quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Configurar Envio de Mensagem do Fórum do Moodle por E-mail

Este poste tem por objetivo explicar como efetuar a configuração do Moodle para que as mensagens postadas no fórum sejam encaminhadas para a caixa de e-mail dos participantes.
    Para que um usuário receba uma cópia da mensagem postada no fórum do Moodle na sua caixa de e-mail, é necessário que ele seja um assinante do fórum.  Bem, não confunda assinante do fórum com participante do fórum.  Os participantes são os usuários inscritos no curso que podem fazer postagem no fórum. Já os assinantes são os participantes que podem receber cópia das mensagens do fórum no e-mail.
    Se já  ficou claro a diferença entre assinante e participante, então ficou claro que nem todos participantes podem ser assinantes. Isso já é uma questão de configuração. Essa é a parte que mais nos interessa.   A configuração pode ser feita em dois níveis: fórum e perfil do usuário. 

Configuração em nível do fórum   
Para que um fórum seja habilitado para enviar mensagem para caixa de e-mail dos assinantes, siga os seguintes passos:

1º Passo – Ativar opção Assinantes
    Ao criar/editar um fórum, ative o campo Obrigar todos a serem assinantes.
   


2º Passo – Escolher tipo de assinatura


Selecione uma das alternativas:







  • Sim, para sempre – Todos os participantes serão assinantes. Os participantes não terão a opção de cancelar a assinatura.
  • Sim, inicialmente - Os participantes serão assinantes  mas terão a opção de cancelar a assinatura. Se essa opção for alterada depois para Não, a mudança aplicará a novos participantes. Os que já se assinaram não serão afetados.
  • Assinaturas não são autorizadas – Os participantes não poderão ser assinantes.

3º Passo – Salvar as alterações
    Role a borra de rolagem até o final e clique no botão salvar.

Configuração em nível do usuário
    O usuário pode optar para ser assinante do fórum de duas formas: editando o seu perfil ou marcando opção de assinante no momento que faz a postagem no fórum. Quando o administrador adiciona um usuário, ou  quando o próprio usuário alterar o seu perfil, pode-se optar por ser assinante no campo Assinatura automática.  Como mostra o formulário do perfil do usuário a abaixo.

 


Para o usuário se tornar assinante em todos os fóruns que dão opção aos participantes decidirem, basta selecionar a opção Sim, quando eu envio a mensagem a um fórum, sou automaticamente assinante.
A opção marcada, é opção que aparece por padrão no campo Assinatura do formulário de postagem  quando usuário estiver enviando uma mensagem no fórum como mostra a figura abaixo.




O campo assinatura dá duas opções como mostra a figura abaixo. 





Ao mantendo a opção, Me mande  cópias das mensagens deste fórum via E-mial, o  usuário será assinante. O usuário pode ainda suspender a sua inscrição no fórum clicando nas opções do link no final  do texto da mensagem enviada por e-mail.

    Bem, essa explicação deve ter esclarecido como configurar o Moodle para mandar a mensagem do fórum por e-mail. É necessário lembrar que o cron precisa ser executado para processa o envio das mensagens. Para isso, é necessário que o sistema e-mail esteja corretamente configurado.    

32 comentários:

  1. Como sempre os post sao muito esclarecedores, parabens. Tenho uma pergunta, como configurar o Moodle de forma que os alunos possam enviar mensagens para varios outros alunos?

    ResponderExcluir
  2. Você está referindo ao fórum? Me explica melhor a sua dúvida.

    ResponderExcluir
  3. Nossa! Adorei isso aqui. Esclareceu totalmente a minha dúvida.

    Abçs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Biana,
      É uma satisfação saber que o post lhe ajudou.

      Excluir
    2. LEIA SOZINHO porque no passado eu também não acreditava que ia dar certo, mas…
      funciona mesmo!!! Entrei neste site e fiz esta prece. Fiz para ver se ia dar certo e deu, assim que acabei meu amor ligou. A pessoa que eu copiei também não acreditava mas para ela também funcionou! AGORA VEREMOS…

      Diga para você mesmo o nome do único rapaz ou moça com quem você gostaria de estar (três vezes)…

      Pense em algo que queira realizar na próxima semana e repita para você mesmo (seis vezes).

