terça-feira, 22 de março de 2016

Incluir atividades sem nota no cálculo da nota final do curso na Plataforma Moodle

A configuração do peso da nota final evita que o aluno fique aprovado ao realizar a primeira atividade avaliativa.

Se no curso há duas atividades avaliativas, ambas valendo 10,  pela configuração padrão do Moodle, a nota final é a média das atividades com registro de nota. Sendo assim, se o aluno tiver nota 8 na primeira atividade, automaticamente é lançada nota 8 na nota final do curso. Quando ele realizar a segunda avaliação, a nota final é alterada compondo a média com a segunda atividade. Então se o aluno tiver nota 2 na segunda avaliação, a média da nota final será 5.

Continue a leitura deste post no fórum da comunidade Badiu:
http://comunidade.badiu.com.br/mod/forum/discuss.php?d=238

domingo, 20 de março de 2016

Produzir um banco de questão na Plataforma Moodle

Na Plataforma Moodle é possível montar um banco de questão que envolve os seguintes atores: elaborador e revisor. O elaborador produz a questão e o revisor analise e aprova.

A estrutura nativa do Moodle não possibilita efetuar essa organização de forma estruturada. Mas é possível fazer um arranjo de configuração de contexto e permissão que possibilita isso. Vamos imaginar a seguinte situação. Temos 5 revisores e 50 produtores de questão. Cada revisor cuida de revisar questões produzidas por 10 elaborador. O trabalho de cada revisor deve ser isolado um do outro. O mesmo se aplica no trabalho de cada elaborador. 

Para atender essa situação no Moodle, é necessário configurar o Moodle com os seguintes requisitos:

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http://comunidade.badiu.com.br/mod/forum/discuss.php?d=237

segunda-feira, 4 de maio de 2015

Plugin do Moodle sobre Grade Curricular

O plugin Badiu Grade Curricular foi lançado no Moodle Moot 2015. Trata-se de um plugin de inscrição da Plataforma Moodle que libera acesso ao curso se o aluno tiver nota de aprovação no curso definido como pré-requisito. Isso possibilita montar uma trilha de aprendizagem, ou seja, um plano de aprendizagem em que o aluno só avança no próximo curso se fizer o curso anterior.

Continue a leitura deste post nesse link: http://moodleeduc.badiu.com.br/?p=283

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Quantidade de Log na Base do Moodle


    O tamanho do moodle pode ser medido pela quantidade de log gravada na base de dados. A quantidade de log representa  a carga de acesso. Cada acesso equivale a um clique do usuário no ambiente do Moodle.

    Para extrair relatório sobre a quantidade total de log do site Moodle, siga os seguintes passos:

1°  Passo – Acesse o  Moodle
 Acesse o Moodle com a senha do administrador


2°  Passo – Acesse o relatório de log site
    No bloco administração do site navegue em Relatório/Log como mostra a figura abaixo.






  Feito isso, será aberta a página de log  no contexto global do sistema Moodle, como mostra a figura abaixo.


    Está página mostra o formulário de filtro do log.

3°  Passo – Tirar filtro de data

    O formulário de filtro já vem com o campo data preenchido. É necessário tirar o filtro da data para consultar  a quantidade total de registro de log que ocorreu desde que o Moodle foi instalado.  Para tirar o filtro da data, selecione  opção Todos os dias como mostra a figura abaixo. 



4°  Passo – Processar pesquisa
    Tirando o filtro de data, clique no botão Obter estes logs, como mostra a figura abaixo.



Feito isso, será retornado o total de registro filtrado no inicio da tela.  Na tabela será exibido parte dos dados e resto é paginado, como mostra a figura abaixo. 



A informação que vem no inicio da tabela  é o que nos interessa.  Como ilustra na figura acima, o  total de log está contornada com a linha vermelha. É o texto “ Mostrando 26492 registros”. Neste Moodle há um total de 26.492 registros.  O procedimento de filtro mostrado aqui vale para versões 1.9.x e 2.x do Moodle.

O  registro de log representa praticamente 80 a 90% de total dos dados gravados no banco. Uma forma simplificada de calcular o tamanho do banco de dados do seu Moodle é considerar que cada 1 milhão de log equivale a 1GB.

    Grande parte dos relatórios gerencias tem como fonte de dados a tabela de log. Digamos assim que a massa de dados do log é a matéria-prima para extração de relatórios. O sistema Badiu GMoodle use a tabela de log para extrair os relatórios gerenciais do Moodle.
  
