Este post tem por objetivo compartilhar um projeto de desenvolvimento sobre a avaliação quantitativa do fórum do Moodle. Redigi esse projeto em junho de 2010 pela empresa Badiu sob demanda de uma Universidade. Não chegou a ser implementado. Esse projeto pode lhe ser útil uma vez que descreve as funcionalidades e alguns indicadores de avaliação quantitativa sobre a participação do aluno no fórum do Moodle.
Faça download do projeto em formato PDF
Faça download do projeto em formato PDF
Sistema de Avaliação do Fórum da Plataforma do Moodle
1- Objetivo
3- Justificativa
4 – Funcionalidades do Modulo
4.1 Gerenciar Indicadores
4.2 Gerenciar Avaliação
4.3 Rotina de Automatização de Nota
4.4 Lançamento manual de nota
5- Cronograma
6- Licença de Uso e Propriedade Intelectual
7- Atualização
8- Suporte
9- Orçamento
1- Objetivo
3- Justificativa
4 – Funcionalidades do Modulo
4.1 Gerenciar Indicadores
4.2 Gerenciar Avaliação
4.3 Rotina de Automatização de Nota
4.4 Lançamento manual de nota
5- Cronograma
6- Licença de Uso e Propriedade Intelectual
7- Atualização
8- Suporte
9- Orçamento
1- Objetivo
Elaborar uma proposta orçamentária do módulo de Avaliação Quantitativa do Fórum da Plataforma Moodle.
2- Descrição
Desenvolver um módulo que quantifique a participação no fórum do Moodle para auxiliar o tutor na avaliação dos alunos. A quantificação deve ser definida por meio de dois indicadores:
- Quantidade de mensagem postada;
- Data de postagem em relação ao período da duração do fórum.
A quantidade de mensagem postada indica a intensidade da participação do aluno. Quanto maior for a quantidade de mensagem maior é a intensidade da participação.
A distribuição das mensagens dentro do período de duração do fórum indica o grau de contribuição para o debate. Quanto mais próximo da data encerramento da atividade for a postagem menor é o grau de contribuição. Por exemplo, o aluno que deixa tudo para última hora contribui menos para o debate e socialização já que a atividade será encerrada, pois os demais colegas não terão tempo para ler e comentar.
3- Justificativa
O Fórum do Moodle possibilita apenas a avaliação de texto dissertativo. O professor/tutor lê o texto do aluno atribui uma nota. Não há uma interface amigável que possibilite avaliar o grau de participação e contribuição do aluno no debate.
O desenvolvimento do software em questão possibilita ao tutor avaliar o aluno não só pelo conteúdo das mensagens postadas como também pela sua participação /contribuição para o debate.
4 – Funcionalidades do Modulo
O modulo avaliação será implementado no contexto do curso do ambiente Moodle da versão 1.9. Apenas os perfis tutor e administrador poderão gerenciá-lo. Tecnicamente, podemos subdividir esse módulo em quatro funcionalidades:
• Gerenciar indicadores;
• Gerenciar avaliação;
• Rotina de automatização de nota;
• Lançamento manual de nota.
4.1 Gerenciar Indicadores
Gerenciar indicadores define as regras de avaliação automatizada. Isso será feita através da definição de um conjunto de parâmetros que definem qual nota será atribuída em função da quantidade de postagem no fórum e distância dessa postagem da data final da atividade. A tabela abaixa define um exemplo. No sistema isso será feita de forma dinâmica.
MP - Mensagem postada
QMP – Quantidade de mensagem postada
QDT – Quantidade de dias antes do termino da atividade
O exemplo na tabela acima diz que será aplicada nota 10 se o aluno participar com pelo menos 8 mensagem e se pelo menos 20% da participação for feita até 10 dias antes do termino da atividade. Essa instrução está na primeira linha, pois será primeira a ser executada. As instruções serão executadas seguindo a ardem. Caso uma instrução atender os critérios definidos, as demais não serão executadas.
4.2 Gerenciar Avaliação
Gerenciar avaliação é a funcionalidade que cria uma avaliação em um curso vinculado a um determinado fórum. Ao criar a avaliação pode-se escolher um indicador na lista de banco de indicadores pré-definidos descrito no item 4.1. Isso não será necessário caso o lançamento de nota for manual. Os indicadores contêm regras para fazer cálculo automático sobre a participação objetiva de cada aluno no fórum.
As avaliações criadas serão registradas no sistema de avaliação do Moodle como qualquer outra avaliação. O seu peso na nota final pode ser definida usando interface do sistema Moodle para cálculo manual de peso.
4.3 Rotina de Automatização de Nota
Para automatizar a rotina de processamento de nota, será necessário desenvolver um recurso cron que será agendado para processar em segundo plano. A rotina de processamento faz uma varredura na base de dados do fórum e atualiza a tabela de nota com base nos indicadores definidos no item 4.1.
