sábado, 9 de abril de 2011

Restringir Acesso ao Bloco no Ambiente Moodle

    No Moodle você pode criar blocos  e restringir permissão de acesso a um determinado grupo de usuário. Isso possibilita disponibilizar informação, conteúdo ou  link dentro do ambiente do curso apenas para os tutores ou também na página principal do Moodle apenas para o administrador.

    Ao criar um bloco no Moodle, geralmente fica disponível para todos os grupos de usuários. Para restringir acesso a um determinado grupo, é necessário alterar a configuração de permissão. Nesse tutorial vamos explicar como criar um bloco no ambiente do curso em que apenas o tutor ou o administrador podem visualizar. Os  alunos e os visitantes não poderão visualizar.

    A configuração do bloco tanto na página principal quanto no ambiente do curso é a mesma. No versão 2.0 do Moodle o procedimento para a  configuração de permissão do bloco mudou em relação a versão 1.9. Sendo assim, a explicação dos passos será separada para cada versão.


Restringir Permissão do Bloco no Moodle 2.0

1° Passo   - Acesse o ambiente do curso
Logue no Moodle com a senha do administrador ou do tutor. Entre no ambiente de um determinado curso. Case logar como tutor, não poderá restringir permissão para alguns perfis como administrador, autor do curso e tutor. 

Caso preferir criar na página principal do Moodle, logue com a senha do administrador. Navegue no link Página Inicial/Configurações da página principal ou em Página Inicial/Funções da página principal no bloco de administração do site.  Feito isso, clique no botão Habilitar Edição de Bloco na parte superior direito. Assim, o menu de gerenciamento de bloco será exibido no ambiente do curso no lateral da página.  

2° Passo – Ative a edição

Clique no botão ativar edição na parte superior direito. Feito isso, o menu de gerenciamento de bloco será exibido no ambiente do curso no lateral da página. 

3° Passo – Selecione o tipo de bloco

Selecione o tipo de bloco que pretende criar na caixa de seleção. Nesse execício, vamos selecionar o bloco HTML, mas você pode selecionar outro tipo de bloco.


Ao selecionar, será exibido um bloco  vazio já que o conteúdo ainda não foi adicionado.

4° Passo – Acesse a permissão do bloco
Clique no ícone de permissão como mostra a figura abaixo.


Feito isso será exibida um painel de gerenciamento de permissão. Se isso não acontecer ou  aparecer alguma mensagem dizendo que você não tem permissão para isso, não preocupe. Localize o bloco de configuração na lateral da página como mostra a imagem abaixo.

Isso é exibido quando você clicar no ícone de permissão do bloco. Agora clique no link Permissões, a contornada em vermelho como mostra a imagem acima. Agora sim, o painel de gerenciamento de permissão será exibida.

5° Passo - Cancelar permissão
 Exclua os grupos de usuários que não devem acessar:
  • Usuário Autenticado
  •  Vistante (Guest)
  • Estudante
  •  Autor do curso (Course creator)


Para cancelar a permissão, siga os seguintes passos:

a) Clique no ícone X (destacado em vermelho na figura acima) do usuário que será excluído. Feito isso, será exibido uma  mensagem de confirmação.

b)  Confirme o cancelamento clicando no botão Continuar.

Feito isso, a permissão será excluída.

c)Repita o mesmo procedimento dos passos a) e  b) para os demais grupos de usuários que não devem visualizar o bloco.

 Isso é tudo que você precisa fazer. Agora faça um teste e verifique se está tudo ok.


Restringir Permissão do Bloco no Moodle 1.9

1° Passo   - Acesse o ambiente do curso
Logue no Moodle com a senha do administrador. Entre no ambiente de um determinado curso. Caso preferir criar na página principal, acesse basta acessar a página principal do ambiente Moodle.  

2° Passo – Ative a edição
Clique no botão Ativar edição na parte superior direito. Feito isso, o menu de gerenciamento de bloco será exibido no ambiente do curso no lateral da página. 

3° Passo – Selecione o tipo de bloco
Selecione o tipo de bloco que pretende criar na caixa de seleção. Nesse execício, vamos selecionar o bloco HTML, mas você pode selecionar outro tipo de bloco.

 Ao selecionar, será exibido um bloco  vazio já que o conteúdo ainda não foi adicionado.

4° Passo – Acesse a permissão do bloco
Clique no ícone de permissão como mostra a figura abaixo.


Feito isso, será exibida a área de permissão do bloco.