    Bem, agora você já sabe qual é o tamanho do seu Moodle. Se o seu site Moodle estiver muito lento, dê uma olhada no tamanho do log. Se há muitos registros de log, você precisa dar uma turbinada no seu banco de dados.

terça-feira, 12 de junho de 2012

Mudar Tema do Curso no Moodle

 No Moodle é possível ter uma interface gráfica distinta para cada curso. A interface de configuração do curso possibilita escolher um tema diferente para cada ambiente do curso.

Na Plataforma Moodle, há uma configuração para alterar a interface gráfica de todo o site. O tema escolhido se aplica a todos os cursos. Para escolher um tema diferente a da configuração global no ambiente do curso, é necessário primeiro habilitar a personalização do tema em nível de curso na configuração global do Moodle. Em seguida,  efetuar a alteração do tema no ambiente do curso.

Para customizar o tema no ambiente do curso, siga os seguintes passos:

1°  Passo – Acesse o  Moodle

 Acesse o Moodle com a senha do administrador.

2°  Passo – Habilitar a Personalização do Tema para Curso
    A mudança do tema no ambiente do curso é possível desde que a configuração global esteja habilitada para isso. Para habilitar, vá no bloco de administração do site e navegue em: Aparência /Temas /Configurações de tema 
 

Feito isso, será exibida o formulário de configuração do tema. 


Ative a opção Permitir temas de cursos, como mostra  a figura abaixo. 

Como já deu para notar, esse formulário possibilita habilitar a configuração para customizar o tema ainda em nível de categoria de curso e também em nível do usuário.

2°  Passo – Mudar Tema do Curso
    Acesse o formulário de configuração do curso e mude o tema. Para isso, siga os seguintes passos:
a)    Acesse o ambiente de um curso com a senha do administrador ou do tutor. 

b)    Clique no link Editar configurações no bloco de administração do curso. 

 Na versão 1.9, clique no link Configuração. Geralmente o texto do link muda.  Depende da tradução que foi feita.

c)    No formulário de configuração, no bloco configuração geral, localize no final a opção Forçar Tema. Essa opção só aparece se a personalização do tema estiver habilitado na configuração global do site,  como define o 1° passo.  Selecione uma das opções do tema na caixa de seleção. 


d)    Vá até o final do formulário, clique no botão Salvar mudanças  para gravar  a alteração. 


Após seguir os passos de configuração, acesse o ambiente do curso em que alterou o a interface gráfica para verificar se a mudança foi efetivada.

A vantagem dessa  configuração  é que cada curso pode ter seu próprio layout. Por outro lado, o tutor/professor terá a liberdade de escolher o designer (ente os temas existentes) mais apropriado para o curso.

sábado, 2 de junho de 2012

Projeto sobre Avaliação Quantitativa do Fórum do Moodle

Este post tem por objetivo compartilhar um projeto de desenvolvimento sobre a  avaliação quantitativa do fórum do Moodle. Redigi esse projeto em junho de 2010 pela empresa Badiu sob demanda de uma Universidade. Não  chegou a ser  implementado. Esse projeto pode lhe ser útil uma vez que descreve as funcionalidades e alguns indicadores de avaliação quantitativa sobre a participação do aluno no fórum do Moodle.

Faça download do projeto em formato PDF

Sistema de  Avaliação do Fórum da Plataforma do Moodle

1- Objetivo
3- Justificativa
4 – Funcionalidades do Modulo   
4.1 Gerenciar  Indicadores   
4.2 Gerenciar Avaliação   
4.3 Rotina de Automatização de Nota   
4.4 Lançamento manual de nota    
5- Cronograma    
6- Licença de Uso e Propriedade Intelectual
7- Atualização    
8- Suporte   
9- Orçamento   



1- Objetivo
    Elaborar uma proposta orçamentária do módulo de Avaliação Quantitativa do Fórum da Plataforma Moodle.

2- Descrição

    Desenvolver um módulo que quantifique a participação no fórum do Moodle para auxiliar o tutor na avaliação dos alunos. A quantificação deve ser definida por meio de dois indicadores:
  • Quantidade de mensagem postada;
  • Data de postagem  em relação ao período da duração do fórum.
    A quantidade de mensagem postada indica a intensidade da participação do aluno. Quanto maior for a quantidade de mensagem maior é a intensidade da participação. 

    A distribuição das mensagens dentro do período de duração do fórum indica o grau de contribuição para o debate. Quanto mais próximo da data encerramento da atividade for a postagem menor é o grau de contribuição.  Por exemplo, o aluno que deixa tudo para última hora contribui menos para o debate e socialização já que a atividade será encerrada, pois os demais colegas não terão tempo para ler e comentar.
   
