segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Link Responder Desaparece em Fórum do Moodle com Grupos Separados

    Após a organização de um fórum em grupos separados, você fica surpreso ao notar que os  alunos não  conseguem responder as mensagens postadas nos tópicos e comentários.  Simplesmente o link Responder sumiu da tela.

    Se você estiver passando por essa situação, não desespere, embora não seja uma tarefa fácil ter a equipe pedagógica no seu cangote cobrando uma solução mágica. Bem, vamos lá. Primeiro é  bom entender a lógica da organização do Moodle.

    O fórum é uma atividade que deve ser instanciado, ou seja, criando dentro do ambiente de um curso. Os participantes do curso, no caso os alunos, podem ser organizados em grupos. Na prática, grupo significa turma. Geralmente quando se oferta um curso para um número muito grande de alunos, usas-se o grupo para distribuir os aluno em turmas. Por exemplo, 300 alunos  podem ser distribuídos em 10 turmas de 30.

    Fórum, wiki e chat e.tc. são atividades de comunicação coletiva. Sendo assim, os conteúdos disponibilizados nesses espaços podem ser restritos aos grupos ou podem ser compartilhadas  entre todas os grupos. Isso depende da configuração do tipo de grupo.

     No ambiente do curso ou da atividade, o grupo pode ser configurado no modo visível ou separado. Se for visível, os alunos de um grupo enxergam os participantes dos outros grupos. Além disso, visualizam e interagem com os conteúdos das atividades  dos outros grupos. Se for separado, já tudo é limitado a um determinado grupo. Os alunos só enxergam os participantes do seu grupo. Apenas visualizam e interagem com os conteúdos das atividades a nível do seu grupo.
    Isso significa que no modo grupos separados, os alunos só visualizam e interagem nos tópicos do fórum postados no grupo que pertence. Não visualizam e nem participam do debate que ocorre nos outros grupos.

    Até aqui você já entendeu a configuração do grupo no modo visível e separado. Agora falta explicar, em que circunstância, o aluno visualiza as postagens no fórum, porém não consegue interagir uma vez que o link Responder não aparece.

    Se algum tópico for criado no fórum e não for vinculado a nenhum grupo, será visível para todos os grupos  mesmo que a configuração seja de grupos separados. No entanto, o link Responder   desaparece para a configuração grupos separados. Isso porque, nesse modo de configuração, a interação do aluno só é permitida nos tópicos criados dentro do seu grupo.

    Até aqui já explicamos o sumiço do link Responder. Então, surge uma nova pergunta. Como criar um tópico de discussão para ser debatido por todos os grupos? Bem a resposta é simples, para o modo grupos separados, esse tópico deve ser criado em cada grupo. Se tiver 10 grupos, replique o tópico nos 10 grupos. Em suma, em grupos separados, é necessário que o tópico seja vinculado ao grupo para que os alunos  possam interagir, ou seja, comentar.

    Bem, agora o mistério já está solucionado. Só falta levar a solução a equipe pedagógica   para sair do seu cangote porque ninguém merece.  Caso tenha que replicar um tópico em vários grupos,  crie um script PHP que faça isso. Se não, haja paciência para  Ctrl+c e Ctrl +v.
   

70 comentários:

  1. Cara você me salvou..
    Muito obrigado.
    Estava travado nessa questão que não aparecia o link de resposta.
    Tenho que implantar o moodle aqui na instituição para algumas disciplinas e isso estava impedindo a implantação.
    Mais uma vez obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde amigos,

      Estou usando o moodle a algum tempo, no entato descobri uma nova plataforma Portal EAD da Estado Virtual que estou maravilhado com os recursos que ela está me proporcionando.

      A plataforma é toda voltada para vídeos. Descobri que é a única empresa que garante a segurança dos vídeos.

      Dentro da plataforma, tenho a possibilidade de fazer aulas, conferências ao vivo; tenho como medir o nível de conhecimento de todos os meus alunos, está integrada com EComerce (pagueseguro e etc...)

      Estou começando a utilizar a plataforma agora e estou muito surpreso pois é uma plataforma completamente customizável.

      Descobri e achei interessante compartilhar!!!

      Segue link: http://www.estadovirtual.com.br/portal-ead

      Excluir
    2. FICAR RICO COM CARTÃO ATM EM BRANCO ... Whatsapp: +16592100433 Quero testemunhar sobre os cartões ATM em branco da Dark Web, que podem sacar dinheiro em qualquer máquina ATM em todo o mundo. Antes eu era muito pobre e não tinha emprego. Eu vi tantos testemunhos sobre como os hackers do Dark Web enviam a eles o cartão em branco do caixa eletrônico e o usam para coletar dinheiro em qualquer caixa eletrônico e ficar rico. (creditosantajusta@gmail.com) Eu também enviei um e-mail para eles e eles me enviaram o cartão do caixa eletrônico em branco. Eu usei para conseguir 90.000 dólares.

      Excluir
  2. Muito útil este texto!
    Ficou uma dúvida. Quando uso grupos separados, todos os alunos (de todos os grupos) recebem em seu e-mail as postagens de todos, inclusive de outros grupos. Não deveriam receber e-mail apenas dos alunos do seu grupo ?
    Como arrumar isso?
    Neusa

    ResponderExcluir
  3. Ai gnte, desculpa mas sou nova no moodle, e ainda não entendi?