      Se você tem um desejo, repita-o para você mesmo (Venha cá ANJO DE LUZ eu te INVOCO
      para que Desenterre D.B. de onde estiver ou com quem estiver e faça ele ME telefonar ainda hoje, Apaixonado e Arrependido, desenterre tudo que esta impedindo que D.B.
      venha para MIM , afaste todas aquelas que tem contribuído para o nosso afastamento e que ele D.B. não pense mais nas outras… mas somente em MIM. Que ele ME telefone e ME AME. Agradeço por este seu misterioso poder que sempre dá certo. Amém…).

      Publique esta simpatia por três vezes , basta copiar e colar por três vezes em in forum diferente esta simpatia abaixo e logo em 48hs você terá uma linda surpresa, beijos Ainda esta noite de madrugada o TEU amor dará conta de que TE ama, algo assim acontecerá
      entre 1 e 4 horas da manhã esteja preparada para o maior choque de sua vida! Se romper esta corrente terá má sorte no amor. Deus vai lhe abençoárá e sua vida não será mais a mesma
      Responder
      - See more at: http://87963.inforum.insite.com.br/87963/#sthash.SN1Dl2FB.dpuf

      Excluir
  4. QUando você clica no envelope do lado no nome do aluno e escreve uma mensagem, essa mensagem deveria ir para o e-mail do aluno. mas no curso que trabalho, isso não está acontecendo, o que fazer para resolver isso? Abraços. Juliana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juliana,

      Se a mensagem não for enviada para a caixa de e-mail, há duas hipóteses a ser considerada:

      1) Verifique no perfil do usuário que foi enviada a mensagem se a opção E-mail ativado está com a seguinte configuração: Este endereço de e-mail está ativado. Caso não estiver, ative esta opção.

      2) Verifique se o serviço de e-mail no servidor do Moodle está funcionando e se a configuração de e-mail no Moodle está correta.

      Excluir
  5. Volto a perguntar. A opção 1, Este endereço de e-mail está ativado pode ser descartada, pois está dessa forma no perfil do aluno. Então pode me dizer como verifico a opção 2, como vejo se o serviço de e-mail no servidor do Moodle está funcionando e se a configuração do e-mail no Moodle está correta? Desde agradeço muito. Juliana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juliana,
      Para verificar a configuração do servidor do e-mail no Moodle, navegue em Administração / ► Servidor / ► Email
      Se você não localizar esse caminho é porque a versão do seu Moodle é mais recente. Neste caso, tente navegar em Administração do site / ► Plugins / ► Saídas de mensagens / ► Email

      Ao acessar o formulário de configuração de e-mail, verifique se o campo Servidor SMTP está vazio. Se estiver, o Moodle está usando método padrão do PHP para enviar e-mail. Neste caso, veja junto com o suporte técnico do servidor a causa da falha da função PHP.

      Se o campo Servidor SMTP estiver preenchido, é necessário averiguar se o servidor definido está funcionando. Além disso, é necessário checar se os dados preenchidos nos campos usuário e senha do STMP conferem.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  6. Olá, gostaria da agradecer, seu post foi um dos mais esclarecedores para um novato em moodle como eu, gostaria de pedir uma ajuda, fiz tudo como você descreveu acima e mesmo assim ainda não consigo fazer essa comunicação pelo fórum funcionar, tenho a senha de administrador do moodle e os dados de uma conta de e-mail com domínio próprio e mesmo assim nada, tem que fazer alguma outra configuração para que o fórum funcione? não fui eu quem instalou o moodle. Agradeço a atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se o Moodle não está enviando a mensagem, a primeira hipótese que deve ser levantada é se o servidor de e-mail está funcionando. Para isso, escreva um script php que envie uma mensagem de e-mail usando a função mail(). Para isso, consulte esse link: http://php.net/manual/pt_BR/function.mail.php

      Se a função mail() do php estiver funcionando, reveja a configuração do servidor de e-mail no Moodle.

