quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Criar uma Conta de Usuário Administrador no Moodle

    Para cadastrar usuário com perfil de administrador no Moodle,  siga os seguintes passos:

1°  Passo
 Cadastre um usuário

2°  Passo
No bloco Administração de site navegue em:
Usuários/Permissões/Designar funções globais do sistema
3°  Passo
Clique no link Administrador na lista de funções


4°  Passo
Selecione o usuário cadastrado no 1°  passo ou qualquer outro usuário na lista a direita e clique no botão Acrescentar.


Feito isso, o usuário terá perfil de administrador. Terão os mesmos privilégios que o usuário admin criado durante a instalação.

Só para entender um pouco, os usuários cadastrados no sistema central são vinculado ao curso criado automaticamente  duranta a instalação do Moodle. Esse curso tem formato de site. O  seu id  é 1 e o nome é o próprio nome do site Moodle. Esse formato de curso funciona como um sistema global do Moodle. Todos os usuários cadastrados nesse curso terão acesso a todos os demais cursos. Por exemplo, se atribuir perfil de aluno ou tutor no nível global  o perfil vai valer para todos os demais cursos criados no Moodle.

13 comentários:

  1. Instalei o Moodle 2.1 e fui no banco e alterei o usuário de admin para outro assim como a senha, porém ele não permitiu que eu me logasse mais. Cadastrei um outro usuário e está logando perfeitamente, como posso dar permissão de admin para ele via SQL?

    ResponderExcluir
  2. Primeiramente parabéns pela atitude de compatilhar o seu conhecimento. Tenho um dúvida se puder responder agradeço muito. Eu terminei meu curso no moodle, no entanto quando eu vou na Administração do site - servidor - inscrição. Aparece a página para registrar o site. Quando vou inscrever o nome e tudo mais no final aparece isso:error/local hub/cannotregisternotavailablesite e também não consigo entender o outro registro (registrar em rub específico) o que seria o URL do hub privado e a senha? Agradeço muito se puder doar um pouco de seu tempo. Um forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guita,

      A mensagem de erro:
      error/local hub/cannotregisternotavailablesite
      ocorre quando você cadastra seu Moodle em um hub de curso, e o servidor hub não consegue acessar o seu site Moodle. A conexão do servidor hub com o seu site Moodle pode falhar por seguintes motivos:
      • Bloqueio de firewall do servidor do seu site Moodle
      • Seu site Moodle está instalado em um endereço local: http://localhost ou http://127.0.0.1

      O hub de curso é um servidor que armazena cursos do Moodle para compartilhar na rede. Se você conectar o seu Moodle a um hub de cursos, o backup do seu curso fica disponível no servidor hub. O servidor hub pode ser público ou privado. Se for privado, é necessário ter uma senha para acessar.

      Excluir
  3. Agradeço pela atenção Badiu. Segui a sua orientação, no entanto continua com o mesmo erro; line 179 of /local/hub/siteregistration.php: moodle_exception thrown. Acredito que tenho que mudar o URL do site, http://localhost/moodle, talvez seja por isso que aponta para o endereço local, mas não sei como alterar o url do site(localhost/moodle) para resolver isso!Se puder mostre passo a passo, por favor.
    Estou mais de um mês quebrando a cabeça com isso. O único lugar que encontrei que ensina detalhadamente é no seu blogger. Muito obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também estou na mesma situação, não sei como alterar a url para registro no moodle

      Excluir
    2. Erton,
      Para alterar o url do moodle de acesso local você precisa criar um virtual domínio no seu servidor local. Para isso, no google como criar virtual domínio no localhost.

      Excluir
  4. É possível, de alguma maneira, configurar para que o campo "nome do usuário" seja preenchido apenas com números tipo: 20130001 ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jose Ivanilson,
      Você precisa que o campo nome só aceite entrada de número e não de texto? Se for isso, será possível ser efetuar hacker no código, ou seja, alterar o código padrão do Moodle. Se esse campo fosse um campo de perfil, seria possível criar um plugin específico de entrada de dados. Mas como se trata de um campo do core do Moodle, só vejo a solução cirúrgica, hacker no código.

      Excluir
  5. Olà! Estou com problemas. Erro do Servidor Interno
    O servidor encontrou um erro interno ou errada e não pôde concluir o seu pedido.
    Entre em contato com o servidor do administrador, php@eunahistoria.com.br e informá-los sobre o tempo que o erro ocorreu, e qualquer coisa que você poderia ter feito que pode ter causado o erro.
    Mais informações sobre este erro pode estar disponível no log de erro do servidor.

    Isso ocorre quando vou inscrever minhas alunas como usuarias....não gera senha...nada...só aparece isso. Pode me ajudar. Sou administradora do site......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gicele,

      Para mapear esse erro, sugiro o seguinte:

      a) Esse erro passou a ocorrer a partir de quando? Há alguma consciência desse erro com instalação de novos plugins e ou alguma alteração no Moodle?

      b) O erro ocorre quando você tenta cadastrar o usuário ou quando tenta inscrever aluno no curso?

      c) Ative o debug e veja se dá mais detalhe do erro. Post sobre debug: http://moodlephp.blogspot.com.br/2011/03/ativar-exibicao-do-erro-no-moodle.html

      Excluir
  6. Gostaria de saber como faço para que todos os usuários que se cadastrarem automaticamente tenha privilegio de professor/criador de cursos.

    ResponderExcluir