    ResponderExcluir
  4. Mari,
    Especifique qual parte você não entendeu. Você está criando algum fórum com grupos de discussão separados? Explica o problema de configuração de fórum que está tendo.

    ResponderExcluir
  5. Entendi como funciona o fórum e como criá-lo, só não entendi como fazer essa divisão de alunos no moodle... como dividi-los em grupos e fazer o moodle entender qual grupos eles estão...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Josimara tudo bem?

      Quando você for criar um tópico aparece um combobox listando os grupos que foram criados. Selecione o grupo desejado!

      Abraços.

      Excluir
    2. Oi Josimara,
      Para criar grupo dentro do ambiente do curso, siga as instruções nesse post: http://moodleeduc.blogspot.com.br/2011/06/criar-grupo-de-usuario-no-ambiente-de.html
      Após criar os grupos, aloque os alunos cadastrados no curso para dentro dos grupos.

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. No tipo de forum: Uma unica discussão simples funciona? já fiz de tudo mais não consigo colocar para aparecer o botão de responder. Crio o o forum coloco como grupo separado, mas como eh uma discussão simples não permite criar tópicos. então não tem como selecionar o polo. Como faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eliezer,

      No fórum com grupo separado, o tópico de discussão deve ser vinculado a um determinado grupo para que o link responder apareça aos membros do grupo. No fórum com uma discussão simples, não é possível adicionar tópicos. Sendo assim, não é possível vincular um grupo a um determinado tópico. Por essa razão, o link responder realmente não aparece aos integrantes do grupo se a configuração for de grupos separados em fórum com uma discussão simples.

      Nos testes feitos na versão 1.9 e 2.2 do Moodle, o link responder não apareceu para membros de grupos no fórum de discussão simples configurados como grupos separados.

      Excluir
    2. Olá Badiu,

      Conseguir uma forma de resolver este problema, não é uma das melhores mais funciona.

      Antes de você criar um fórum com uma unica discussão simples, você tem que criar um fórum do tipo geral e criar um único tópico com o grupo especificado. após a criação deste tópico, você edita o fórum criado para uma unica discussão simples. a partir disso as pessoas que poderão visualizar ou responder são as pessoas do grupo especificado.

      Depois disso é só fazer a mesma coisa para os outros grupos.

      O problema é que vamos ter 1 fórum de discussão simples para cada grupo na pagina no curso.

      Excluir
    3. Eliezer,
      Que bom que encontrou a alternativa. Se você criou um fórum para cada grupo, o problema é que o link de acesso aos fóruns ficam visíveis para todos os grupos. Os alunos podem entrar no fórum errado. Isso pode ser resolvido com agrupamento de grupo.

      Excluir
    4. Hum... eles podem entrar, mas os que vão conseguir responder é somente os que realmente pertence ao grupo.
      Vou testar com o agrupamento.
      Obrigado!

      Excluir
    5. Eliezer,
      Me dá feedback assim que fizer o teste com agrupamento. Estou estudando a questão de permissão na atividade como alternativa do agrupamento. Faça teste também com permissão de acesso ao fórum.

      Excluir
    6. Tentei com o agrupamento e não funcionou. Certeza que isso é um bug do Moodle né. 4 anos depois dessa questão e o problema continua. Ou seja, impossível usar o fórum simples quando se tem grupos, a não se que seja criado um fórum designado a cada grupo.

      Excluir
  8. Badiu,

    Eu fiz o teste com o agrupamento e os resultados foi o seguinte:

    Em relação ao modo de uma unica discussão simples como eu expliquei os passos ai em cima, funciona do mesmo jeito. O aluno que não é do grupo e que também não é do agrupamento pode visualizar o conteúdo do fórum mais não pode responder.

    Em relação ao fórum geral quando está especificado agrupamento, o aluno que não é do agrupamento, não tem permissão de nada em relação ao fórum, nem mesmo de criar um tópico referente ao seu grupo. Só quem pode visualizar, responder e criar tópico é quem faz parte do agrupamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eliezer,
      Como você precisa que os aluno visualizem todos os fóruns e interagem apenas no fórum do respectivo grupo, o agrupamento não é a melhor alternativa. Ainda não terminei testes com permissão. Mas acredito o sistema de permissão pode possibilitar isso, porém será muito trabalhoso.

      Excluir
  9. olá,
    Você poderia me ajudar, tenho um curso no moodle, não tenho grupos... mas mtos estão reclamando que não conseguem ver as respostas dos outros no forum.
    Não sei o que está acontecendo.
    Laise

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A princípio não sei lhe dizer a razão dos alunos não conseguirem ver a resposta dos colegas no fórum. Para analisar essa situação, me informa os seguintes dados:
      1- Qual é a versão do Moodle?
      2- Os fóruns são todos dentro do mesmo curso?
      3- O aluno vê o seu próprio comentário, porém não visualiza a dos colegas?
      4- Qual é a configuração do tipo de fórum? É um fórum geral?
      5- Houve alguma alteração na configuração padrão de permissão do perfil do aluno?