      Excluir
    2. LEIA SOZINHO porque no passado eu também não acreditava que ia dar certo, mas…
      funciona mesmo!!! Entrei neste site e fiz esta prece. Fiz para ver se ia dar certo e deu, assim que acabei meu amor ligou. A pessoa que eu copiei também não acreditava mas para ela também funcionou! AGORA VEREMOS…

      Diga para você mesmo o nome do único rapaz ou moça com quem você gostaria de estar (três vezes)…

      Pense em algo que queira realizar na próxima semana e repita para você mesmo (seis vezes).

      Se você tem um desejo, repita-o para você mesmo (Venha cá ANJO DE LUZ eu te INVOCO
      para que Desenterre D.B. de onde estiver ou com quem estiver e faça ele ME telefonar ainda hoje, Apaixonado e Arrependido, desenterre tudo que esta impedindo que D.B.
      venha para MIM , afaste todas aquelas que tem contribuído para o nosso afastamento e que ele D.B. não pense mais nas outras… mas somente em MIM. Que ele ME telefone e ME AME. Agradeço por este seu misterioso poder que sempre dá certo. Amém…).

      Publique esta simpatia por três vezes , basta copiar e colar por três vezes em in forum diferente esta simpatia abaixo e logo em 48hs você terá uma linda surpresa, beijos Ainda esta noite de madrugada o TEU amor dará conta de que TE ama, algo assim acontecerá
      entre 1 e 4 horas da manhã esteja preparada para o maior choque de sua vida! Se romper esta corrente terá má sorte no amor. Deus vai lhe abençoárá e sua vida não será mais a mesma
      Responder
      - See more at: http://87963.inforum.insite.com.br/87963/#sthash.SN1Dl2FB.dpuf

      Excluir
  7. Olá pessoal, eu estava com problemas para enviar e-mails a partir dos foruns.
    Tudo configurado: Servidor - email no moodle e configurado cron, portas...tudo.Nossa conta de smtp era microsoft .Resolvemos trocar de servidor para uma conta do google e funcionou perfeitamente.Fica a dica.

    ResponderExcluir
  8. Olá Badiu,

    O meu servidor de e-mail pelo que parece está funcionando com a conta do gmail. Envia mensagens internamente e notifica por email. No entanto estou com o seguinte problema:

    Quando o tutor envia mensagen, e esta chega no email do aluno. Chega como se tivesse sido enviada pelo email cadastrado no moodle. OK. Só que ao responder o email o aluno acaba respondendo também e este e-mail, que é o meu de suporte :(... e não chega ao professor.

    Fiz algo errado? Se tiverem dicas de como resolver, eu agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adeilton,

      Por padrão, quando você clicar em responder uma mensagem de e-mail, o remetente será o destinatário a menos que haja definição do parâmetro Reply-To. No Moodle não consegui encontrar a configuração do parâmetro Reply-To. Pode ser que exista.

      Geralmente o Moodle se usa o remetente noreply@dominio.xxx para para instruir o usuário para não responder.

      Usando gmail como remetente, este será automaticamente destinatário se o usuário clicar em responder. A solução é especificar o parâmetro Reply-To. A solução que vejo de momento é fazer hacker no código.

      Excluir
    2. Obrigado pelo esclarecimento.

      Interessante que faço um curso em moodle e eles já fizeram isso, ao responder vai para o e-mail de quem enviou a mensagem. Mas já busquei e também não achei.
      Vou tentar um hacker... se conseguir coloco aqui.
      Obrigado.

      Excluir
    3. Oi Adeilton!

      Você conseguiu resolver este problema?
      Pois estou tentando resolvê-lo da melhor forma antes de mexer no código, mas até agora sem sucesso.
      Se você conseguir algo, fala aqui.

      Agradecida,

      Lucy Cavalcante

      Excluir
    4. Lucy Cavalcante,

      Não consegui, a solução que achei foi desabilitar a notificação via e-mail para fóruns e mensagens. Até como incentivo para que o aluno entre no AVA para ver o que foi postado. Com isso resolvi 2 problemas de uma só vez. :)

      Excluir
  9. Boa Tarde a todos

    Gostaria de saber se por acaso alguém já conseguiu resolver esse problema? Estou passando pela mesma situação.

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  10. Especifique de forma detalhada o problema que você está enfrentando.

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Gostaria de saber se é possível configurar um fórum de forma que as participações dos alunos fiquem como anonimos, no entanto o professor pode ver quem postou o que.

