segunda-feira, 23 de maio de 2011

Ativar Configuração da Atividade Condicionada no Moodle

A partir da versão 2.0 do Moodle, foi adicionada a atividade condicionada. É uma configuração que possibilita liberar uma atividade ao aluno após o cumprimento dos pré-requisitos. Essa funcionalidade não vem ativada na distribuição padrão do Moodle.

    Então, para ativá-la, siga os seguintes passos:

1°  Passo – Acesse o  Moodle
 Acesse o Moodle com a senha do administrador

2°  Passo – Acesse  o link de  configurações avançadas
Clique no link Opções avançadas no bloco Administração de site


Após o clique, será abeto um extenso formulário de configuração.

2°  Passo – Ativar o condiciamento
    Role a barra de rolagem até o final. Localize a opção Habilitar o condicionamento (Enable conditional availability). Na versão 2.0, é a penúltima opção do formulário. Ao localizar, marque a caixa de seleção para ativar.


3°  Passo – Salvar alterações

Localize o botão Salvar mudanças  no final do formulário. Clique nesse botão para gravar a configuração.

 Isso é tudo que você precisa para ativar o condicionamento das atividades. Agora, ao  acessar o formulário de cadastro/edição de qualquer recurso ou atividade no ambiente do curso do Moodle, no final será exibido as opções de condicionamento como mostra a figura abaixo.

 
  Como mostra o formulário acima, o condicionamento pode ser feita pela data e  nota. Também é possível restringir quando uma atividade for completada. Bem, isso é papo para outro post. Caso você queira saber como definir os pré-requisito de uma atividade com base em nota, dê uma lida neste post: http://moodleeduc.blogspot.com/2011/05/atividade-condicionada-no-moodle.html

8 comentários:

  1. Valeu!!! mais uma vez seus posts me salvando!
    Obrigado!!

    ResponderExcluir
  2. Como restringir pelo progresso da atividade (quando a atividade for completada)?

    Obrigada.

    Bárbara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiz uma pesquisa no Moodle não encontrei nenhuma opção de configuração para ocultar uma atividade após ela ser completada pelo aluno. Há possibilidade de ocultar a atividades enquanto os pré-requisitos não forem atendidos. Neste caso, a atividade permanece oculta enquanto as atividades dependentes não forem feitas. Já ocultar uma atividade após a mesma ser completada, não localizei nenhuma configuração na interface gráfica do Moodle nas versões 2.2 e 2.3.
      Acho que essa funcionalidade inda não foi implementada. Como o Moodle é pouco documentado, de repente, essa funcionalidade possa exista. Se você achar isso, não esqueça de me avisar.
      Por enquanto a solução que proponho é criar um plugin de formato do curso que faça isso.

      Excluir
  3. Ola, utilizo o Moodle 2.5. Tenho uma atividade, questionário e necessito vincular a emissão de um certificado quando o aluno obtem nota igual ou superior a 70%. Tenho já instalado o plug in de certificado ( simples e completo) Como faço para que o certificado seja emitido quando o aluno tenha um acerto superior a 70%?

    ResponderExcluir
  4. Pedro,
    Você pode configurar a exibição do link certificado caso o aluno tenha atingido uma determinada nota.


    O certificado é uma atividade do Moodle. Crie uma atividade do tipo certificado no ambiente do curso.

    Na configuração de exibição do link do certificado, vincule isso a nota da atividade que corresponde ao questionário.

    ResponderExcluir
  5. olá amigo.. estou utilizando o módulo certificado simples. preparei ele mas não estou conseguindo vincular o nome do aluno quando é impresso o certificado.
    tenho apenas a opção de texto do próprio certificado.
    gostaria de saber se tem como vincular com os alunos, para não ter o trabalho de fazer um por um do grupo

    ResponderExcluir
  6. Existe algum plugin que gere automaticamente o certificado no moodle, sem a necessidade de o aluno clicar nessa atividade?

    ResponderExcluir
  7. Existe algum plugin que gere automaticamente o certificado no moodle, sem a necessidade de o aluno clicar nessa atividade?

    ResponderExcluir