3- Justificativa
    O Fórum do Moodle possibilita apenas a avaliação de texto dissertativo. O professor/tutor lê o texto do aluno atribui uma nota. Não há uma interface amigável que possibilite avaliar o grau de participação e contribuição do aluno no debate.
    O desenvolvimento do software em questão possibilita ao tutor avaliar o aluno não só pelo conteúdo das mensagens postadas como também pela sua  participação /contribuição para o debate.

4 – Funcionalidades do Modulo

    O modulo avaliação será implementado no contexto do curso do ambiente Moodle da versão 1.9. Apenas os perfis tutor e administrador poderão gerenciá-lo.  Tecnicamente, podemos subdividir esse módulo em quatro  funcionalidades:

•    Gerenciar  indicadores;
•    Gerenciar avaliação;
•    Rotina de automatização de nota;
•    Lançamento manual de nota.

4.1 Gerenciar  Indicadores

    Gerenciar indicadores define as regras de avaliação automatizada. Isso será feita através da definição de um conjunto de parâmetros que definem qual nota será atribuída em função da quantidade de postagem no fórum e distância dessa postagem da data final da atividade. A tabela abaixa define um exemplo. No sistema isso será feita de forma dinâmica.


Exemplo de Regras de Avaliação
Nota
Critérios
10
se QMP >= 8 e 20% MP = 10 QDT
9
se QMP > =7 e 15% MP = 6 QDT
5
se QMP > =3 e 10% MP = 4 QDT


MP - Mensagem postada
QMP – Quantidade de mensagem postada
QDT – Quantidade de dias antes do termino da atividade 


    O exemplo na tabela acima diz que será aplicada nota 10 se o aluno participar com pelo menos 8 mensagem e se pelo menos 20% da participação for feita até  10 dias antes do termino da atividade. Essa instrução está na primeira linha, pois será primeira a ser executada. As instruções serão executadas seguindo a ardem. Caso uma instrução atender os critérios definidos, as demais não serão executadas.

4.2 Gerenciar Avaliação
    Gerenciar avaliação é a funcionalidade que cria uma avaliação em um curso vinculado a um determinado fórum. Ao criar a avaliação pode-se escolher um indicador na lista de banco de indicadores pré-definidos descrito no item 4.1. Isso não será necessário caso o lançamento de nota for manual. Os indicadores contêm regras para fazer cálculo automático sobre a participação objetiva de cada aluno no fórum.
     As avaliações criadas serão registradas no sistema de avaliação do Moodle como qualquer outra avaliação. O seu peso na nota final pode ser definida usando interface do sistema Moodle para cálculo manual de peso.

4.3 Rotina de Automatização de Nota
    Para automatizar a rotina de processamento de nota, será necessário desenvolver um recurso cron que será agendado para processar em segundo plano. A rotina de processamento faz uma varredura na base de dados do fórum e atualiza a tabela de nota com base nos indicadores definidos no item 4.1.

4.4 Lançamento manual de nota
    O sistema de avaliação deve fornecer opção de lançamento manual da nota. Neste caso  haverá uma interface gráfica em que o tutor visualiza a participação do aluno sobre a quantidade de mensagem postada e distribuição dessas mensagens dentro do período em que o fórum ficou disponível. Nesta caso, não será necessário criar uma avaliação adicional. O tutor faz acréscimo ou decréscimo na nota do fórum em função do grau de participação do aluno no final da atividade.

5- Cronograma
   

Atividade/Mês
Mês I
Mês II
Mês III
Mês IV
Levantamento/Homologação de requisitos
x



Codificação de gerenciador indicadores - Item 4.1
x
x


Codificação de gerenciador avaliação -  Item 4.2

x
x

Codificação de rotina de automatização de nota -  Item 4.3


x

Codificação de lançamento manual de nota - Item 4.4



x
Documentação



x
Instalação



x
Teste



X


6- Licença de Uso e Propriedade Intelectual
    A Plataforma Moodle é licenciado como software livre. Sendo assim, qualquer modulo desenvolvido para ambiente Moodle que utiliza de parte do código ou componente do Moodle deve ser distribuído na mesma modalidade do licenciamento do Moodle. Sendo assim, o módulo de avaliação em questão deve ser licenciado como software livre assim como o Moodle já que utiliza de componentes e bibliotecas do sistema Moodle.
    A propriedade intelectual desse software deve ser compartilhada entre o cliente que encomendou e a empresa que desenvolveu. A co-autoria do cliente se assegura na logística pedagógicas de EaD que originou a demanda do software. Já a co-autoria da empresa desenvolvedora é sobre o domínio tecnológico que possibilitou transformar a demanda em software.
    Qualquer distribuição do software deve conter informações sobre a identidade e contato dos dois co-autores.