      Excluir
  10. Oi Badiu,

    primeiro, obrigada por sua ajuda!
    Vamos lá:
    1- versão 2.1.1
    2. sim, os fóruns estão dentro do mesmo curso, e não há grupos especificos.
    3. sim, o aluno só visualiza se postar alguma coisa na discussão do fórum, mas o problema é q nem sempre ele tem algo a contribuir p o forum, mas pode sanar suas dúvidas através das respostas já postadas.
    4. é forum de P e R.. será q se eu puser geral isso é alterado?
    5. não sei dizer, pois cada um faz seu proprio cadastro, se houver alguma maneira de alterar isso p todos os alunos, por favor me ensine.

    Obrigada Badiu, estou começando a mexer no moodle e tem mta coisa p aprender!!..
    Valeu
    Laise

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Laise,
      No fórum de tipo Pergunta e Resposta o aluno só visualiza resposta dos colegas após ele postar um comentário. Ele precisa iniciar a participação para visualizar o que os demais estão postando. Possivelmente é a configuração do tipo de fórum que não possibilita os alunos verem a participação dos colegas.

      Excluir
    2. Entendi, nesse caso, para que um aluno que não postou nada no fórum possa visualizar as demais postagens que tipo de fórum deveria ser?
      Desde já agradeço, pois vc tem me ajudado mto!!.
      :)
      Laise

      Excluir
    3. No fórum geral, o aluno consegue visualizar a postagem dos colegas mesmo que não tenha feito nenhuma postagem. Mude o tipo do fórum para fórum geral.

      Excluir
    4. Obrigadãoooo mesmo!!!...
      Deus t abençoe por essa ajuda!

      :)
      Laise

      Excluir
  11. Oi Badiu!
    Estou com um probleminha nos fóruns de Perguntas e Respostas..
    Os alunos postam a sua contribuição e mesmo assim não conseguem visualizar as postagens antigas.
    Podes me ajudar??? É urgente!!! O curso está em vigor..já mexi em todas as configurações possíveis e imagináveis no Moodle.

    Desde já agradeço. ;)
    Lucy Cavalcante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida mãe Iemanjá, Rainha do mar, orixá de muito poder, que atua no campo amoroso, faça com que [ej] me perdoe, e volte pra mim ainda hoje, querendo muito me ver, me tocar, me beijar, fazer amor comigo.

      Que [ej] não pare de pensar em mim ,que ele sinta uma louca paixão e desejo por mim [jfg] e que esse desejo louco por mim faça com que ele somente se alivie depois que me perdoar e voltar para mim, definitivamente. Assim, nós dois poderemos nos beijar, nos tocar, nos sentir, fazermos amor com prazer e isso, seja motivo para que fiquemos juntos para sempre, ou enquanto durar nosso amor e desejo.

      Que, assim que ele me veja, e que seja muito em breve, ele me diga que está apaixonado por mim e quer ficar comigo, por isso assim que essa oração for publicada, ele já comece a me desejar, sinta uma vontade louca de me procurar para me ver, e queira ficar ao meu lado, como duas pessoas que realmente se amam.

      Que [ej] queira, de corpo e alma, ficar comigo hoje e sempre, ou enquanto o nosso amor durar, e que ele tenha ciúmes de mim, que ele me deseje a cada minuto de sua vida, me querendo como parceira sempre ao seu lado e, quando só, que ele sinta muito a minha falta, necessitando sempre de minha presença para deixá-lo mais feliz.

      Obrigada minha querida rainha Iemanjá! Eu sei que serei atendida, porque tens o imenso poder para nos ajudar, por isso, durante 7 dias seguidos irei publicar essa oração, na certeza de que o meu pedido será atendido. Também, divulgarei o seu poder a todos os que não a conhecem.

      Mas, querida mãe Iemanjá, remova todos os obstáculos de tudo o que estiver atrapalhando nossa felicidade: a minha e a dele [ej]. Eu desde já a agradeço rainha Iemanjá, pelo lindo presente que vou brevemente receber, que é o amor dele de volta e, desta vez, de uma maneira especial e duradoura!
      Que assim seja! Com sua ajuda e proteção

      Salve mãe Iemanjá, Odó Iyà!

      Excluir
  12. Olá Badiu!

    Acompanhei a sua conversa com o Elieser.
    Vocês conseguiram configurar o fórum (Discussão única ou geral) uma vez que a Turma esta separada em Grupos? Como fizeram?
    Estou tentando configurar, mas ainda não consegui.

    Desde já agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucy,
      Me explica como é a configuração do seu fórum.

      1- Seu fórum é do tipo Pergunta e Resposta e além disso, há organização de grupos?

      2- Quando você refere que as postagens antigas não aparecem, quer dizer que o aluno só visualiza a postagem mais recente?

      3- Você já tentou alterar para o fórum do tipo geral?

      4- Qual é a versão do seu Moodle?

      A alternativa que a Eliezer encontrou não sei se aplica no seu caso. Me informa as configurações que vou analisar para ver.

      Excluir
    2. Oi Badiu!

      O "problema" é que para os fóruns de P e R, demora o tempo de 30min para que o aluno que postou uma atividade, possa visualizar as atividades dos outros.
      No Moodle mesmo tem uma mensagem informando isso. :)

      Obrigada mesmo assim pela disponibilidade de sempre.

      Atenciosamente,

      Lucy Cavalcante.

