sexta-feira, 1 de abril de 2011

Configurar a Exibição da Nota Numérica do Moodle em Formato de Letras

    Para substituir a exibição das notas numéricas para letras (A,B,C etc.) ou textos  (Aprovado, Reprovado etc.) no Moodle, é necessário configurar o formato da exibição de nota na página de  gerenciamento de notas.

Antes de mostrar o passo a passo de como efetuar essa configuração, vamos entender um pouco como é a organização da nota no sistema Moodle.

    No Moodle há dois tipos de notas: numérica e escala. A primeira atribui valores numéricos de avaliação como 0(zero) a 10 por exemplo. Sendo zero a nota mínima e 10 a nota máxima. A segunda atribui categorias conceituais como Bom, Regular, Ruim etc.

     A nota numérica pode ser exibida de duas formas: números e letras. A exibição numérica é o padrão do Moodle, ou seja, se o  aluno tiver nota 8, será exibido o valor 8. Já a exibição em letras é uma representação textual das notas numéricas. Para isso é necessário definir para cada intervalo de nota numérica a letra ou texto correspondente. Segue a abaixo um exemplo.

Exemplo de definição textual da nota numérica

0 – 4 Reprovado
5 – 8     Aprovado
9 -10     Aprovado com Louvor
   
Pela definição, o termo reprovado corresponde a escala de 0 a 4. Aprovado, de 5 a 8. Aprovado com Louvor de 9 a 10. Essa configuração deve ser feita no Moodle. A definição da escala é feita em percentagem no sistema Moodle. Por exemplo, reprovado corresponde a escala de  0 a 4. Já no Moodle a configuração deve ficara de 0% a 40%.

    Agora que já esta explicada a parte conceitual, vamos avançar demonstrando passo a posso como efetuar a configuração. Para essa demonstração foi usada o Moodle 2.0. Os procedimentos no Moodle 1.9.5 ou superior é praticamente igual. Já o Moodle 1.9.4 ou inferior, o procedimento muda um pouco, mas a essência se mantém.

1°  Passo – Acesse o  Moodle
 Acesse o Moodle com a senha do administrador ou do tutor;

2°  Passo – Entre no ambiente do curso
 Entre no ambiente do curso que pretenda efetuar a configuração de notas;

3°  Passo – Acesse o gerenciador de notas
   
Clique no link Notas no bloco de administração do ambiente do curso;
 
Feito isso, será aberta a página de gerenciamento de notas.


Nessa página, será exibida a relação de notas de todas as avaliações. Localize o menu,  (uma caixa de seleção) de gerenciamento de notas. No Moodle 2.0 fica na parte superior, como mostra a imagem acima. No Moodle 1.9 e outras versões fica de lado esquerdo.

4°  Passo – Acesse ao gerenciador das avaliações   
Selecione a opção Visão simples no menu de seleção no grupo Categoria e itens.
 

O mesmo procedimento vale para a versão 1.9.5 ou superior. Já para verão 1.9.4 e inferior, selecione a opção Categoria e itens no grupo Modificar.

5°  Passo – Editar a configuração da avaliação final
Ao seleciona a opção de gerenciamento de notas, será exibida uma página com a lista de todos os itens da avaliação como mostra a imagem abaixo.


Para editar a configuração da avaliação, basta clicar no ícone de configuração ( lápis). Como vamos editar a nota final,  temos que clicar no primeiro ícone (contornado em vermelho) referente ao grupo ou  categoria que envolve todas as avaliações. Caso queira alterar qualquer outra avaliação, basta clicar no ícone de edição correspondente. Na versão 1.9.4 e inferior, o ícone de configuração da nota fica ao lado do item da avaliação Nota final e não na parte superior. Ao clicar no ícone de configuração, será aberto o formulário para alterar as configurações.


6°  Passo – Alterar o tipo de apresentação de nota
Altere o tipo de apresentação de nota para Letra.

 


Caso a opção Tipo de apresentação de nota não aparecer, clique no botão Mostrar avançado no canto superior direito do formulário.

Há várias opções. A opção Letra exibe apenas o texto ou letra de intervalo de cada nota. Letra (real) exibe o texto da nota acompanhado do valor numérico. A mesma lógica se aplica na opção Letra (percentagem). Nesse exercício, selecionamos a opção Letra (real) para exibir também a nota numérica.


7°  Passo – Salvar a alteração
Feito a alteração, clique no botão Salvar mudanças no final do formulário.

8°  Passo – Editar letras
Para alterar a definição de letras, ou seja, texto representativo para cada escala  de nota numérica, selecione a opção Editar no grupo Letras no menu de gerenciamento de notas.



Na verão 1.9.4 e inferior, selecione a opção Letras no grupo Modificar. Feito isso, será aberto o um formulário para edição de letras.

9°  Passo – Alterar a configuração de letras.

Por padrão, o Moodle já traz uma configuração de Letras em A, A-,  B+, B etc. Faça a alteração, seguindo a seguinte configuração:

0 – 4 Reprovado
5 – 8     Aprovado
9 -10     Aprovado com Louvor

Faça alteração do formulário como mostra a figura abaixo.
 