7- Atualização
    Esse sistema está sendo desenvolvido para versão 1.9 da Plataforma Moodle. A cada semestre sai uma nova atualização do Moodle. As novas versões nem sempre conservam a compatibilidade com as versões anteriores. Sendo assim, poderá ser necessário atualizar o módulo de avaliação em caso de incompatibilidade com futuras versões de Moodle. Eventuais atualizações serão implementadas mediante uma nova proposta orçamentária.

8- Suporte
    Após a instalação, será garantida três meses de suporte para ajustar ou corrigir as falhas oriundo do desenvolvimento. Nesse período, o cliente deve mapear todas as possíveis falhas e monitorar se o software que encomendou foi exatamente o que lhe foi entregue.  Passando dessa data, o suporte só poderá ser prestado mediante o contrato de manutenção.

9- Orçamento

Funcionalidade/Recursos
Referência
Valor
Gerenciador de Indicadores 
Item 4.1
--------------
Gerenciador de Avaliação  
Item 4.2
--------------
Rotina de automatização de nota 
Item 4.3
--------------
Lançamento manual de nota 
Item 4.4
--------------
Documentação
Documentação do usuário seguindo o padrão do Moodle
--------------
Instalação/Teste
 Teste para verificação de erros
--------------
Total
--------------

Bloquear Edição dos Campos do Perfil do Usuário no Moodle

     A plataforma Moodle possibilita desativar os campos do perfil para que o usuário não faça edição dos dados. Para bloquear a edição dos campos padrão do perfil,  siga os seguintes passos:

1°  Passo – Acesse o  Moodle
 Acesse o Moodle com a senha do administrador

2°  Passo – Acesse o Gerenciamento de Autenticação
No bloco Administração de site navegue em:

Módulos/Autenticação/Gerenciar Autenticação


 
Isso é para versão 2.* do Moodle. Se estiver usando a versão 1.9.* o caminho é:
Usuário/Autenticação/Gerenciar Autenticação.

Ao clicar no link Gerenciar autenticação,  será aberta a página de gerenciamento do plugin de autenticação,  como mostra a figura abaixo. 



3°  Passo – Escolha o plugin de autenticação

Como mostra a figura acima, há vários plugins de autenticação cadastrados no Moodle. Esse tipo de plugin faz gerenciamento de cadastro e autenticação do usuário. Faça a configuração dos plugins que estão  habilitados.  Caso mais de um plugin estiver habilitado, configure cada um.

Para efeito de demonstração, vamos efetuar a configuração do plugin de autenticação manual. Esse plugin já vem habilitado na instalação do Moodle.

Clique no link Configuração do plugin  Contas Manuais como mostra a figura abaixo. 

 Feito isso, será exibido o formulário de configuração dos campos padrão do perfil, como mostra a figura abaixo. 


 4°  Passo – Bloquear edição dos campos do perfil

Ative a opção bloqueio nos campos que deseja desativar a edição. Para cada campo do perfil, há três opções:

  •  Desbloqueado – Possibilita  ao usuário efetuar edição. Essa opção já vem ativada por padrão.
  •  Desbloqueado se vazio - Possibilita ao usuário efetuar edição caso estiver vazio, ou seja, se ainda não for preenchido.
  • Bloqueado – Desativa a edição para o usuário. Apenas o administrador poderá efetuar edição.

Para efeito de demonstração, vamos fazer o bloqueio do campo nome. Selecione a opção bloqueado na caixa de seleção do campo nome.


5°  Passo – Salvar alterações
Desça a barra de rolagem até o final e localize o botão Salvar mudanças. Clique nesse botão para gravar as configurações.

Isso é tudo que você precisa para impedir os usuários de alterarem os dados do perfil como nome, sobrenome, e-mail etc. Caso estiver usando campos personalizados gerados pelo formulário de cadastro dos campos do perfil, o controle edição é configurado no próprio formulário de gerenciamento dos campos do perfil.

    Para testar, acesse o Moodle com a senha de um aluno. Tente editar o perfil. Caso os campos que efetuou bloqueio de edição aparecerem desativados, é sinal que configuração funcionou.