terça-feira, 30 de novembro de 2010

Gerenciar Vários Clientes do Moodle numa Única ou em Várias Instancias da Instalação?

Caso você tiver a necessidade de gerenciar contas de clientes no ambiente Moodle, certamente surgirá a seguinte dúvida: criar uma instalação compartilhada ou uma instalação diferente para cada conta?  O cliente aqui se refere a instituições ou projetos de EAD.

    Para essa questão há três alternativas de soluções:
  • Criar uma instalação do Moodle compartilhada por todos os clientes;
  • Cria uma instalação  do Moodle com aplicação PHP compartilhado e sistema de arquivos  e banco de dados separado por cliente;
  • Criar uma instalação diferente do Moodle para cada cliente.

Cada uma dessas alternativas tem suas vantagens e desvantagens. A seguir será explorada os pros e os contras de cada alternativa.

Alternativa I – Instalação do Moodle Compartilhada para Todos os Clientes

    Essa alternativa consiste em efetuar uma única instalação do Moodle e acomodar nela diferentes projetos de EAD de todos os clientes.

Vantagens
  • Gerenciamento centralizado de cadastro de conta e configuração; 
  • Facilidade para fazer atualização das novas versão do Moodle que sai a cada 3 ou 6 meses;
  • Uso de pouco espaço em disco para os arquivos de instalação;
  • Gerenciamento centralizado de todos os cursos;
  • Cada curso pode ter um thema personalizado;
  • Emissão de relatórios em um único local.

Desvantagens 
  • Todos os clientes compartilham do mesmo thema da interface gráfica do ambiente Moodle. A customização do thema só pode ser feita no ambiente do curso não da plataforma;

  • Todos os clientes devem seguir a configuração geral da plataforma tais como:
    • Forma de autenticação;
    • Política de segurança de senha;
    • Sistema de inscrição/ cadastro de usuário;
  • Sobrecarga de dados no sistema caso houver um volume muito grande de cursos e de alunos;
  • Todos os clientes devem compartilhar o mesmo servidor e equipe de suporte do Moodle;
  • Não é possível instalar um módulo ou plugin personalizado por cliente;
  • Os clientes terão pouca  autonomia no gerenciamento já que não terão acesso a senha do administrador.

    Alternativa II – Uma Instalação do Moodle com Aplicação PHP Compartilhada e Sistema de Arquivos  e Banco de Dados Separado por Cliente
         Essa alternativa consiste em fazer uma única instalação que aponta para diferentes base de dados e sistema de arquivos  (uploads). A camada de aplicação em PHP é compartilhada para todos os clientes. No entanto, a base de dados é separada.

Vantagens
  • Cada cliente terá um ambiente Moodle com banco de dados exclusivo;
  • Autonomia dos clientes em gerenciar o Moodle com acesso a senha do administrador;
  • Cada cliente pode definir de forma personalizada a configuração de
    • Forma de autenticação;
    • Política de segurança de senha;
    • Sistema de inscrição/ cadastro de usuário;
  • Cada cliente terá seu o banco de dados exclusivo, evitando assim sobrecarga decorrente do excesso de conexão simultâneo;
  • Os banco de dados podem estar hospedado em diferentes servidores, distribuindo a carga de acesso.


Desvantagens 
  • Maior grau de dificuldade para atualizar versão do Moodle;
  • Maior dificuldade para instalar um módulo ou plugin personalizado por cliente;
  • Maior dificuldade para customizar as regras do funcionamento do Moodle personalizado por cliente.  Isso porque envolve alteração da programação PHP que é compartilhada;
  • Todos os clientes devem compartilhar o mesmo servidor de aplicação;
  • Os clientes não devem ter acesso aos recursos como FTP para a pasta da aplicação por medidas de segurança;
  • Os relatórios são fragmentados, ou seja, não é possível tirar relatórios do Moodle que engloba as bases de dados de todos os clientes a menos que seja usada soluções complementares como o GMoodle.

Alternativa III - Uma Instalação do Moodle para Cada Cliente
    Essa alternativa consiste em criar uma instalação nova do Moodle para cada cliente. Esse processo pode até ser automatizado com apenas um click.

 Vantagens
  • Cada cliente terá um ambiente Moodle totalmente exclusivo;
  • Plena autonomia dos clientes em gerenciar o Moodle com acesso a senha do administrador;
  • Plena autonomia do cliente para customizar as regras do funcionamento do Moodle;
  • O próprio cliente pode fazer atualização do Moodle para versão mais nova;
  • O cliente pode ter acesso pleno ao FTP;
  • Cada cliente pode definir de forma personalizada a configuração de
    • Forma de autenticação;
    • Política de segurança de senha;
    • Sistema de inscrição/ cadastro de usuário;
  • Cada cliente poderá ter um servidor de aplicação e banco de dados exclusivo, evitando assim sobrecarga decorrente de excesso de conexão simultâneo;
  • Os banco de dados  e as aplicações podem estar distribuídos em diferentes servidores;

Desvantagens 
  • A atualização de cada instalação do Moodle deve ser feita manualmente;
  • Maior consumo do espaço em disco já que os arquivos da aplicação é replicado para cada cliente;
  • O gerenciamento de cada Moodle é fragmentado bem como emissão de relatórios. A centralização do gerenciamento e integração de dados de todos as instalações do Moodle  se torna um fator dificultador. Isso pode ser atenuado ou solucionado de com o uso de soluções complementares como GMoodle.

Conclusão
    Todas as alternativas apresentadas possuem vantagens e desvantagens. A primeira alternativa   é mais adequada quando os clientes devem seguir um padrão bem definido da configuração. É o modelo que atribui menor grau de autonomia ao cliente.  Já a segunda alternativa oferece um grau maior de autonomia ao cliente. Há maior possibilidade de flexibilização. Por último, a terceira alternativa oferece a possibilidade irrestrita ao cliente. No entanto se o gerenciamento for centralizado consome muito esforço para manutenção e atualização.

    A primeira e a terceira alternativa são extremos opostos. A desvantagem de uma é a vantagem da outra.  Os critérios para escolha de cada alternativa devem basear no escopo do projeto. É uma decisão que deve ser tomada após uma análise das questões administrativas e pedagógica dos projetos de EAD ou da especificidade da demanda dos clientes.

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