quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Navegação no Ambiente do Moodle

Esse post tem por objetivo apresentar a estrutura de navegação padrão do ambiente do Moodle. Embora o layout do Moodle pode ser cutomizado, a sua estrutura de navegação padrão geralmente é mantida.

O conteúdo desse post será dividido em três tópicos:





1 - Estrutura do site Moodle
O layout padrão do Moodle traz a estrutura apresentada na imagem abaixo:


O site é fragmentado é vários compartimentos como mostra a figura acima. Segue a legenda de cada compartimento:
  1. Cabeçalho do site
  2. Barra de navegação
  3. Painel de conteúdo
  4. Painel de blocos (lateral esquerdo)
  5. Painel de blocos (lateral direito)
  6. Rodapé do site

Cabeçalho do site
O cabeçalho do site geralmente é usado para colocar o logo da instituição. No layout padrão e na maioria dos layouts (thema), o canto direito é reservado para exibir informação sobre o login. Se o usuário não estiver logado, será exibido o link Acesso que aponta para o formulário de login. Caso o usuário estiver logado, será exibido o nome acompanhado do link Sair para fazer logout do sistema.

Barra de navegação
A barra de navegação orienta o usuário em qual parte do site ele está navegando. A medida que o usuário navegue, essa barra exibe o percurso da navegação. Se o usuário estiver no ambiente de uma atividade, a barra de navegação lhe oferece o link para voltar ao ambiente do curso e para a página principal.

Painel de Conteúdo
Painel de conteúdo é área central da página. Ao acessar a página principal do Moodle, por padrão, é exibida a relação dos cursos disponíveis. Já ao acessar o ambiente do curso, será exibida o conteúdo (recursos e atividades) disponibilizados no curso.

Painel dos Blocos
Os blocos ficam na lateral da página. No Moodle os menus são organizados em blocos. Toda a administração do site é feita pelo bloco de administração do site. Da mesma forma, as principias funcionalidades de gerenciamento do curso estão no bloco de administração do curso. Os blocos podem ser organizados tanto na lateral direito e esquerdo da página. Além de função de menu, os blocos são usados para exibição de conteúdo. Isso significa que toda a parte lateral da página pode ser preenchida com conteúdo de qualquer natureza como arquivos para download, vídeos, imagens e textos.

Rodapé do site
No layout padrão do Moodle, no rodapé fica o logo do Moodle e informação sobre usuário autenticado. Esse espaço geralmente é aproveitado para publicar endereço e telefone da instituição.

Conhecendo bem a estrutura do site do Moodle, fica fácil navegar ou localizar os recursos. É necessário ressaltar que os links de navegação ficam organizados nos blocos. Para navegar no conteúdo do curso, basta navegar no painel de conteúdo onde será exibido o conteúdo (recursos e atividades) dos cursos.


2- Logar/Logout
Ao entrar no ambiente do Moodle, o usuário só terá acesso ao conteúdo do curso se estiver logado. Por padrão, o link Acesso disponível no canto superior direito do cabeçalho e também no rodapé leva o usuário ao formulário de login como mostra a figura abaixo.



Como mostra a figura acima, antes do link Acesso, há um texto informativo, lembrando ao usuário que o login ainda não foi feito. Ao clicar no link Acesso, será exibido o formulário de login como mostra a figura a seguir.





O formulário de login oferece a possibilidade de logar como visitante. Basta clicar no botão Acessar como visitante. Você pode acessar como visitante usando guest no campo login (Nome do usuário) e também no campo senha.

Há também a possibilidade de configurar o bloco de acesso na página principal no menu lateral direito ou esquerdo.


O bloco de acesso é mais prático. Elimina a necessidade de clicar no link Acesso. O usuário entra com os dados de autenticação e já acessa o ambiente do curso.

Se a autenticação for efetuada com sucesso, o nome o usuário logado será exibido no canto superior direito do cabeçalho do site e também no rodapé. Para ter certeza que efetuou login com sucesso, é necessário conferir se o seu nome aparece como usuário logado ao lado do link Sair, como mostra a figura abaixo.



Ao terminar de navegar no site, é recomendado sair, clicando no link Sair, que fica ao lodo do nome. Assim, você evita que outras pessoas acessem a sua sessão (ambiente de Moodle logado por você) para fazer gracinha ou passar trote em seu nome.




3 - Navegação no curso

Ao acessar a página principal do Moodle, geralmente é exibido uma lista de cursos disponíveis. Ao clicar em um determinado curso, o usuário é direcionado à página de login. Caso já tenha logado, será direcionado diretamente ao ambiente do curso.

Ambiente do curso para o perfil do aluno
Caso o usuário logado tenha o perfil de aluno, será exibido uma tela similar a figura abaixo.


Como mostra a figura acima, todo o conteúdo do curso é exibido no painel de conteúdo contornando com a linha vermelha. Na lateral são exibidos os blocos de pesquisa, eventos, atividades e perfil. 

Para acessar qualquer conteúdo de atividade do curso, basta clicar no link da atividade ou recurso organizado nos blocos ou tópicos.


Ambiente do curso para o perfil do tutor
Se o usuário logado tiver perfil de tutor, será exibido uma tela similar a figura abaixo.

Diferente da visualização do aluno, o layout do tutor disponibiliza opções de gerenciamento do curso. No menu lateral esquerdo fica o bloco de administração. Nesse bloco há opções de:
  • Inscrição do aluno
  • Gerenciamento de grupo (Turma)
  • Gerenciamento de nota
  • Emissão de relatórios
  • Backup/Restauração de curso
  • Importação de conteúdo de outro curso
  •  Gerenciamento de banco de questões
  • etc

Além dessas opções de gerenciamento, o tutor pode ativar o curso para o modo de edição. Basta clicar no botão Ativar edição no canto superior direito, o painel de conteúdo ficará em modo de edição como mostra a figura abaixo.


No modo edição é exibido um conjunto de ícones (mover, atualizar, excluir, ocultar e permissão) ao lado de cada conteúdo do curso. Esses ícones servem para gerenciar um conteúdo que já foi criado. Para adicionar um novo conteúdo, basta selecionar o menu de opções de recurso ou atividade no final do tópico.

Consideração Final
A navegação no curso é muito simples. Caso estiver perdido, basta observar a barra de navegação que fica na horizontal, abaixo do cabeçalho da página. Nessa barra, você pode voltar à pagina principal do Moodle ou ao ambiente do curso.

2 comentários:

  1. Estou com uma dúvida, preciso ocultar os tópicos que não foram respondidos, e mostrar o próximo tópico apenas quando o aluno responder a atividade e tirar nota maior que 7, como faria isso acontecer?
    Tem como fazer isso direto pelo moodle ou tenho que criar uma função extra, direto no código fonte?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enyo,
      O formato de curso é o plugin que controla a exibição de tópicos e atividades na tela. Para condicionar a exibição de um determinado tópico, a solução seria criar um novo plugin de formato de curso.

      Caso precise bloquear acesso a uma atividade até que o aluno tenha cumprido o pré-requisito, a solução seria usar a condicionalidade do Moodle.

      Excluir