5°  Passo – Sobrepor permissão
Como o bloco herda permissão padrão que libera o acesso a todos os perfis do usuário, para restringir permissão, é necessário fazer sobreposição.  Para isso, clique no aba Sobrepor permissão.
 
6° Passo -Cancelar permissão
Cancele permissão de acesso para cada grupo de usuário que não deve acessar o bloco. Para manter permissão para tutor e administrador, cancele a permissão para os seguintes perfis:
  • Usuário Autenticado
  • Vistante 
  • Estudante
  • Criador do curso
 Ao selecionar o perfil do  usuário, basta ativar a opção  Evitar. Vamos começar o com o visitante.

a) Selecione o perfil visitante 

Feito isso, será exibida as opção de acesso. A opção Herdar vem marcada por padrão.

b) Desativar permissão
Marque a opção Evitar 
 
e) Clique no botão salvar Mudanças
Após ativar o botão Evitar, clique em Salvar mudanças.


Feito esse procedimento, os visitantes não visualizarão mais o bloco. No entanto, os demais grupos continuarão visualizando. Como o bloco deve ficar visível apenas para os tutores e administradores, repita o mesmo procedimento do passo a) a e) para os demais grupo de usuários. Agora já pode testar para verificar se tudo deu certo. 


Considerações Finais

Agora que você já sabe como configurar a permissão será moleza customizar o ambiente do seu curso com blocos.

 Tratando-se da página principal, é necessário ressaltar que se deve restringir acesso ao usuário autenticado para cancelar permissão aos usuários que não estão inscritos no contexto do sistema. Se um usuário estiver inscrito no contexto de um curso como aluno ou tutor, ele consegue visualizar um bloco na página principal, mesmo que se tenha cancelado a permissão para perfil aluno e tutor. Isso acontece uma vez que na página principal o usuário logado é identificado como usuário autenticado caso não estiver inscrito nesse contexto.
 
  A versão 1.9.3 do Moodle, embora suporta a configuração de restringir permissões por perfil, os testes não deram resultado satisfatório. Mesmo  cancelando acesso a um determinado grupo de usuário, o bloco continua visível. Se você tiver versão 1.9.3 ou inferior essa configuração pode não funcionar.  Agora bom trabalho, ou seja, boa configuração do seu Moodle.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Configurar a Exibição da Nota Numérica do Moodle em Formato de Letras

    Para substituir a exibição das notas numéricas para letras (A,B,C etc.) ou textos  (Aprovado, Reprovado etc.) no Moodle, é necessário configurar o formato da exibição de nota na página de  gerenciamento de notas.

Antes de mostrar o passo a passo de como efetuar essa configuração, vamos entender um pouco como é a organização da nota no sistema Moodle.

    No Moodle há dois tipos de notas: numérica e escala. A primeira atribui valores numéricos de avaliação como 0(zero) a 10 por exemplo. Sendo zero a nota mínima e 10 a nota máxima. A segunda atribui categorias conceituais como Bom, Regular, Ruim etc.

     A nota numérica pode ser exibida de duas formas: números e letras. A exibição numérica é o padrão do Moodle, ou seja, se o  aluno tiver nota 8, será exibido o valor 8. Já a exibição em letras é uma representação textual das notas numéricas. Para isso é necessário definir para cada intervalo de nota numérica a letra ou texto correspondente. Segue a abaixo um exemplo.

Exemplo de definição textual da nota numérica

0 – 4 Reprovado
5 – 8     Aprovado
9 -10     Aprovado com Louvor
   
Pela definição, o termo reprovado corresponde a escala de 0 a 4. Aprovado, de 5 a 8. Aprovado com Louvor de 9 a 10. Essa configuração deve ser feita no Moodle. A definição da escala é feita em percentagem no sistema Moodle. Por exemplo, reprovado corresponde a escala de  0 a 4. Já no Moodle a configuração deve ficara de 0% a 40%.

    Agora que já esta explicada a parte conceitual, vamos avançar demonstrando passo a posso como efetuar a configuração. Para essa demonstração foi usada o Moodle 2.0. Os procedimentos no Moodle 1.9.5 ou superior é praticamente igual. Já o Moodle 1.9.4 ou inferior, o procedimento muda um pouco, mas a essência se mantém.

1°  Passo – Acesse o  Moodle
 Acesse o Moodle com a senha do administrador ou do tutor;

2°  Passo – Entre no ambiente do curso
 Entre no ambiente do curso que pretenda efetuar a configuração de notas;

3°  Passo – Acesse o gerenciador de notas
   
Clique no link Notas no bloco de administração do ambiente do curso;
 
Feito isso, será aberta a página de gerenciamento de notas.


