segui esses passos para desabilitar edição de perfil e modificação de senha... inclusive segui outro artigo seu, sobre como bloquear campos de perfil, conforme o método de autenticação.
    Só que a partir do momento que eu acesso como aluno, o moodle me manda, automaticamente, para a página de perfil... e como eu não posso editar o perfil, não consigo sair desta parte (mesmo matriculado, eu fico travado).. Veja:

    http://prntscr.com/n92qk

    Não consigo acessar o curso, pois não passo da tela acima.
    Como resolver isso?
    Meu moodle é o 2.4 ...
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Italo,

      O Moodle tem alguns campos do perfil que são obrigatórios como:
      Nome
      Sobrenome
      E-mail
      Cidade e país
      Se alguns desses campos na base de dados estiverem vazio, a regra definida na aplicação PHP não deixa acessar o curso. Redireciona para o formulário de edição do perfil. Caso o formulário estiver desabilitado para edição, a navegação fica bloqueado como é o seu caso.

      Para solucionar o seu problema, escolha uma das alternativas abaixo:
      1- Mapear no banco de dados os campos obrigatórios não preenchidos e preencher
      2- Desabilitar os campos obrigatórios seguindo o post: http://moodlephp.blogspot.com.br/2011/01/tornar-campo-sobrenome-opcional-no.html

      3- Logue como admin, edite o perfil do usuário. Preencha todos os campos obrigatórios para evitar que a tela do perfil tranque a navegação, já que o usuário não tem permissão de modificar o perfil

      Excluir
    2. Olá Lino, tudo jóia? Estou com um baita problemão...

      Seguinte...vou explicar para quem sabe, talvez possa me dar uma luz...

      Em um VPS instalei o apache2, o mysql, o php... tudo no modo shell.

      Instalei o Webmin ... e alguns temas...para melhor a navegação... Configurei algumas portas, e o Virtuamin também...

      Ao instalar agora o moodle.. veja:

      http://prntscr.com/nszmo

      Deletei tudo, formatei o servidor, refiz tudo novamente, umas 6 vezes... e meu resultado, infelizmente:

      http://prntscr.com/ofaqm

      Toda hora as imagens ficam quebradas... parece que é algo na collation.. (é só um chute, acho)... pq parece que as imagens não se comunicam com o db corretamente.


      Estou usando o phpmyadmin para administrar o banco de dados..

      Você sabe o que está acontecendo?

      As extensões também instalei via ssh (do php)... deu tudo ok...

      Só que as imagens lá no moodle não aparecem... Percebi que os "*" (asteriscos) também........ vi que está em UTF-8.

      Você por acaso conhece a solução ou o caminho pra resolver isso? (continuo pesquisando)..

      Já vi tanta dica, palpite para resolver problemas relacionados, mas nenhum que desse uma luz de verdade para resolver o problema...

      Veja o que descobri:

      https://moodle.org/mod/forum/discuss.php?d=208541 (mandar o Apache para o espaço e colocar o NGINX)

      https://moodle.org/mod/forum/discuss.php?d=177773

      https://moodle.org/mod/forum/discuss.php?d=116414

      O que acha que posso fazer para resolver esse problema de forma segura, rápida e fácil? só vi gente quebrando a cabeça sem ter uma solucão X, Y ou Z.

      Abçs e feliz 2013

      Excluir
    3. Italo,
      Muito estranho isso. Se as imagens não aparecem, sugiro você examinar as seguintes configurações:

      1- Verifique se as imagens realmente estão no diretório do Moodle. Para isso, clique no ícone da imagem que não aparece com botão direito do mouse e veja o caminho. Investigue se as imagens existem.

      2- Verifique a configuração do apache quanto a transferência e leitura de arquivos .gif, .jpeg, .png etc.

      3- Verifique a permissão do apache em fazer leitura de todas as pastas do Moodle.

      Excluir
  9. Eu alterei a marcação do Slash Argument.. ai funcionou..

    compartilhando...

    http://ensinoatual.com/blog/?p=1449

    Obrigado pela ajuda grande Lino... sempre estou aqui em seu blog lendo seus artigos (são todos muito bons mesmo!).
    abçs

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde! Não sei se aqui é o lugar correto para postar minha pergunta, mas, estou com uma dificuldade.

    Quando acesso como admin e vou alterar algum dado do usuário ele me impede pois "já tem um usuário com o mesmo nome cadastrado". Como posso evitar isso?
    Não quero toda vez ter que alterar tbm o nome do usuário.

    Agradeço desde já!

    []'s

    ResponderExcluir
  11. Olá Baiu será que tem como ocultar apenas o texto editar da lista de usuários no moodle

    ResponderExcluir
  12. Pedro,

    Para desabilitar edição de dados do usuário no Moodle, siga os seguintes passos:
    a) Navegue em:
    Administração do site / ► Usuários / ► Permissões / ► Definir funções
    Ou acese o link MOODLE_ULR/admin/roles/manage.php

    b) Selecione o perfil que pretende alterar permissão

    c) Desabilite a permissão moodle/user:update

    d) Cliqeu no botão salvar mudanças

    Feito isso, o ícone de editar usuário deve sumir para o perfil qeu foi feito a alteração.

    ResponderExcluir
  13. Olá Badiu

    Estou tentando desabilitar o modo "Ativar Edição", tanto para professores, como para outro usuário qualquer..

    Já procurei em tudo que é canto a solução, mas não consegui desabilitar essa função ainda.

    Se você puder me ajudar, fico agradecido.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  14. Lucas,

    Para cancelar permissão de ativar edição que possibilita Gerenciar atividades ou seja, adicionar/editar/excluir atividades, siga os seguintes passos:

    1) Acesse o Moodle com a senha de admin

    2) No bloco de administração do site navegue em Usuários / ► Permissões / ► Definir papéis ou acesse o seguinte url MOODLE_URL/admin/roles/manage.php

    3) Selecione o perfil que deseja desativar a permissão de gerenciar atividades no curso, o professor por exemplo

    4) Na tela de lista de permissões localize a permissão moodle/course:manageactivities e desativa. Para desabilitar permissão de ocultar atividade, basta desativar moodle/course:activityvisibility

    5) Acesse o ambiente do curso com perfil que desativou, o tutor por exemplo, e faça um teste. O botão ativar edição aparece. Mas se ativar nada acontece. Os ícones de gerenciamento somem bem como o link adicionar novas atividades. Algumas outras permissões permanecem, neste caso basta localizar permissões desses itens e desabilitar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu ai Badiu, muito obrigado mesmo. Funcionou direitinho.
      Você é o cara !!

      Excluir
  15. Badiu amigão, você já me ajudou uma vez e novamente estou precisando de sua ajuda.

    Estou tendo um problema para habilitar a criação de usuário para o gerente, somente para ele.

    Já fui na configuração de "definir papéis", defini todas as permissões necessárias para o gerente poder criar um usuário e mesmo assim a opção de criar um usuário na "administração do site", não está aparecendo.

    Você pode me ajudar ?

    ResponderExcluir
  16. Olá Badiu bom dia. Acabei de instalar o Moodle e um tema e tá 95% bom. Estava procurando respostas mas não achei, e sempre caia no seu site então resolvi escreve para você.

    Um dos problemas é que as imagens do slider não aparecem, nem do logo só aparece o espaço preenchido de cinza como se identificasse url da imagem mas não aparece. Outro é que não consigo registrar o site. Outra coisa, como coloco o www nele e o que é HUB que tem que cadastrar?

    Obrigado e sucesso.

    ResponderExcluir