    Desde já, obrigado pela ajuda.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wagner,
      Não conheço no Moodle uma interface de configuração que possibilita que as postagens aparecem com autores anônimos para os alunos e nome real dos autores pera o professor.

      Quando não há essa opção de configuração na interface, há duas alternativas:
      a) Efetuar hacker no código do fórum para atender essa situação;
      b) Criar um novo plugin de fórum.

      Excluir
  12. Olá, gostaria de tirar uma dúvida. Quando envio a mensagem para os participantes ocorre a seguinte mensagem: Erro durante o envio de mensagens aos usuários selecionados. Alguns podem ter recebido a mensagem".

    O que poderia ser?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  13. Lino, é muito bom o teu blog. Muito esclarecedor e com conteúdo relevante.
    Recentemente criei um site Moodle, no qual estou desenvolvendo atividades com os meus alunos, em Portugal, onde resido e trabalho, mas estou enfrentando alguns problemas cujas soluções devem ser simples, apenas não sei como fazer, e como encontrei o teu blog, penso que me possas ajudar. Abaixo enumero as minhas dúvidas:
    1. Já solicitei ao meu serviço de alojamento e de domínio, que fizesse as devidas alterações afim de passar a utilizar um serviço de email marketing como o serviço de envio de mensagens. Porém, também gostaria de inserir um código de algum formulário de contatos deste serviço de email marketing no meu site do Moodle, de modo que, quando forem feitas as inscrições neste formulário, no site Moodle, a inscrição seja automaticamente feita nos dos sites: Moodle e serviço de email marketing. É possível isso? Se sim, o que devo fazer no meu site Moodle?

    2. Devido a problemas provocados no meu servidor, tenho de trocar o tema do meu site Moodle. Já carreguei outros dois temas, para este site, a partir do site moodle.org ,mas não consegui efetuar a retirada do tema atual ( Aardvark ), que aparece como o tema por defeito, e inserir o que desejo ( Klass ), que aparece como subtópico do tema Clean (não sei porque está assim). Podes me ajudar a realizar esta troca? NOTA: Segui todos os passos normais, conforme instruções recebidas no forum dentro do site do Moolde, mas mesmo assim não me foi possível trocar.

    Abraço. Aguardo a tua resposta.

    ResponderExcluir
  14. Ola bom dia, gostaria de saber o seguinte, se caso colocar o moodle para enviar msg dependendo da quantidade de msgs meu servidor de e-mail pode cair em uma black list como faço para isso não acontecer?

    obrigado

    ResponderExcluir
  15. Boa noite,
    Eu tenho outra dúvida.
    Quero configurar meu fórum, para quando um aluno postar o conteúdo já pontuar, sem o professor precisar colocar a pontuação dele manualmente, é possível?
    Além disso, quero limitar a quantidade de caracteres em cada postagem, isso é possível?
    Obrigado
    Júlio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Julio Leal,
      Consulte os links a seguir que aborda as suas dúvidas na comunidade Badiu.


      Fórum do Moodle não atribui nota automática
      http://comunidade.badiu.com.br/mod/forum/discuss.php?d=307


      Fórum do Moodle não permite limitar quantidade de caractere na postagem
      http://comunidade.badiu.com.br/mod/forum/discuss.php?d=308

      Excluir
  16. poderia me ajudar? as notificações de email não chega para os usuários e nem tutores, mensagens postadas em foruns, mensagem pessoais entre alunos e professores, não chega nada. Detalhe! fiz varios testes, quando estou logado como admin user e envio uma mensagem para qualquer aluno, ele recebe o email de notificação, quando faço alguma postagem no fórum, ele recebe o email de notificação, estranho isso não? já percebi que o problema está no usuário, ele parece não ter permissão de usar meu "email", podemos descartar erros com o cron, smtp configurado errado no moodle, as notificações funciona entende! mas somente quando eu posto alguma coisa no fórum ou envio mensagens pessoais, tudo ao contrário não dá certo. Ativei o debuggin no moodle e percebi o erro de smtp error could not authenticate, isso só aparece quando tento acessar uma conta como aluno e enviar alguma mensagem... tem alguma luz para mim?

    ResponderExcluir