quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Alterar a Configuração do Peso da Nota Final no Curso Ofertado em Ambiente Moodle

Este post tem por objetivo apresentar os procedimentos para mudar a configuração padrão do cálculo da nota final no Moodle. Para tornar prático a demonstração, a explicação será baseada em um curso ofertado no Moodle.

    A disciplina sociologia, ou seja introdução a sociologia, foi estruturado em duas unidades. Para cada unidade havia uma um conjunto de exercícios e   uma prova como ilustra a figura do layout do curso a baixo.





No total, o curso têm 7 atividades como avaliação. Das 7, duas são provas e as demais 5 são exercícios. A nota final do Moodle, por padrão,  calcula a média das 7 avaliações atribuindo o mesmo peso para os exercícios e as provas.   Precisamos alterar esse cálculo para que a nota final seja assim:

Nota Final =30% primeira prova+20% segunda prova + 50% terceira prova

Esse cálculo indica que a primeira prova teria peso 3, a se gunda peso 2 e a terceira peso 5.

A segunda prova não está definido explicitamente no layout do curso. Pois, será a nota da participação nos exercícios.  A média de nota dos 5 exercícios será a nota da segunda prova.

Bem, agora que já temos peso de cada avaliação, vamos partir para  a configuração do Moodle. Para isso, siga os seguintes passos:

1° Passo
Acesse o ambiente do curso no Moodle;

2°  Passo
Acesse a área de gerenciamento de nota clicando no link Notas no bloco de administração do curso.


3°  Passo
Selecione a opção Visão simples no menu Relatório de nota que fica na parte superior da tela. Feito isso, será aberta a página com todas as avaliações do curso;



4°  Passo
Clique  no ícone calculadora da nota final ,ou seja, Total do curso, na última linha da tabela com as  avaliações do curso como mostra a  figura a baixo;



5°  Passo
Atribua uma identificação para cada avaliações no campo localizado a frente de cada item da avaliação no formulário Números de identificação.  Essa identificação serve como referência da avaliação para o efeito de cálculo. É como que se fosse o endereço de uma célula da planilha eletrônica (A1,B2,C3 etc ). 

Para a identificação, aqui será usada a abreviatura.  Por exemplo, Exercício I  da Unidade I será abreviado  U1E1. Prova I da Unidade I será U1P1. 


Preencha todos os campos com abreviatura e, em seguida, clique no botão Adicionar números de identificação.


6°  Passo
Digite a regra de cálculo da nota final no formulário Item de nota.
Essa é a parte a mais importante da configuração.

Observação
No formulário de cálculo, as abreviaturas, ou seja, id das avaliações devem ser referenciadas dentro de dois colchetes.  Isso é padrão do id gerado pelo Moodle. Observe que no 5° passo U1E1   foi id definido para o Exercício I  da Unidade I. No entanto, após salvar, o id gravado é [[U1E1]]. Esse id que deve ser usado para cálculo. 

Agora vamos montar o calculo, seguindo os seguintes passos:

a) Lembrando que a nota da segunda prova é a média dos cinco exercícios, então precisamos montar o cálculo da média. 
Fórmula da média da segunda prova.
=( [[U1E1]] + [[U1E2]] + [[U2E1]] + [[U2E2]] + [[U2E3]] )/5
A fórmula é simples. Faz soma dos 5 exercícios e divide por 5.

b) - Agora vamos calcular a nota final. Lembrando que cada prova tem um peso diferente: 3 para a primeira prova, 2 para a segunda prova e 5 para a terceira prova.
Então a fórmula deve ser assim:
Nota Final =(0,3 * Primeira Prova) + (0,2 *  Segunda Prova) + (0,5 * Terceira Prova)

*  Simbolo de multiplicação

Agora vamos substituir as provas pela referências, ou seja, abreviaturas definidas no quinto passo.

= (0,3 * [[U1P1]])  + (0,2 *  Segunda Prova) + (0,5 * [[U2P3]])

Viu como é fácil! Agora só falta colocar a referência da  segunda prova. Como é a média dos 5 exercícios, precisamos colocar o cálculo da média definido no passo anterior  que é
( [[U1E1]] + [[U1E2]] + [[U2E1]] + [[U2E2]] + [[U2E3]] )/5

Feito isso,  a equação final ficará assim:

 = (0,3 * [[U1P1]])  + (0,2 *  ( [[U1E1]] + [[U1E2]] + [[U2E1]] + [[U2E2]] + [[U2E3]] )/5  ) + (0,5 * [[U2P3]])

Agora, basta copiar essa fórmula  e colar no campo Cálculo do  formulário Item da nota  como segue a figura a baixo.