Nessa página, será exibida a relação de notas de todas as avaliações. Localize o menu,  (uma caixa de seleção) de gerenciamento de notas. No Moodle 2.0 fica na parte superior, como mostra a imagem acima. No Moodle 1.9 e outras versões fica de lado esquerdo.

4°  Passo – Acesse ao gerenciador das avaliações   
Selecione a opção Visão simples no menu de seleção no grupo Categoria e itens.
 

O mesmo procedimento vale para a versão 1.9.5 ou superior. Já para verão 1.9.4 e inferior, selecione a opção Categoria e itens no grupo Modificar.

5°  Passo – Editar a configuração da avaliação final
Ao seleciona a opção de gerenciamento de notas, será exibida uma página com a lista de todos os itens da avaliação como mostra a imagem abaixo.


Para editar a configuração da avaliação, basta clicar no ícone de configuração ( lápis). Como vamos editar a nota final,  temos que clicar no primeiro ícone (contornado em vermelho) referente ao grupo ou  categoria que envolve todas as avaliações. Caso queira alterar qualquer outra avaliação, basta clicar no ícone de edição correspondente. Na versão 1.9.4 e inferior, o ícone de configuração da nota fica ao lado do item da avaliação Nota final e não na parte superior. Ao clicar no ícone de configuração, será aberto o formulário para alterar as configurações.


6°  Passo – Alterar o tipo de apresentação de nota
Altere o tipo de apresentação de nota para Letra.

 


Caso a opção Tipo de apresentação de nota não aparecer, clique no botão Mostrar avançado no canto superior direito do formulário.

Há várias opções. A opção Letra exibe apenas o texto ou letra de intervalo de cada nota. Letra (real) exibe o texto da nota acompanhado do valor numérico. A mesma lógica se aplica na opção Letra (percentagem). Nesse exercício, selecionamos a opção Letra (real) para exibir também a nota numérica.


7°  Passo – Salvar a alteração
Feito a alteração, clique no botão Salvar mudanças no final do formulário.

8°  Passo – Editar letras
Para alterar a definição de letras, ou seja, texto representativo para cada escala  de nota numérica, selecione a opção Editar no grupo Letras no menu de gerenciamento de notas.



Na verão 1.9.4 e inferior, selecione a opção Letras no grupo Modificar. Feito isso, será aberto o um formulário para edição de letras.

9°  Passo – Alterar a configuração de letras.

Por padrão, o Moodle já traz uma configuração de Letras em A, A-,  B+, B etc. Faça a alteração, seguindo a seguinte configuração:

0 – 4 Reprovado
5 – 8     Aprovado
9 -10     Aprovado com Louvor

Faça alteração do formulário como mostra a figura abaixo.
 

 Aprovado com  Louvor compreende a escala de 9 a 10. No formulário selecione o limite mínimo 90%. O máximo 100% já é automático. Aprovado corresponde a escala de 5 a 8. Então configura no formulário o valor mínimo que é 50%. O máximo, 80% é computada automaticamente pelo limite inferior ao mínimo da escala da escala anterior. Segue a mesma lógica para as demais escalas.

Nos   demais campos, os  não usados, deixe selecionado a opção Não usado.

10°  Passo – Salvar a alteração da configuração de letras

Feito a alteração, clique no botão Salvar mudanças no final do formulário.
Ao salvar, será exibida a nova configuração feita como mostra afigura  abaixo.
 


11°  Passo – Confirmar a alteração de exibição da nota

Para confirmar  a alteração da exibição da nota, clique na opção Relatório de nota no grupo Ver do menu de gerenciamento de nota.

Feito isso, será exibido o relatório de todas as notas. Verifique se a nota final que foi alterada esta sendo exibida em formato de letras como mostra a figura abaixo.


Deu para notar que ao lado da menção, ou seja, letras há a nota numérica entre parêntese. Isso porque na configuração foi escolhida Letra (real). Essa opção não vem disponível na versão 1.9.4 e inferior.

Considerações Finais

A configuração do tipo de exibição de nota pode ser feita a nível global do ambiente do Moodle ou em nível de um determinado curso. Nesse tutorial fizemos a configuração apenam em um curso, pois não se aplica aos demais cursos. Essa configuração pode ser aplicada a todas as avaliações do curso. Nesse tutorial aplicamos apenas na nota final. Para aplicar em outras avaliações, basta seguir o mesmo procedimento. 

Bem, agora você já entendeu como funciona a configuração da menção ou exibição da nota em letras no Moodle. Customize seu ambiente do Moodle de forma a atender as regras da avaliação da instituição.