      Excluir
  13. Olá Badiu, seus posts sempre me salvam!!! Agora meu problema é o seguinte. No meu curso há 40 grupos. Mas eu não quero abrir 40 fóruns. Quero abrir um fórum para cada 5 grupos. Tem jeito? No total eu ficarei com 8 fóruns iguais. Pode me ajudar?
    Abraços
    Juliana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juliana,
      Neste caso o que vai te salvar certamente será o agrupamento.
      1- Ative o agrupamento
      2- Crie um agrupamento para cada cada 5 grupos
      3- Vincule um fórum para cada agrupamento

      Ainda não tem nenhum post sobre agrupamento para lhe indicar. Faça pesquisa sobre agrupamento.

      Excluir
  14. PARABÉNS!!! VOCÊ É D+!!!!!

    ResponderExcluir
  15. Pessoal, estou com problema no fórum aqui.
    Várias postagens de alunos, simplesmente sumiram do Moodle, já busquei na BO direto no PhPMyamin, e não achei poste nenhum mencionado pelos alunos em questão! Alguém já teve esse impasse? E acjhou alguma solução? Tomara ache alguma luz por aqui!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esqueci: a Versão é Moodle 2.6 e hospedado na KingHost

      Excluir
    2. Carlos,
      Você não é a primeira pessoa que registra esse tipo de situação.
      Para entender melhor a situação, segue algumas questões:

      1) Você já analisou o log na tabela mdl_log. Não há nenhum registro com ação delete post?

      2) Sumiram registro no fórum de alguns alunos pontuais ou todos os registro do fórum de um determinado curso?

      Excluir
  16. Olá, estou com um problema no fórum de uma única discussão simples.
    Tenho 5 grupos, gostaria de saber como faço pra vincular o fórum aos grupos. Não entendi a explicação no texto acima.

    Desde já, obrigada!

    ResponderExcluir
  17. Olá Pessoal estou com um pequeno problema, a baixo do nome do curso esta parecendo as atividades e prazos a serem feito. como faço para tirar.

    ResponderExcluir
  18. Olá Pessoal estou com um pequeno problema, a baixo do nome do curso esta parecendo as atividades e prazos a serem feito. como faço para tirar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Weslei,
      Não estou conseguindo visualizar o problema que você menciona. Poste um print de tela, explicando com mais detalhe o problema

      Excluir
    2. É que esta aparecendo o nome do curso na pagina inicial do aluno e logo abaixo esta aparecendo um breve aviso das tarefas que o professor postou e suas datas. eu que retirar este aviso so deixar a penas o nome do curso para o aluno clicar.

      Não estou conseguindo enviar o print

      Excluir
    3. Public o print em algum ftp e me passe o url ou então me passe pelo meu e-mail: linovazmoniz@gmail.com

      Excluir
    4. Weslei,
      Na página principal pode ser exibido lista de curso, categoria de curso entre outros.
      Nunca vi isso que vc está mostrando, mas como o Moodle é grande, muito coisa pode acontecer. Sugiro você reveja a configuração da página principal.
      Se não for algo de configuração, pode ser uma funcionalidade do thema. Neste caso, sugiro alterar o thema para thema padrão do Moodle para ver se volta ao normal.

      Excluir
  19. Lino,

    Por onde começo para criar o script em PHP para criar o mesmo fórum para vários grupos?


    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dê uma olhada nesse link na comunidade Badiu e veja as alternativas para replicar cadastro de fórum do Moodle com programação PHP
      http://comunidade.badiu.com.br/mod/forum/discuss.php?d=239

      Excluir
  20. Olá!

    A plataforma que sou admin, está estruturada em vários grupos, em que os alunos não devem visualizar os posts de outros grupos. Conforme comentários acima, criei um fórum geral com vários tópicos relativo à cada grupo.

    Entretanto, o aluno consegue criar novos tópicos dentro de seu grupo e isso não é interessante. Verifiquei as permissões de aluno e desmarquei a opção dele "Acrescentar notícia", "Adicionar questão", mas continue permitindo que o aluno crie novos tópicos.

    Alguém sabe como resolver isso?

    Att.,
    Getulio Cassemiro

    ResponderExcluir
  21. Bom dia.

    Gostaria de saber como tiro a permissão de professores de um polo veja o fórum de professores de outros polos.
    Quero que fique igual a dos alunos , aluno de um polo não visualiza fóruns de outros polos e nem outros conteudistas.
    Como faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto a questão de separar conteúdo do curso por polo e perfil do tutor por polo, em que cada polo é um grupo no curso, dê uma olhada no post da comunidade Badiu nesse link: http://comunidade.badiu.com.br/mod/forum/discuss.php?d=293