Agora clique em Salvar mudanças.

Feito isso, basta acessar relatórios de nota e confirmar a nova configuração do cálculo do peso.

Feito essas configurações, os alunos automaticamente visualizarão a nota final conforme o peso definido no cálculo.  Essa opção de configuração possibilita excluir uma avaliação do cálculo da  nota final ou alterar o peso das avaliações.

Esse tutorial foi montado baseado na versão 2.0 do  Moodle. O procedimento é o mesmo para a versão 1.9. No entanto, há algumas mudanças na localização dos links e menus. 

 Bem, agora que já sabe como configurar a nota, faça bom  proveito do Moodle ajustando-o para adequar a necessidade do seu curso.

37 comentários:

  1. Olá Lino. parabéns pelos seus blogs sobre Moodle! Você sabe como configurar o Moodle para mostrar no relatório de notas resultados (parciais ou finais) com base nas notas ou médias calculadas? Por exemplo: habilitar uma última coluna no relatório que mostre resultados como "Indefinido", "Aprovado", "Reprovado", "Prova final", "Reposição", etc.

    ResponderExcluir
  2. Ou Mauro,
    Para atender o seu pedido , publiquei um post sobre configuração da nota em letras. Consulte o link: http://moodleeduc.blogspot.com/2011/04/configurar-exibicao-da-nota-numerica-do.html
    A questão da nota parcial não entendi.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, vc é super didático!!!! Adorei! Já está salvo em meus favoritos! Rs.
    Obrigada!

    Karla

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Conheci recentemente seu blog, sou iniciante no Moodle e estou adorando o conteúdo que você publicou, e gostaria de me "aproveitar" do seu conhecimento e pedir ajuda referente à configuração de notas.
    Na instituição onde eu trabalho precisamos calcular a média final do curso utilizando-se peso diferente para as provas. Depois de calculada a média, é necessário que ocorra um arredondamento a cada 5 décimos para mais ou para menos.

    Ex.: Temos uma prova objetiva, peso 2 e uma prova descritiva, peso 8.
    No momento minha configuração da média está assim:
    =round(((([[obj]]*2)+([[disc]]*8))/10);1)
    Se o aluno obtiver nota 9 na prova objetiva e nota 7 na prova descritiva, o Moodle calculará média final 8.2, porém depois que realizo esse cálculo, precisava que o sistema fizesse o seguinte:
    se média = 8,1 ou 8,2 teria que arredondar para 8,0
    se média = 8,3 ou 8,4 ou 8,6 ou 8,7 teria que arredondar para 8,5
    se média = 8,8 ou 8,8 teria que arredondar para 9,0
    e assim sucessivamente.
    Bom, estou tento a muito tempo resolver esse problema, mas não estou conseguindo encontrar uma solução sem ser sair programando, coisa que ainda não tenho domínio, hehehe. Será que você teria alguma dica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Barbara,
      É o comando round que faz o arredondamento. Você já está usando esse comando. Testei o seu comando no meu Moodle . Funcionou quanto terei o ponto e vírgula e número 1 que estão antes do último parêntese. Aí ficou assim:
      =round(((([[e1]]*2)+([[e2]]*8))/10))
      Desse jeito funcionou beleza no meu Moodle. Use sempre
      =round([[xx]])
      Ou
      =round([[xx]]+[[yy]])

      Todas as tentativas seguindo a documentação oficial falharam. Exemplo:
      =round([[xx]],0)
      ou
      =round(x[[xx]]+[[yy]]),1)
      Use só o round sem a quantidade de casas decimais que vai funcionar.

      Excluir
  6. Olá badiu,

    Você tem alguma ideia de como pegar somente 2 notas (somar e dividir por 2 se somente se, as duas notas forem atribuídas? se for somente 1 dividir por 1). ?

    por ex. tenho 3 atividades, vou pegar somente a nota de 2 atividades e se as duas atividades possuírem notas divide por 2 se não, se somete 1 tiver, divide por 1.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eliezer,
      Na documentação do Moodle não existe função sobre condição lógica de cálculo de notas. No entanto, há possibilidade de calcular a nota com base em condição lógica usando a linguagem de programação.

      Se você tiver 3 avaliações e a nota final será a média apenas das avaliações em que o aluno tiver nota, a nota final pode ser calculada de seguinte forma:

      1- Crie um item de avalição. Esse item deve ter o resultado da nota final das três avaliações.