 Aprovado com  Louvor compreende a escala de 9 a 10. No formulário selecione o limite mínimo 90%. O máximo 100% já é automático. Aprovado corresponde a escala de 5 a 8. Então configura no formulário o valor mínimo que é 50%. O máximo, 80% é computada automaticamente pelo limite inferior ao mínimo da escala da escala anterior. Segue a mesma lógica para as demais escalas.

Nos   demais campos, os  não usados, deixe selecionado a opção Não usado.

10°  Passo – Salvar a alteração da configuração de letras

Feito a alteração, clique no botão Salvar mudanças no final do formulário.
Ao salvar, será exibida a nova configuração feita como mostra afigura  abaixo.
 


11°  Passo – Confirmar a alteração de exibição da nota

Para confirmar  a alteração da exibição da nota, clique na opção Relatório de nota no grupo Ver do menu de gerenciamento de nota.

Feito isso, será exibido o relatório de todas as notas. Verifique se a nota final que foi alterada esta sendo exibida em formato de letras como mostra a figura abaixo.


Deu para notar que ao lado da menção, ou seja, letras há a nota numérica entre parêntese. Isso porque na configuração foi escolhida Letra (real). Essa opção não vem disponível na versão 1.9.4 e inferior.

Considerações Finais

A configuração do tipo de exibição de nota pode ser feita a nível global do ambiente do Moodle ou em nível de um determinado curso. Nesse tutorial fizemos a configuração apenam em um curso, pois não se aplica aos demais cursos. Essa configuração pode ser aplicada a todas as avaliações do curso. Nesse tutorial aplicamos apenas na nota final. Para aplicar em outras avaliações, basta seguir o mesmo procedimento. 

Bem, agora você já entendeu como funciona a configuração da menção ou exibição da nota em letras no Moodle. Customize seu ambiente do Moodle de forma a atender as regras da avaliação da instituição.

27 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Mateador,
    Você conseguiu efetuar a configuração de exibição de nota no seu Moodle?

    ResponderExcluir
  3. Ola,
    dessa maneira realmente facilita muito para os professores no final do ano, já terem o resultado AUTOMÁTICO baseado em calculo.
    Considerando que cada aluno só pode ver a própria nota e não a dos demais, mediante senha, isso também facilita. Podemos divulgar para os país dos alunos menores, a entrarem no sistema com a senha e verem a nota do filho já com o resultado.

    Ainda preciso terminar de configurar a separação das notas nos 4 bimestres.

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Thiago,
      Para a versão 2.4, siga o mesmo procedimento definido nesse post. Pode ser que haja alguma diferença no que tange a tradução. Esse post vale para família da versão 2.x e também para verão 1.9.x do Moodle. De uma versão para outra pode ocorrer algumas mudanças de nome/posição dos links, mas o procedimento é o mesmo.

      Excluir
  5. Esse modo de avaliacao 'e possivel para questionarios?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thiago,
      A configuração da nota definida nesse post pode ser aplicada não só a nota final como também a qualquer atividade do Moodle, inclusive o questionário. Para isso, basta no 5°  Passo selecionar a atividade que deseja aplicar a configuração.

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Aqui eu não estou conseguindo obter o relatório de notas. Fiz varias atividades com usuários aluno, e quando peço o relatório são exibidas somente a quantidade de tentativas. E não a nota. O que poderá ser? uso curso do tipo SCORM.

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Adeilton,
      Para entender melhor a questão me inforam o seguinte:

      1- O curso do Moodle é do formato SCORM ou se trata de uma atividade do Moodle do tipo SCORM?

      2- Você está procurando relatório de no quadro de nota geral do Moodle ou no relatório do próprio SCORM?

      3- Teria como passar um print de tela do relatório que não está exibindo a nota.

      Excluir
    2. 1 - O curso é do tipo SCORM e as atividades ficam dentro do SCORM, ao final de cada Módulo.

      2 - Acredito que seja no relatório do SCORM, ta no print.

      3 - acabei de enviar no email do gmail.(linovazmoniz@gmail.com)

      Muito obrigado pela sua atenção e ajuda.

      Excluir
  8. Olá

    Gostaria de saber como faço no caso dos alunos pegarem exame, ou prova final. Pois nem todos os alunos precisam ter essa avaliação. Se coloco por padrão acabo interferindo nas notas do que estão aprovados sem exame final. Help...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lilian,
      Ainda não conheço uma solução no Moodle neste sentido. Uma alternativa que vejo é criar um plugin ou um script php que compute a atividade de recuperação na nota final apenas para os aluns que ficaram de recuperação.

      Excluir
  9. Bom dia
    Como faço para conseguir visualizar as notas dos alunos na pauta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia
      Não entendi bem a sua questão. Detalhe um pouco mais. Para visualizar as notas de todas as avaliações e de todos os alunos de um curso, siga os seguintes passos:

      a) Acesse o ambiente do curso com senha de tutor ou de admin;

      b) Clique no link Notas no bloco de administração do curso.

      A outra alternativa é acessar diretamente pelo url : MOODLE_URL/grade/report/grader/index.php?id=?
      Passe o parâmetro id do curo em id=?