      Excluir
  22. Olá pessoas
    Quero compartilhar esse testemunho com você
    Fui testado HIV POSITIVO com contagem de CD4 de 90 e separado com meu ex e não estava em um relacionamento por 4 anos
    Eu tinha decidido permanecer solteira e me concentrar na minha carreira e crescimento futuro, então o HIV vem ao longo de 4 anos de linha, isso foi um choque e um golpe e foi colocado em medicamentos imediatamente
    Aprendi que não podemos nos deter o porquê, como e quando já está aqui conosco, então eu aceitei isso como minha cruz
    Um dia fiel, encontrei um depoimento publicado por uma cynthia adams de como o Dr. Muli Jonathan a curou de viúvo dentro de um mês de tomar sua tradicional medicina herbal africana
    Eu não tinha escolha, eu entrei em contato com ele
    Depois de administrar sua droga erval por 14 dias, decidi verificar minha contagem de CD4 para saber se a droga está funcionando
    Descobri que meu CD4 era 810
    Eu continuei com a droga por mais 14 dias fazendo 21 dias
    Hoje sou uma mulher feliz porque posso dizer com firmeza que sou HIV NEGATIVO
    Tudo graças ao Dr. Muli Jonathan. Ainda há um futuro excelente para todos que estão infectados. Por favor, não morra em silêncio
    Estou testemunhando hoje porque prometi-lhe que o anunciarei ao mundo se ele puder me curar do Hiv.
    Entre em contato com o Dr. Muli Jonathan neste e-mail: mulijonathanherbal@gmail.com
    Call / whatsapp: +2349038544302
    SITE: https://mulijonathanherbalhome.yolasite.com

    ResponderExcluir
  23. BOM DIA PARA VOCE, EU QUERO AJUDAR QUE VOCÊ ENTENDE O SISTEMA DE MERCADO DE STOCK
    E COMO FUNCIONA EM DIFERENTES PLATAFORMES, O MERCADO DE OPÇÃO CONHECIDO COMO "BINÁRIO
    COMÉRCIO ", FOREX E CDF ,,, OUTROS, VOCÊ APRENDERÁ COMÉRCIO E FAZER LUCRO E
    POR FAVOR POSSO AJUDAR-LHE COM AS INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS. SE APENAS
    VOCÊ ESTÁ DISPONÍVEL PARA APRENDER E AUMENTAR A SUA GESTÃO

    Contactio ;Eric Loeb

    Alwayscontactericloeb@gmailcom

    ResponderExcluir
  24. Suplementos de ervas existem há milhares de anos e podem ser rastreados durante várias culturas diferentes. Por enquanto. As ervas agora são usadas para curar diabetes, herpes, dor crônica, asma, azia, dor de garganta, câncer e até mesmo o HIV. Eu amo muito ervas. Na maioria das vezes, injeção e drogas são apenas uma perda de tempo. Fui curada do HIV no ano passado com o uso de ervas, sofri do HIV por 13 anos, mas com a ajuda do DR. Freeman Osas medicina erval, eu estava curado dentro de algumas semanas de usar as ervas que ele me enviou através do serviço de entrega de correio. Eu não sei o tipo de problema de saúde que você está enfrentando agora, mas eu lhe assegurei que você vai se curar se você contatar o Dr. Freeman Osas e explicar o seu problema para ele, que os problemas serão resolvidos dentro de poucas semanas. Osas através do seu endereço de e-mail: drosasherbalhome@gmail.com ou chegar até ele através do número WHATSAP +2349035428122

    ResponderExcluir
  25. precisa de financiamento?



    A? Gostaria de saber se você se beneficiou do financiamento não reembolsável lançado pelo ministério.
    Em colaboração com a ONU da França, o ministério lançou a doação
    em colaboração com a ONU da França e da qual mais cidadãos devem se beneficiar da quantia que você
    O benefício da ação varia de 5.000 a 65.000.000, dependendo do projeto que você deseja executar.

    entre em contato comigo no meu endereço de e-mail; lucio.meno1@gmail.com

    ResponderExcluir
  26. oferta presto entre privacidade e seriedade



    Você não precisa de um banco antes de obter um empréstimo em condições favoráveis. Você precisa
    financiamento para a sua casa, para o seu negócio, para a compra de carros, para a compra de motocicletas, para
    criando seu próprio negócio para necessidades pessoais mais dúvidas.

    E-mail: castanoy052@gmail.com

    ResponderExcluir
  27. Comprar passaporte ielts, toeic, toefl (ieltsmasters247@gmail.com), cartões de identidade, vistos, carta de condução, certidões de nascimento, certidões de casamento e.t.c
    Você está tentando mudar sua nacionalidade? você precisa de documentos de trabalho? voce quer viajar você precisa de papéis que não pode ter? Se sim, você está no lugar certo, na hora certa.
    Tenha uma segunda chance na vida com uma nova identidade, proteja sua privacidade, contorne a verificação de antecedentes criminais, recupere sua liberdade. Somos produtores únicos de documentos de cidadania autênticos e falsos autênticos e de alta qualidade, como passaportes, carteiras de motorista, carteiras de identidade, carimbos / adesivos Visa, autorização de residência, vistos falsos, diplomatas falsos / diplomas escolares e meus outros documentos para países como: EUA, CANADÁ, REINO UNIDO, SCHENGEN COUNTRY / EUROP COUNTRY… ENS, CHINA, JAPONÖ. para refugiados, candidatos a emprego, viajantes, turistas, imigrantes e outros. Interessado, encontre o contato abaixo e faça seu pedido. Temos as melhores máquinas de hologramas e duplicações Com milhares de documentos circulando pelo mundo.