4.4 Lançamento manual de nota
O sistema de avaliação deve fornecer opção de lançamento manual da nota. Neste caso haverá uma interface gráfica em que o tutor visualiza a participação do aluno sobre a quantidade de mensagem postada e distribuição dessas mensagens dentro do período em que o fórum ficou disponível. Nesta caso, não será necessário criar uma avaliação adicional. O tutor faz acréscimo ou decréscimo na nota do fórum em função do grau de participação do aluno no final da atividade.
5- Cronograma
6- Licença de Uso e Propriedade Intelectual
A Plataforma Moodle é licenciado como software livre. Sendo assim, qualquer modulo desenvolvido para ambiente Moodle que utiliza de parte do código ou componente do Moodle deve ser distribuído na mesma modalidade do licenciamento do Moodle. Sendo assim, o módulo de avaliação em questão deve ser licenciado como software livre assim como o Moodle já que utiliza de componentes e bibliotecas do sistema Moodle.
A propriedade intelectual desse software deve ser compartilhada entre o cliente que encomendou e a empresa que desenvolveu. A co-autoria do cliente se assegura na logística pedagógicas de EaD que originou a demanda do software. Já a co-autoria da empresa desenvolvedora é sobre o domínio tecnológico que possibilitou transformar a demanda em software.
Qualquer distribuição do software deve conter informações sobre a identidade e contato dos dois co-autores.
7- Atualização
Esse sistema está sendo desenvolvido para versão 1.9 da Plataforma Moodle. A cada semestre sai uma nova atualização do Moodle. As novas versões nem sempre conservam a compatibilidade com as versões anteriores. Sendo assim, poderá ser necessário atualizar o módulo de avaliação em caso de incompatibilidade com futuras versões de Moodle. Eventuais atualizações serão implementadas mediante uma nova proposta orçamentária.
8- Suporte
Após a instalação, será garantida três meses de suporte para ajustar ou corrigir as falhas oriundo do desenvolvimento. Nesse período, o cliente deve mapear todas as possíveis falhas e monitorar se o software que encomendou foi exatamente o que lhe foi entregue. Passando dessa data, o suporte só poderá ser prestado mediante o contrato de manutenção.
9- Orçamento
A distribuição das mensagens dentro do período de duração do fórum indica o grau de contribuição para o debate. Quanto mais próximo da data encerramento da atividade for a postagem menor é o grau de contribuição. Por exemplo, o aluno que deixa tudo para última hora contribui menos para o debate e socialização já que a atividade será encerrada, pois os demais colegas não terão tempo para ler e comentar.
3- Justificativa
O Fórum do Moodle possibilita apenas a avaliação de texto dissertativo. O professor/tutor lê o texto do aluno atribui uma nota. Não há uma interface amigável que possibilite avaliar o grau de participação e contribuição do aluno no debate.
O desenvolvimento do software em questão possibilita ao tutor avaliar o aluno não só pelo conteúdo das mensagens postadas como também pela sua participação /contribuição para o debate.
4 – Funcionalidades do Modulo
O modulo avaliação será implementado no contexto do curso do ambiente Moodle da versão 1.9. Apenas os perfis tutor e administrador poderão gerenciá-lo. Tecnicamente, podemos subdividir esse módulo em quatro funcionalidades:
• Gerenciar indicadores;
• Gerenciar avaliação;
• Rotina de automatização de nota;
• Lançamento manual de nota.
4.1 Gerenciar Indicadores
Gerenciar indicadores define as regras de avaliação automatizada. Isso será feita através da definição de um conjunto de parâmetros que definem qual nota será atribuída em função da quantidade de postagem no fórum e distância dessa postagem da data final da atividade. A tabela abaixa define um exemplo. No sistema isso será feita de forma dinâmica.
Exemplo de
Regras de Avaliação
|
|
Nota
|
Critérios
|
10
|
se QMP >= 8 e 20% MP =
10 QDT
|
9
|
se QMP > =7 e 15% MP = 6
QDT
|
5
|
se QMP > =3 e 10% MP = 4
QDT
|
MP - Mensagem postada
QMP – Quantidade de mensagem postada
QDT – Quantidade de dias antes do termino da atividade
O exemplo na tabela acima diz que será aplicada nota 10 se o aluno participar com pelo menos 8 mensagem e se pelo menos 20% da participação for feita até 10 dias antes do termino da atividade. Essa instrução está na primeira linha, pois será primeira a ser executada. As instruções serão executadas seguindo a ardem. Caso uma instrução atender os critérios definidos, as demais não serão executadas.