      2- Crie código PHP que deve ser executado em um plugin. Esse código deve calcular o resultado das três avaliação e colocar o resultado no item de avaliação criada no passo 1.
      O código PHP deve ter a seguinte lógica:

      a)Calcular a média apenas das avaliações que tiverem nota.
      b)Se há nota apenas em duas avaliações. Será feita a média das duas avaliações.
      c) Se há nota em apenas uma avaliação. Será tomada a nota dessa avaliação.


      3- A nota final do Moodle deve ser o resultado da nota do item de avaliação criado no passo 1.

      Excluir
  7. Bom dia, Badiu.

    Gostaria de saber como faço para excluir os numeros de identificação (passo 5) e deixar como estava antes, sem os números, ou editar os números de ID.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Moodle não possibilita alterar o id de cálculo da nota pela interface gráfica. A solução é fazer isso diretamente na base de dados na tabela mdl_grade_items e no campo idnumber

      Excluir
  8. É possível adicionar uma condição no cálculo de notas? Para, por exemplo, uma prova substitutiva, em que a maior nota entre a prova regular e a substitutiva que é a nota da prova?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Khalil,
      Na documentação do Moodle não existe função sobre condição lógica de cálculo de notas. No entanto, há possibilidade de calcular a nota com base em condição lógica usando a linguagem de programação.  Neste caso, crie um plugin de relatório de nota.

      Excluir
  9. Bom tutorial. Valeu.
    No Moodle 2.3 é igual certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luis,
      A arquitetura de configuração de nota na versão 2.3 não teve alteração em relação a versão 2.0. Sendo assim, esse tutorial se aplica para a versão 2.3 do Moodle.

      Excluir
  10. Ola,
    quero fazer avaliação para o "Ensino Regular Médio". Considerando que a maioria de nós estudou por este método fica mais fácil de entender. Qualquer outro pessoa que já tenha feito tal programação e puder me ajudar agradeço.

    VEJAMOS O FORMATO:
    1 - uma disciplina dividida em 4 bimestres;

    2 - cada bimestre é dividida em avaliações de pesos diferentes

    3 - cada disciplina pode ter quantias diferentes de avaliação, e portanto pesos diferentes para cada uma delas

    4 - para questão de exemplo, supomos as seguintes avaliações:
    a) avaliação individual-01: 10 pontos;
    b) avaliação em grupo: 30 pontos;
    c) avaliação individual-02: 10 pontos;
    d) prova bimestral: 50 pontos.

    5 - problemas extras:
    a) avaliação individual-01 e 02, serão feitas pelo Moodle;
    b) Avaliação em grupo, será a entrega de um trabalho de pesquisa, mas a nota será igual para o grupo inteiro;
    c) a prova bimestral será escrita, só preciso registra-la no Moodle como avaliação off-line

    6 - A cada bimestre é necessário ter a "média anual", pois o aluno só estará aprovado se conseguir a média 6,0. Essa média deve ser calcula, mesmo antes de atribuir nota em todos os bimestres. Ex. Se o aluno tirou 1ºbi=80,00, 2º bi=80,00 e 3º bi=80,00 já terá a média 60,00, pois 80+80+80+0=240/4=60,00.

    7 - outro problema: as avaliações serão elaboradas no decorrer do ano e poderão ser alteradas conforme necessidade. Assim, estando ainda no 1º bimestre, não sei com certeza quantas serão as avaliações dos bimestres seguintes, tudo o que sei que a soma das avaliações deve ser igual a 100,00. Assim, posso:
    a) 1º bimestre ter simplesmente duas avaliações, cada uma valendo 50,00
    b) 2º bimestre ter 6 avaliações, onde 5 avaliações valendo 10,00 pontos cada e a última valendo 50,00
    O importante aqui, que não posso padronizar, desde o inicio do ano, a quantia e o peso das avaliações de cada bimestre, isso será feito somente no inicio de cada bimestre.

    -*-*-*-*-*-*
    ENFIM, são muitas as variáveis e o pior, mesmo depois de planejado um bimestre, no meio do bimestre pode mudar novamente, tendo diversos tipos de avaliação.

    ALGUM TUTORIAL SOBRE COMO FAZER ISSO?
    Prometo que depois que eu mesmo conseguir fazer a partir das dicas recebidas, irei auxiliar na postagem de um tutorial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Reginaldo,

      Sugiro você adota o seguinte procedimento:

      1- Crie categoria de avaliação ou item de avaliação para definir a nota final de cada bimestre. A categoria de avaliação organiza melhor as avaliações de forma visual.

      2- Atribua 10 como nota máxima para cada avaliação. Isso facilita o processo de cálculo para professores e alunos.