    E-mail ... (ieltsmasters247@gmail.com)

    Suporte geral ... (professionaldocuments5@gmail.com)

    WhatsApp .... + (237) 673215039

    Assistência geral .... + 1 (567) 2818977

    ResponderExcluir
  28. Apenas algumas semanas atrás, vi um comentário sobre o Dr.Azaka Solution Temple, alguém falando sobre como ele a ajudou em seu relacionamento. Também o contatei porque estava enfrentando o mesmo problema no meu relacionamento. Hoje, posso recomendar corajosamente o Dr.Azaka Solution. Temple para alguém que também está enfrentando um rompimento em seu relacionamento para entrar em contato com ele para obter ajuda hoje, porque ele me ajudou a restaurar meu relacionamento de volta ao normal. Aqui estão os detalhes de contato: Azakaspelltemple4@gmail.com ou whatsapp ele +1(315)316-1521, obrigado senhor Deus os abençoe.

    ResponderExcluir
  29. Meu testemunho de maravilhas de milagre de vida, como eu consegui uma caixa muito poderosa que agora dobra meu dinheiro de cem para mil em 24 horas, e também como eu consegui meu ex-amante de volta, o principal motivo pelo qual entrei em contato com a Dra. Lomi para obter ajuda foi por para eu voltar meu ex-amante, então ele me ajuda com seu poderoso poder de trazer de volta meu ex-amante, e ela me ama e me estima agora, então eu e a Dra. Lomi nos tornamos amigos, depois de alguma conversa eu pergunto a ele se há uma maneira ele pode fazer um feitiço para eu conseguir dinheiro, foi quando ele me contou sobre essa caixa mágica, ele me disse que existem diferentes tipos e tamanhos de caixa, ele me disse todos os tipos de caixa, eu só poderia pagar o menor da caixa, após a oração necessária que ele faz na caixa, ele me manda através de um serviço de entrega, ele me disse que eu deveria colocar dinheiro dentro, coloquei dentro da caixa 100 euros depois de 24 horas descobri que eram 10 mil euro dentro, e tenho usado a caixa por 7 meses agora, eu e meu noivo estamos vivendo a melhor vida, se você precisar b ack seu amante ou dinheiro soletrar entre em contato com o Dr. Lomi no e-mail: lomiultimatetemple@gmail.com ou número WhatsApp +2349034287285 você também pode escrever para ele via Snapchat Nome de usuário: drlomi20 ele vai te ajudar, obrigado por ler

    Atenciosamente Gerd Ulrich

    ResponderExcluir
  30. Olá, adoraria apresentá-lo ao comércio de opções binárias, é uma forma realmente lucrativa de ganhar uma renda consistente semanalmente com apenas um pequeno investimento e não requer nenhuma experiência, você estaria interessado ... Me adicione no Whatsapp +13045044292 ou e-mail : livetrading3602@gmail.com

    ResponderExcluir
  31. Sou Sandra form, USA. Depois de 7 anos de casamento, eu e meu marido brigamos até que ele finalmente me deixou e se mudou para a Califórnia no mês passado para ficar com outra mulher. Senti que minha vida havia acabado e meus filhos pensei que nunca mais veriam o pai, tentei ser forte apenas para as crianças, mas não consegui controlar as dores que atormentam meu coração todas as noites, meu coração estava cheio de tristezas e dores porque eu estava realmente apaixonada pelo meu marido, Cada vez que penso nele e sempre desejo que ele volte para mim, eu estava muito chateada e precisava de ajuda, então procurei ajuda online e me deparei com um site que sugeria que o Dr. Fayosa pode ajudar a conseguir ex-costas rapidamente. Senti que deveria tentar, entrei em contato com ele e ele me disse o que fazer e eu fiz de tudo então ele fez um feitiço de amor para mim, 48 horas depois, assim como o Dr. Fayosa disse que meu marido me ligou e disse que sentia saudades eu e as crianças tanto, tão incrível que ele disse que vai voltar para casa no dia seguinte, com muitos de amor e alegria e ele se desculpou por seu erro e pela dor que ele causou a mim e aos filhos, A partir daquele dia nosso casamento ficou mais forte do que era antes, Tudo graças ao Dr. Fayosa ele é tão poderoso e eu decidi compartilhar minha história na internet de que o Dr. Fayosa é um lançador de feitiços realmente poderoso que sempre rezarei para viver muito para ajudar seus filhos em tempos de dificuldade, se você está aqui e precisa de seu Ex de volta ou seu marido mudou-se para outra mulher, faça não chore mais, entre em contato com este poderoso lançador de feitiços agora. Aqui está o texto de contato dele ou ligue para o Dr. Fayosa Com (Fayosasolusionhome@gmail.com) ou diretamente no Viber ou no Whatssapp +2348151918774