4.2 Gerenciar Avaliação
Gerenciar avaliação é a funcionalidade que cria uma avaliação em um curso vinculado a um determinado fórum. Ao criar a avaliação pode-se escolher um indicador na lista de banco de indicadores pré-definidos descrito no item 4.1. Isso não será necessário caso o lançamento de nota for manual. Os indicadores contêm regras para fazer cálculo automático sobre a participação objetiva de cada aluno no fórum.
As avaliações criadas serão registradas no sistema de avaliação do Moodle como qualquer outra avaliação. O seu peso na nota final pode ser definida usando interface do sistema Moodle para cálculo manual de peso.
4.3 Rotina de Automatização de Nota
Para automatizar a rotina de processamento de nota, será necessário desenvolver um recurso cron que será agendado para processar em segundo plano. A rotina de processamento faz uma varredura na base de dados do fórum e atualiza a tabela de nota com base nos indicadores definidos no item 4.1.
4.4 Lançamento manual de nota
O sistema de avaliação deve fornecer opção de lançamento manual da nota. Neste caso haverá uma interface gráfica em que o tutor visualiza a participação do aluno sobre a quantidade de mensagem postada e distribuição dessas mensagens dentro do período em que o fórum ficou disponível. Nesta caso, não será necessário criar uma avaliação adicional. O tutor faz acréscimo ou decréscimo na nota do fórum em função do grau de participação do aluno no final da atividade.
5- Cronograma
Atividade/Mês
|
Mês I
|
Mês II
|
Mês III
|
Mês IV
|
Levantamento/Homologação
de requisitos
|
x
|
|||
Codificação de
gerenciador indicadores - Item 4.1
|
x
|
x
|
||
Codificação de
gerenciador avaliação - Item 4.2
|
x
|
x
|
||
Codificação de
rotina de automatização de nota - Item 4.3
|
x
|
|||
Codificação de
lançamento manual de nota - Item 4.4
|
x
|
|||
Documentação
|
x
|
|||
Instalação
|
x
|
|||
Teste
|
X
|
6- Licença de Uso e Propriedade Intelectual
A Plataforma Moodle é licenciado como software livre. Sendo assim, qualquer modulo desenvolvido para ambiente Moodle que utiliza de parte do código ou componente do Moodle deve ser distribuído na mesma modalidade do licenciamento do Moodle. Sendo assim, o módulo de avaliação em questão deve ser licenciado como software livre assim como o Moodle já que utiliza de componentes e bibliotecas do sistema Moodle.
A propriedade intelectual desse software deve ser compartilhada entre o cliente que encomendou e a empresa que desenvolveu. A co-autoria do cliente se assegura na logística pedagógicas de EaD que originou a demanda do software. Já a co-autoria da empresa desenvolvedora é sobre o domínio tecnológico que possibilitou transformar a demanda em software.
Qualquer distribuição do software deve conter informações sobre a identidade e contato dos dois co-autores.
7- Atualização
Esse sistema está sendo desenvolvido para versão 1.9 da Plataforma Moodle. A cada semestre sai uma nova atualização do Moodle. As novas versões nem sempre conservam a compatibilidade com as versões anteriores. Sendo assim, poderá ser necessário atualizar o módulo de avaliação em caso de incompatibilidade com futuras versões de Moodle. Eventuais atualizações serão implementadas mediante uma nova proposta orçamentária.
8- Suporte
Após a instalação, será garantida três meses de suporte para ajustar ou corrigir as falhas oriundo do desenvolvimento. Nesse período, o cliente deve mapear todas as possíveis falhas e monitorar se o software que encomendou foi exatamente o que lhe foi entregue. Passando dessa data, o suporte só poderá ser prestado mediante o contrato de manutenção.
9- Orçamento
Funcionalidade/Recursos
|
Referência
|
Valor
|
Gerenciador de
Indicadores
|
Item 4.1
|
--------------
|
Gerenciador de
Avaliação
|
Item 4.2
|
--------------
|
Rotina de
automatização de nota
|
Item 4.3
|
--------------
|
Lançamento manual
de nota
|
Item 4.4
|
--------------
|
Documentação
|
Documentação do
usuário seguindo o padrão do Moodle
|
--------------
|
Instalação/Teste
|
Teste
para verificação de erros
|
--------------
|
Total
|
--------------
|
Olá, boa tarde pessoal, só agora que vi este post, achei bem legal.
ResponderExcluirSó queria ver se daria para postar umas telas para ver onde se faz esta configuração dentro do moodle 1.9 agradeço se puderes postar aqui.
T+
Carlos,
ExcluirEsse post relata um projeto sobre desenvolvimento de um módulo no Moodle que faz avaliação qualitativa do fórum. Esse projeto não chegou a ser implementado.