      Feito isso, vai acessar o painel geral de notas.

      Excluir
  10. Boa tarde Badiu!
    Estou com a seguinte situação na instituição em que trabalho.
    Os critérios para aprovação de alunos são:
    70 - 100 Aprovado - AP
    40 - 69,9 Prova Final - PF
    0 - 39,9 Reprovado - RP

    Para aprovação após fazer Prova Final:
    (Média final - PF)/2 >= 50
    50 - 100 Aprovado com prova final PF
    0 - 49,9 Reprovado com prova final RPF
    Se puder me dar umas dicas serei muito grato!!

    att,
    Adriano Dias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você precisa efetuar a configuração do peso para que a nota final do curso seja resultado de todas as avaliação que entram na composição da menção. Após isso se aplica estratégia de exibição nota final em letras: Aprovado, Reprovado etc.

      Para efetuar a configuração do peso, siga instruções nesse link: http://moodleeduc.blogspot.com.br/2010/12/alterar-configuracao-do-peso-da-nota.html

      Excluir
    2. Bom dia Lino!
      Você poderia montar um exemplo mais detalhado para eu entender melhor?

      att,

      Adriano dias

      Excluir
    3. Adriano,
      Para lhe explicar de forma mais detalhado, me informa como será a composição da nota final.
      1) O critério de aprovação e reprovação incide sobre quais avaliações?
      2) Se você tem duas prova por exemplo, como você está calculando a nota final a partir dessas duas provas?

      Me explique com mais detalhe que avaliações existem no curso e qual é o critério de aprovação /reprovação a partir do resultado das avaliações.

      Excluir
  11. No decorrer da disciplina normal temos:
    Atividade 01 - 100,0
    Atividade 02 - 100,0
    Atividade 03 - 100,0
    Prova presencial - 100,0
    O grupo de atividades vale 40% da média final.
    A prova presencial vale 60% da média final.
    A soma das atividades e prova presencial forma média final(MF).
    Para aprovação direta o aluno precisa tirar nota => que 70.

    Para reprovação direta o aluno precisa tirar nota abaixo(Menor) que 40.

    Se esse aluno tirar nota entre 40 - 69,9 ele terá que fazer Prova Final(PF) (uma espécie de segunda chance ou recuperação).
    A composição da nota da Média da Prova Final (MPF) é dada a seguir:
    MPF = (MF + PF)/2

    Se esse aluno alcançar nota entre 50,0 - 100,0 ele está aprovado por PF.

    Se após fazer a prova final o aluno tirar nota abaixo 50,0 ele está definitivamente reprovando.

    Agradesço a atenção!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriano,
      Pela situação que você apresentou, sugiro a seguinte configuração:
      1) Configure o peso da nota final para que as três atividades tenham peso 40% e prova presencial tenha peso 60%. A lógica desse cálculo está no post http://moodleeduc.blogspot.com.br/2010/12/alterar-configuracao-do-peso-da-nota.html

      Na parte da equação deve ficar assim:
      (((Atividade1 + Atividade2 + Atividade3)/3)*0,4)+(Prova presencial*0,6))
      Essa equação faz o seguinte:
      a) Media das três atividades
      b) Cálculo do peso 4 (40%) da média das três atividades
      c) Cálculo do peso 6 (60%) da prova presencial
      d) Soma dos resultados do peso 4 das três avaliações com o resultado do peso 6 da prova presencial

      2) Se estiver usando a versão 2 do Moodle, crie uma condicionalidade para que a prova final seja mostrado apenas aos alunos que tiveram nota final entre 40 e 69,9. Para fazer isso, siga as instruções nesse post: http://moodleeduc.blogspot.com.br/2011/05/atividade-condicionada-no-moodle.html

      3) Altere nota final manualmente (para uma nota de aprovação) para os alunos que foram aprovados na prova final. Além de alterar manualmente essa nota, bloqueie-a para não ser sobrescrita. Isso garante que essa nota só será alterada manualmente. A alteração é com nota de recuperação.

      4) Configure a nota exibição de letra aprovado / reprovado com base na nota final. Siga instruções nesse post:
      http://moodleeduc.blogspot.com.br/2011/04/configurar-exibicao-da-nota-numerica-do.html

      Excluir
  12. Boa tarde,

    É possível nas notas(relatório de avaliador) , trocar o campo de identificação do aluno pelo onde estão os exercícios.

    ResponderExcluir
  13. A postagem é antiga, porém muito útil parabéns.
    Estou com dúvida em relação a aprovação e reprovação, no meu caso eu preciso que se o aluno foi aprovado na disciplina que ele fique matriculado no curso e se ele for reprovado que a matricula dele seja retirada, isso é possível ?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniel,
      Sobre a possibilidade de exclusão automática da matricula de um aluno pela sua condição de aprovado ou reprovado, Consulte o link a seguir que aborda esse assunto na comunidade Badiu.

      http://comunidade.badiu.com.br/mod/forum/discuss.php?d=309

      Excluir
  14. Obrigado. Fiz na versão 3.4 com algumas mudanças.
    Ajudou muito!!

    ResponderExcluir