    ResponderExcluir
  32. O amor é lindo quando você tem alguém com quem compartilhá-lo 💝💝 Dr Ekpen ogiogun é um lançador de feitiços muito genuíno e um homem muito único e poderoso de sabedoria. Não consegui engravidar porque tive problemas de fertilidade. Meu marido se divorciou de mim por causa disso. Eu estava tão preocupada e sempre chorando e até pensando em me suicidar, mas uma amiga minha me apresentou a um grande homem chamado Dr Ekpen ogiogun que também a ajudou com seu problema. Ela me deu seu e-mail e eu entrei em contato com ele e expliquei tudo para ele. Ele me garantiu que ele vai me ajudar e eu não deveria me preocupar. O Dr. Ekpen ogiogun trouxe de volta alegria à minha vida e à minha família, trazendo meu marido de volta para mim com seus poderes espirituais, fazendo-me engravidar, curando o câncer de minha irmã, também curando o vírus hiv do meu primo com seu especial poderes, e ele também fez meu meio-irmão ganhar na loteria de 2 milhões de dólares. Dr Ekpen ogiogu  é realmente um homem talentoso, incrível e muito bom que realmente sabe como fazer seu trabalho melhor e se não fosse por ele, o que minha vida se transformaria? Dr Ekpen ogiogun muito obrigado e eu nunca vou parar de falar sobre seus grandes feitos. Palavras não podem expressar o bem que você fez por mim e minha família e acredito que nem mil palavras serão suficientes para descrever seus bons grandes trabalhos. Se você está precisando de alguma ajuda espiritual, por que não correr para o Dr. Ekpen ogiogun? basta entrar em contato com o Dr Ekpen ogiogun em seu e-mail: (ekpenogiogunspellcaster@gmail.com) E ele irá ajudá-lo. Dr Ekpen ogiogun é inofensivo, seguro e confiável, então entre em contato com ele agora e obtenha sua solução. Obrigado Dr Ekpen ogiogun. ekpenogiogunspellcaster@gmail.com ou seu número de Whatsapp. +2347045604010

    ResponderExcluir
  33. O amor é lindo quando você tem alguém com quem compartilhá-lo 💝💝 Dr Ekpen ogiogun é um lançador de feitiços muito genuíno e um homem muito único e poderoso de sabedoria. Não consegui engravidar porque tive problemas de fertilidade. Meu marido se divorciou de mim por causa disso. Eu estava tão preocupada e sempre chorando e até pensando em me suicidar, mas uma amiga minha me apresentou a um grande homem chamado Dr Ekpen ogiogun que também a ajudou com seu problema. Ela me deu seu e-mail e eu entrei em contato com ele e expliquei tudo para ele. Ele me garantiu que ele vai me ajudar e eu não deveria me preocupar. O Dr. Ekpen ogiogun trouxe de volta alegria à minha vida e à minha família, trazendo meu marido de volta para mim com seus poderes espirituais, fazendo-me engravidar, curando o câncer de minha irmã, também curando o vírus hiv do meu primo com seu especial poderes, e ele também fez meu meio-irmão ganhar na loteria de 2 milhões de dólares. Dr Ekpen ogiogu  é realmente um homem talentoso, incrível e muito bom que realmente sabe como fazer seu trabalho melhor e se não fosse por ele, para que minha vida se transformaria? Dr Ekpen ogiogun muito obrigado e eu nunca vou parar de falar sobre seus grandes feitos. Palavras não podem expressar o bem que você fez por mim e minha família e acredito que nem mil palavras serão suficientes para descrever seus bons grandes trabalhos. Se você está precisando de alguma ajuda espiritual, por que não correr para o Dr. Ekpen ogiogun? basta entrar em contato com o Dr Ekpen ogiogun em seu e-mail: (ekpenogiogunspellcaster@gmail.com) E ele irá ajudá-lo. Dr Ekpen ogiogun é inofensivo, seguro e confiável, então entre em contato com ele agora e obtenha sua solução. Obrigado Dr Ekpen ogiogun. ekpenogiogunspellcaster@gmail.com ou seu número de Whatsapp. +2347045604010

    ResponderExcluir
  34. Ganhei $ 7.000.000 (Sete Milhões de Dólares) na loteria powerball, tomei um conselho de alguém que falou sobre esse grande lançador de feitiços chamado Priest Salami, a pessoa colocou um testemunho em um blog agradecendo ao Priest Salami sobre como ele o ajudou a ganhar na loteria enviando ele o número vencedor, eu estava curioso e pensei que era tudo brincadeira até que eu entrei em contato com este lançador de feitiços para saber por mim mesmo como isso funciona porque eu gastei muito comprando ingressos e nunca ganhei nada. Entrei em contato com ele e ele me disse o que precisava ser feito e eu fiz isso e ele me disse para esperar 2 dias, ele lançará o feitiço nos números vencedores e os enviará para mim para jogar e realmente ele me deu o vencedor números para jogar depois de 2 dias trabalhando nos números da sorte, você acredita que meu nome foi o primeiro entre os vencedores depois de jogar. Ele me disse (meu filho tudo que eu preciso que você faça por mim é se certificar de que você compartilhe este testemunho com outras pessoas para que elas também possam ganhar na loteria e reduzir a pobreza. Então é por isso que estou compartilhando este testemunho com todos que se você quero ganhar na loteria esta é a maneira como as dicas on-line não podem ajudá-lo, Priest Salami é a única resposta para o seu problema de ganhar na loteria porque este é um grande presente para mim. Entre em contato com Priest Salami hoje e ganhe na loteria como eu Priest Salami e-mail é purenaturalhealer@gmail.com ou WhatsApp +2348143757229