      3- Calcule a nota final de cada bimestre na avaliação criada no item 1) usando cálculo de peso. Isso flexibiliza a sua gestão para adicionar/remover avaliação bem como eventual mudança de peso.

      4- Calcule o nota final do ano, ou seja, do curso usando critério de peso sobre as notas finais de cada bimestre.

      Excluir
  11. Parabéns palo blog!
    Olhá, no meu moodle esse ícone da calculadora que vi lá no seu passo a passo, não aparece aqui (versão 1.95), como faço para este ícone aparecer?

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    Parabéns pelo blog, gostei muito desta informação..apenas não estou conseguindo visualizar uma coluna com a média final após eu ter feito a programação das notas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tangri,
      A programação do peso aparece no item da avaliação que é feita. Se for na nota final, o resultado deve aparecer na nota final. Você pode também criar um item da avaliação específico para calcular a média.

      Excluir
  13. Oi Badiu
    Gostaria de saber como fazer para que as notas não sejam somadas com a frequência e nem com o total da categoria, no Moodle 2.4. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grupo SEEMG,
      Explique com mais detalhe o que você está usando como frequência?

      Se for uma avaliação criada manualmente, cuja nota se refere a frequência, basta colocar essa avaliação no cálculo de peso usando operador +

      Excluir
  14. Eu estou usando o plugin Attendance para frequência e o cálculo de notas está somando essa frequência, gerando o resultado errado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grupo SEEMG,
      Ainda não usei esse plugin. Vou fazer o um teste. Em qual versão do Moodle você está usando?

      Excluir
  15. Gente, estou com dificuldades em elaborar questionário de calculo no Moodle 2.0 . Sempre que coloco o calculo para dar o resultado correto de certa conta, diz que precisa haver pelomenos algum "curinga". Mas não entendo oque isso quer dizer! Alguém poderia me ajudar? Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
  16. Olá grato pelo tutorial! Excelente !

    Antes de eu inserir o cálculo da fórmula, o moodle só calculava a média das notas informadas. As notas não informadas não eram assumidas como zero. Por exemplo, em três avaliações de mesmo peso, se um aluno tirava 10, 10 e não fazia a 3a. prova, ele ficava com média 10. Quando eu inseri a fórmula alterando os pesos, ele mudou o comportamento e passou a assumir zero na nota da 3a. prova. Mas eu preciso que ele não compute na média, as notas zeradas (como ele fazia antes de eu inserir a fórmula...). Tem como eu configurar isso? Algo do tipo um média-se do excel?

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde,
    É possível usar a função IF com a AVERAGE nas notas do Moodle 2.0

    Obrigado pela atenção prestada

    ResponderExcluir
  18. Respostas
    1. Ahhhhh dá erro ao abrir, diz que tenho de falar com o adminstrador.

      Excluir
  19. Badiu, não consigo dizer o número de vezes que o seu blog já me ajudou, admiro muito você por ajudar a comunidade moodle com tanta eficiência, parabéns por seu trabalho, muito sucesso amigo.

    ResponderExcluir
  20. Bom Dia, e para alterar o Números de identificação ja salvo. como fazer?

    ResponderExcluir
  21. Bom dia!
    Alguém tem solução para o seguinte problema:
    Quero que a nota "X" de um aluno seja substituída por uma nota "Y" automaticamente na seguinte situação.
    * Para ser aprovado no curso, o aluno deve obter nota = ou > que 7.
    * O aluno com nota < que 7, deverá realizar uma atividade de recuperação de nota.
    * O resultado dessa atividade de recuperação de nota, apenas irá complementar a nota atual do aluno. Ex.: aluno ficou com nota 6,5, este aluno realizar a atividade de recuperação de nota e sua nota final passa a ser 7,0.
    OBS.: Duas condições: 1ª - Só irão participar da atividade de recuperação de nota, os alunos com nota < que 7 e 2ª - A nota desse aluno será = 7 e nunca >.

    Desde já agradeço a atenção de todos.

    ResponderExcluir
  22. Bom dia!
    Poderiam me ajudar, por favor, gostaria de somar a nota de uma disciplina com outra, a questão é que a disciplina deverá ser somada ao projeto integrador intitulado como outra disciplina.
    Alguém conhece algum plugin ou outra forma de como fazer.
    Obrigada, parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  23. Olá queria poder mudar a nota máxima das tarefas, de 100 para 10. Já mudei max ainda aparece como nota máxima em todas as tarefas, como 100,00. Como fazer me
    Smo para ficar padrão de nota máxima. 10, para todas as tarefas que fossem criadas?

    ResponderExcluir