    ResponderExcluir
  35. Olá, não posso esconder este grande testemunho que acontece na minha vida, vou adorar que todos saibam, é por isso que sempre continuarei compartilhando meu testemunho para todos no fórum sobre como esse grande e poderoso lançador de feitiços chamado Dr Aluya, me ajude trazer de volta meu marido que me deixou há nove meses por outra menina e também me ajudar a engravidar dele, foi uma grande surpresa para mim porque eu nunca acredito que vou recuperá-lo e também engravidar, porque nós nos casamos desde mais de sete anos, mas não pudemos ter um bebê mais tarde meu marido começou a me trair, e me deixou por outra garota, isso parte meu coração eu estava confuso eu não faço o que fazer todos os dias eu choro e choro eu tento todo o meu melhor possível recuperá-lo, mas não consegui, entrei em contato com algum lançador de feitiços, mas eles não conseguiram resolver meu problema até que um amigo meu me apresentou a esse grande e poderoso lançador de feitiços, entrei em contato com ele e ele disse que me ajudamos, mas foi o melhor surpresa para mim meu marido que me deixou desde nove mês atrás, voltou para mim dizendo que eu deveria perdoá-lo e eu consegui engravidar para ele foi como um sonho para mim foi apenas o trabalho manual deste poderoso lançador de feitiços. conselhos se você tiver algum tipo de problema ou dificuldades que estão te atrapalhando na vida é você entrar em contato com esse poderoso lançador de feitiços que pode te ajudar a resolver seu problema, pois ele me salva.

    Entre em contato com ele no whatsapp hoje para qualquer tipo de problema +2347031846539
    E-mail; doctoraluyaspellofficial@gmail.com

    ResponderExcluir
  36. Este é um testemunho que vou dizer a todos para ouvir. eu sou casada há 4 anos e no quinto ano do meu casamento, outra mulher teve um feitiço para tirar meu amante de mim, então meu marido me deixou e as crianças e sofremos por 2 anos até que eu quis dizer um post onde este homem Dr.Ibinoba ajudou alguém e eu decidi dar-lhe uma chance para me ajudar a trazer meu adorável marido para casa e acredite em mim acabei de enviar minha foto para ele e para o meu marido e depois de 48 horas como ele me disse, eu vi um carro entrar na casa e eis que era meu marido, ele voltou para mim e para as crianças. você. Entre em contato com ele no WhatsApp: +2348085240869,E-mail: dromionoba12@gmail.com

    ResponderExcluir
  37. Atenção a todos:
    Sou Fiona, meu marido ameaça se divorciar de mim se eu ousar questioná-lo sobre me trair. E ele saiu de casa por 3 anos, encontrei contato com o Dr. Ogundele, um poderoso feiticeiro, este homem trouxe meu marido de volta para mim em 24 horas com seus poderes. Eu disse a ele que continuaria compartilhando seu nome porque encontrei alguém falando sobre ele antes de entrar em contato com ele, se precisar de algum tipo de ajuda, entre em contato com o Dr. Ogundele no WhatsApp: +27638836445. E-mail: ogundeletempleofsolution@gmail.com. Há paz no meu casamento novamente, obrigado senhor.

    ResponderExcluir
  38. Olá a todos, eu sei que alguém está lendo isso, meu nome é Dena Osco de Leicester City UK, quero compartilhar um ótimo trabalho de um lançador de feitiços chamado Dr Ibinoba Omion. Meu marido e eu tivemos uma briga que levou ao nosso divórcio, mas quando ele me deixou uma parte de mim foi embora com ele e eu fiquei muito triste e chorei o dia e a noite. eu estava procurando algo online quando vi pessoas testemunhando seu ótimo trabalho e decidi tentar, fiz tudo o que me disseram para fazer e ele me garantiu que depois de 48 horas meu marido voltaria para mim, depois da minha surpresa um carro parou na frente da minha casa e era meu marido, estou muito feliz até hoje. Entre em contato com o Dr. ibinoba hoje, pois ele também pode ajudá-lo com qualquer dúvida que possa ter. Entre em contato com ele em dromionoba12@gmail.com OU WhatsApp para ele +2348085240869 e acredito que ele também não o decepcionará.

    ResponderExcluir
  39. Graças a Deus pelo que ele usou o feitiço do Dr. Aluya para fazer por mim, ele trouxe de volta meu amante de 5 anos. Nós nos separamos desde 2018 devido a problemas no casamento, mas agora tenho meu amante de volta para mim imediatamente, entrei em contato com o Dr. Aluya e ele fez seu trabalho para mim e agora meu casamento está em boa forma com paz e alegria (WhatsApp +2347031846539) ele está disposto a prestar qualquer tipo de ajuda a você,

    * Feitiço de amor 💖
    * Relação de recuperação
    *Problema espiritual
    *Causa vencida
    *Fruto do ventre
    *Solução de doença
    *Posto de escritório
    *Solução de loucura
    *Maldição familiar
    *Ex costas
    * Feitiço de loteria
    * Feitiço de boa sorte
    * Feitiço financeiro
    * Feitiço de sucesso
    * Feitiço Case-se comigo
    * Feitiço de divórcio
    * Feitiço de carreira
    * Feitiço de trapaça
    Além disso, contate-o para fitoterapia / cura via WhatsApp: +2347031846539, e-mail: draluyaherbalcure@gmail.com
    Página do Facebook:- https://www.facebook.com/profile.php?id=100063733922354
    Site: http://draluyaherbalcure.wordpress.com.

    ResponderExcluir